Voluntários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participaram, no sábado, 23 de novembro, da pintura de casas destinadas a famílias atingidas pelo desastre climático em Faxinal do Soturno (RS). A ação foi realizada em parceria com o Instituto Renascer, como parte do projeto “Agrovila Renascer”, idealizado com o objetivo de auxiliar a reconstrução da comunidade de Sítio dos Meios, no interior do município.
As atividades foram coordenadas pela professora Márcia Alves de Medeiros Gorodicht, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva. Ao todo, participaram sete estudantes de graduação da UFSM, membros do Grupo Encorte, divididos em equipes responsáveis pela pintura de diferentes pontos das casas, como paredes internas e externas. As ações fazem parte da chamada humanitária “Reconstrução RS” e estão vinculadas ao programa UFSM Solidário e Cidadã” da Pró-Reitoria de Extensão (PRE).
Márcia Gorodicht destaca que as famílias afetadas pela calamidade pública, muitas vezes, não têm condições financeiras para arcar com os custos de mão de obra. Assim, o trabalho voluntário alivia essa carga econômica. “A experiência sensibiliza os voluntários para questões sociais, como as consequências de desastres naturais, e promove uma atitude de solidariedade e engajamento social”, acrescenta a professora.
A equipe de voluntários incluiu os discentes Mônica Buzelato Carli, Peterson da Silva Coden e Anderson Silva dos Santos, do curso de Medicina Veterinária; Mariana Moraes Garcez, da Agronomia; Ananda Uliana e Patrícia Guadagnin Vogel, da Zootecnia; e Maria Clara Maciel, da Administração. As ações da UFSM em Faxinal do Soturno também devem incluir atividades de conscientização da população, além do apoio para a criação de uma agroindústria alimentícia e de um aviário na Agrovila Renascer.
Matéria relacionada: Reconstrução RS: equipe da UFSM realiza viagem precursora a Faxinal do Soturno
Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).