Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reconstrução RS: Equipe da UFSM promove palestra sobre proteção de matas ciliares em Paraíso do Sul

Ação contou com visita de campo e participação de representantes de outros municípios da região central do estado

Foto colorida de equipe que participou de atividade de extensão em Paraíso do Sul. As pessoas aparecem perfiladas, com algumas agachadas, enquanto olham para a foto. Ao fundo, céu azul e propriedade rural de Paraíso do Sul
Ação serviu como forma de conscientizar gestores e técnicos sobre impactos das mudanças climáticas na região – Foto: Vinicius dos Santos Borges

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu, na quinta-feira, 3/10, uma palestra de conscientização sobre a proteção de matas ciliares e as mudanças climáticas, em Paraíso do Sul. A atividade faz parte da chamada humanitária “Reconstrução RS” e integra o programa UFSM Solidária e Cidadã, da Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

Estavam presentes o prefeito de Paraíso do Sul Artur Arnildo Ludwig, a engenheira agrônoma Catia da Rosa e o veterinário da Emater RS/Ascar, Diego Katzer. Além deles, participaram também representantes das prefeituras e da Emater de Agudo, Restinga Seca, Cerro Branco e Novo Cabrais, além de professores e agricultores locais. Entre os técnicos, foram 32 profissionais envolvidos na ação.

A palestra foi realizada no Centro de Eventos do município e ministrada pelos professores da UFSM, Márcio Vieira e Renato Záchia, com apoio do estudante de Engenharia Florestal Vinicius dos Santos Borges. O tema da conversa foi “Protegendo nossas águas: como podemos recuperar a mata ciliar”. Outros assuntos relacionados também foram abordados, como mudanças climáticas e estratégias para avaliar os efeitos causados pelos eventos extremos e enchentes.

Em relação às mudanças climáticas, o foco esteve na explicação sobre suas causas, potencializadores e como estão relacionadas aos eventos ocorridos no estado. Já no que diz respeito às matas ciliares, a palestra reforçou o papel que essas áreas exercem na estabilização de encostas e margens de rios, bem como na proteção do solo, infiltração e filtragem da água pelas raízes das plantas. As orientações foram baseadas no Código Florestal do RS e incluíram diálogos sobre o projeto “Desassorear RS” do governo estadual.

A equipe da UFSM também apresentou métodos para realizar levantamentos e diagnósticos de impactos ambientais, como análise do uso e ocupação do solo, nível de degradação, situação da calha, margens e encostas dos rios e zoneamento ecológico-econômico. Na segunda parte da atividade, o grupo organizou uma visita de campo a locais afetados pelas enchentes.

Foto colorida de palestra em Paraíso do Sul. Na imagem, diversas pessoas aparecem sentadas e olhando para uma parede com reprodução de data show. Professor da UFSM aparece ao fundo gesticulando.
Entre os temas da palestra estiveram o projeto “Dessassorear RS” e o Código Florestal – Foto: Vinicius dos Santos Borges

Matéria relacionada: Reconstrução RS: Ações de extensão em Paraíso do Sul abordam crise climática e educação socioambiental

Texto: Micael dos Santos Olegário, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.

Revisão: Valéria Luzardo, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.