Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reconstrução RS: Ações de extensão em Paraíso do Sul abordam crise climática e educação socioambiental

Iniciativa foi idealizada por profissionais do Jardim Botânico. Atividades fazem parte das ações do Programa UFSM Solidária e Cidadã

Foto colorida de atividade de extensão em escola de Paraíso do Sul. Na imagem, voluntário da UFSM aparece mostrando imagens em datashow para estudantes que estão de costas e sentados em uma sala de aula
Ações foram realizadas em seis escolas da rede municipal de educação – Foto: Divulgação/PRE

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu uma série de atividades de extensão com foco na educação socioambiental em Paraíso do Sul (RS). As atividades foram realizadas entre os dias 8 e 28 de agosto, com a coordenação do programa de Educação Socioambiental do Jardim Botânico. A iniciativa integra as ações da chamada humanitária “Reconstrução RS” e do Programa UFSM Solidária e Cidadã, da Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

Ao todo, foram seis escolas da rede municipal de educação que receberam as atividades: Aldo Rohde, Carlos Altermann, Gaspar Barreto, Alfredo Schlesner, Max Paulo Schlosser e Célia Milda Schlesner Schiefelbein. Entre os temas tratados nas dinâmicas, estiveram reflexões sobre a crise climática e a proteção de matas ciliares. As ações de extensão envolveram estudantes com rodas de conversa, saídas de campo e oficinas de coletas de amostras da flora local.

Para os professores, o projeto teve como foco a realização de um curso, buscando destacar a valorização de aspectos sociais e a elaboração de projetos socioambientais. Responsável por coordenar as atividades, a técnica em assuntos educacionais e diretora do Jardim Botânico, Simone da Rosa Messina Gomez, destaca a receptividade dos públicos e a importância de tratar esses temas com as comunidades escolares.

“Ficamos muito satisfeitos de ver a empolgação e a alegria no rosto das pessoas, foi muito gratificante. Esse trabalho reafirma a importância da educação ambiental e do engajamento de toda a comunidade na luta contra as mudanças climáticas”, afirma Simone Gomez. A próxima etapa será com servidores públicos da área ambiental, com foco em ações de restauração de matas ciliares de Paraíso do Sul.

Além da diretora do Jardim Botânico da UFSM, participaram do projeto os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas: Arthur Lopes Dorneles e Gabriela Neves Righi Corrêa; Luísa Cerentini (curso de Gestão Ambiental) e Isabela Ozório Arend (curso de Engenharia Florestal). O professor do Departamento de Biologia, Renato Aquino Záchia, a diretora da unidade pedagógica do Centro de Ciências Rurais, Venice Grings, e o professor do Colégio Politécnico da UFSM, Márcio Vieira, completaram a equipe.

A professora da escola Aldo Rohde, Gladis Hoppe Friedrich avaliou como positivas as reflexões dos estudantes a partir do convite para se pensar sobre a natureza e o meio ambiente. “O trabalho de campo foi muito válido, observamos, conhecemos, diferenciamos e aprendemos sobre diversas plantas”, comentou a docente.

Fotos coloridas de ações de extensão em escolas de Paraíso do Sul. Na foto da esquerda, professores aparecem diante de uma mesa, mostrando materiais para os alunos. Em primeiro plano aparecem alguns estudantes sentados de costas. Na imagem da direita, estudantes fazem marcações em papéis sobre uma mesa
Crise climática e preservação de matas ciliares foram alguns dos temas das atividades – Foto: Divulgação/PRE
Duas fotos coloridas de ações de extensão em escolas de Paraíso do Sul. Na imagem da esquerda, estudantes aparecem em visita de campo. Na imagem da direita, estudantes sobre uma mesa mexem em plantas.
Visitas de campo tiveram como foco aproximar teoria da prática durante atividades de extensão – Foto: Divulgação/PRE

Saiba mais sobre a chamada humanitária “Reconstrução RS”.

Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.

Revisão: Melissa de Barros Martini, Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.