Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Educação Socioambiental será tema de ações do “Reconstrução RS” em Paraíso do Sul

Equipes da UFSM fizeram primeira visita às escolas do município. Atividades fazem parte do programa UFSM Solidária e Cidadã



Foto colorida de equipe da UFSM em visita à escola de Paraíso do Sul
Foco das ações estará em promover consciência ambiental – Foto: Divulgação/Simone Messina

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoverá oficinas e atividades de educação socioambiental em escolas do município de Paraíso do Sul (RS). As ações fazem parte da chamada humanitária “Reconstrução RS”, da Pró-reitoria de Extensão (PRE) e do programa UFSM Solidária e Cidadã. O objetivo principal será discutir temas como a crise climática e a proteção de matas ciliares e da vegetação nativa.

Na última quinta-feira (08/08), uma primeira visita exploratória foi realizada para conferir as demandas da comunidade. O projeto envolve estudantes e professores dos cursos de Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e do Colégio Politécnico da UFSM. A coordenação está sendo feita pela técnica em assuntos educacionais e diretora do Jardim Botânico, Simone da Rosa Messina Gomez.

Conforme explicou Simone Messina, a visita inicial permitiu conhecer projetos já desenvolvidos pelas escolas, como hortas e coleta de sementes. Durante as oficinas, as equipes da UFSM pretendem abordar o tema das enchentes e a importância da preservação, incluindo saídas a campo. “As nossas atividades vão ser um diferencial porque vão promover um conhecimento das plantas nativas da região”, destaca a coordenadora das ações.

As oficinas para os estudantes estão marcadas para os dias 20 e 21 de agosto, nas escolas municipais (Emefs) Aldo Kohde, Carlos Alterman e Gaspar Barreto. Outras atividades estão planejadas para os dias 28/08, na escola Max Paulo Schlosser e 04/09, na escola Célia Milda Schlesner. Além disso, no dia 23/08 será realizada uma atividade com os professores da rede municipal e, no dia 25/09, com técnicos da prefeitura e Emater RS/Ascar.

Outras ações em Paraíso do Sul

Localizado na região central e distante cerca de 65 km de Santa Maria, o município de Paraíso do Sul possui uma população predominantemente rural. Durante o desastre climático de maio no Rio Grande do Sul, deslizamentos foram registrados em localidades do interior, como a Linha Campestre e Linha Contenda. Outras equipes da UFSM estão produzindo levantamento geológico para auxiliar a comunidade local.

Saiba mais sobre a chamada humanitária “Reconstrução RS”

Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-10223

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes