Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Ações do “Reconstrução RS” mobilizam diferentes frentes de extensão da UFSM em Agudo

Atividades integram o programa UFSM Solidária e Cidadã e buscam auxiliar reconstrução do município

Foto colorida de equipe da UFSM em encontro com representantes do poder público de Agudo
Primeira visita ajudou a definir atividades e entender demandas da comunidade – Foto: Divulgação/Prefeitura de Agudo

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está atuando em diferentes frentes de extensão para apoiar a reconstrução do município de Agudo (RS). As ações fazem parte da chamada humanitária “Reconstrução RS” e do programa UFSM Solidária e Cidadã, com o objetivo de ajudar comunidades atingidas pelo desastre climático no estado. Em Agudo, as frentes de trabalho incluem ações na saúde, educação e agricultura.

Localizado há cerca de 60 km de Santa Maria, Agudo possui cerca de 16 mil habitantes e fica em uma área marcada pela presença de morros e encostas. Com as fortes e enchentes, foram registrados danos em áreas de plantação, estradas e pontes, além de deslizamento de terras, erosão do solo e o agravamento do processo de assoreamento dos rios. A primeira visita de equipes da UFSM ao município foi realizada no mês de junho, quando foram identificadas as principais demandas da comunidade.

De acordo com o professor do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM, Vanderlei Franck Thies, em relação à parte de agricultura, a intenção é realizar análise para compreender as melhores alternativas para a recuperação dos solos em propriedades rurais. Segundo ele, a dimensão do desastre impõe desafios práticos e em termos de pesquisa para a área, principalmente considerando o contexto de mudanças climáticas. As ações de recuperação dos solos estão sendo realizadas em parceria com a Emater RS/Ascar.

Projeto Acolher: ateliês em escolas

Nas áreas de educação e saúde, as equipes da UFSM vão ajudar na criação de ateliês em quatro escolas municipais localizadas nas áreas mais afetadas pelas chuvas. A ação está sendo coordenada pela professora do departamento de Administração Escolar, Maria Eliza Rosa Gama, e pela professora do departamento de Enfermagem, Rosangela Marion Da Silva. O objetivo é realizar atividades que promovam o bem-estar emocional, a troca de experiências e o cuidado mútuo entre estudantes, professores e funcionários.

As atividades estão marcadas para começar em agosto, envolvendo diferentes grupos de voluntários formados por professores, estudantes da graduação e pós-graduação do Centro de Educação, Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Artes e Letras. Entre os temas a serem abordados nos ateliês estão promoção da saúde, artes visuais, teatro e arte e terapia. As instituições que receberão os grupos são as escolas municipais (Emefs): Três de Maio, 7 de Setembro, Olavo Bilac e Alberto Pasqualini.

Saiba mais sobre a chamada humanitária “Reconstrução RS”

Foto colorida de equipes da UFSM em área rural de Agudo. Os membros da equipe analisam uma valeta no solo
Equipes da área de agricultura da UFSM em visita à propriedades rurais de Agudo – Foto: Divulgação/PRE

Foto colorida de equipes da UFSM em visita a Agudo. Quatro pessoas aparecem paradas ao lado de uma estrada e olham em direção a uma porção de terra e pedras