O Projeto Rastros de Extensão na Universidade Federal de Santa Maria promoveu a difusão do acervo documental, fotográfico e audiovisual sobre extensão, custeado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) da UFSM.
Organizou exposições, inclusive virtuais, para disponibilização, no website da PRE, de projetos e eventos de extensão realizados nesta universidade durante seus 54 anos de existência. Inicia-se pelo Extensão Conta, promovido desde 1995, e, em seguida, os eventos Seminários de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) e Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU).
A primeira exposição, chamada Extensão Conta, resgatou, desde o início desta iniciativa, o catálogo A Extensão Universitária Conta, de 1995, publicação destinada a divulgar não só as ações desenvolvidas pela comunidade universitária junto à população local e regional, mas também o Programa Extensão Conta no Vídeo, bem como o Programa Extensão Conta na Rádio, até a criação do evento Fórum Extensão Conta, concomitante a 23ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. (1995 a 2014)
A segunda exposição, intitulada UFSM no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), resgatou os projetos de extensão da UFSM apresentados neste evento de âmbito regional. (1983 a 2015)
A terceira exposição, denominada UFSM no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), resgatou os projetos de extensão da UFSM apresentados neste evento, que se constitui como o maior encontro brasileiro de extensão universitária em Instituições Públicas de Ensino Superior. (2002 a 2014)
A quarta exposição, a Exposição UFSM no Projeto Rondon, resgatou a participação da UFSM no projeto de 1969 a 1985 e de 2005 a 2015. A UFSM foi pioneira em participar das operações, em 1968, e em implantar o Campus Avançado no Território Federal de Roraima. Foi elaborado também um índice com o nome dos participantes do projeto. (1967 a 2015).
A Exposição Murais da UFSM, quinta exposição produzida pelo Projeto Rastros de Extensão da UFSM, é composta por banners que exibiram 21 murais da UFSM, pintados de 1971 a 2018. Os painéis resgataram também o registro fotográfico mais antigo de cada um dos murais, preservados no Arquivo Fotográfico da UFSM, no Departamento de Arquivo Geral. Esta exposição gerou o Catálogo Murais da UFSM: 1971 a 2021.