A UFSM leva para a feira do livro: Exposições de Obras Literárias, Empresas Juniores e Incubadora Social.

No dia 04 de Maio, no estande da UFSM na feira do livro, ocorreu exposições de produtos artesanais da Incubadora Social, divulgação das empresas juniores ITEP e CADUCEU e uma exposição de obras literárias do 1° concurso ´´ Vozes Negras´´ organizado pelo o observatório de Direitos Humanos(ODH), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (NEABI) e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

A Pró-Reitoria de Extensão levou até a feira do livro de Santa Maria alguns projetos vinculados à Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania (CODEC-PRE).

A tarde iniciou com a Incubadora Social(IS) no estande da UFSM, e apresentou produtos que foram criados através de materiais reutilizados, como fita cassete, calça jeans, retalhos de tecido, arames e plásticos. A IS oferece infraestrutura necessária e auxilia nos empreendimentos de fomento à cultura, educação e saúde da sociedade. Hoje já são nove empreendimentos incubados, a maioria deles realizando atividades artesanais.

Simultaneamente, estudantes das empresas juniores ITEP, empresa de consultoria do curso de Engenharia de Produção e CADUCEU, empresa de consultoria estratégica em gestão, estiveram no estande da UFSM apresentando o funcionamento das empresas e as propostas de gestão empresarial, para a comunidade de Santa Maria.

No final da tarde, ocorreu uma exposição das obras literárias do 1° concurso, ´´Vozes Negras´´, organizado pelo o observatório de Direitos Humanos(ODH), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (NEABI) e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Estavam presentes, docentes e discentes compartilhando suas leituras com o público da feira e conversando sobre a temática Afro-brasileira. A professora de biologia, Nicéia Lopes, escreveu a narrativa ´´Emily, a nossa princesa afro-brasileira´´ ficando em 2° lugar na categoria de servidores da rede pública. Embora Nicéia seja professora de biologia, ela conta sua afinidade com a escrita e destaca a importância de trabalhar a literatura dentro das escolas públicas.

Texto: Ashley Nascimento

Fotos: Ashley Nascimento