Você está aqui:
UFSM > Observatório de Direitos Humanos > Reunião do GT Pop Rua será realizada 14 de setembro das 17h às 20h no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria
Reunião do GT Pop Rua será realizada 14 de setembro das 17h às 20h no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria
Publicado em
Em 14 de Setembro de 2018, O Grupo de Trabalho População em Situação de Rua – Santa Maria (GTPRSM) estará discutindo e debatendo as seguintes pautas, a saber:
Das 17h às 15h15 – Informes de eventos e ações relacionados ás temáticas Pessoas em Situação de Rua e Catadores de Recicláveis (Recicladores).
Das 17h15 às 18h15 – Apresentação da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Srª Lorena Santos, pautando as ações e serviços disponibilizados para as Pessoas em Situação de Rua na cidade de Santa Maria.
Das 18h15 às 18h30 – Pauta Associação de Apoio ás Pessoas em Situação de Rua e Carrinheiros :trâmites e atual situação. Pauta a ser desenvolvida pelo advogado Felipe Londero.
Das 18h30 às 20h – Universitários (as) e População em Situação de Rua Combatendo o Preconceito e Criando a Nova Sociedade, com Inclusão e Tolerância. Participação dos Professores Francisco Nilton Gomes de Oliveira (Terapia Ocupacional – UFSM), Angelita Woltmann (Direito – UFN) e Amara Holanda (Terapia Ocupacional – UFSM) e bolsistas voluntários (as) da Extensão Universitária.
Como será a Dinâmica? A Dinâmica será realizada no formato “Roda de Conversa” com todos (as) se auto apresentando e uma breve intervenção dos professores. Posteriormente, cada graduando expressará o que achou da visita á Casa de Passagem Pousada Acolher e o que espera desenvolver nos Projetos Direito a Ter Direitos (UFN) e “Saúde na Praça Para Pessoas em Situação de Rua (UFSM) enquanto contribuição extensionista ao acolhimento, empoderamento e, torçamos, emancipação para estes segmentos tão invisibilizados em nossa e em muitas outras cidades do Brasil.
Coordenação da Mesa: Reinaldo Santos (Projeto Saúde na Praça para Pessoas em Situação de Rua ) e Lise Brasil (Arsele Reciclagem)
Apresentação da Ação I (“Direito a Ter Direitos”): Julia Crivochein e Mariana Rios, da Universidade Franciscana (UFN).
Apresentação da Ação II (“Saúde na Praça Para Pessoas em Situação de Rua”): Gabriel Vargas, Thaís Melo e Mariana Mozzaquatro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
NÃO DEIXE DE PARTICIPAR NESTE SÁBADO, (15/09):
Das 15h às 17h: Roda de Conversas e Oficinas Terapêuticas com usuários (as) da Casa de Passagem Pousada Acolher com alunos (as) de Graduação da Terapia Ocupacional, sob coordenação da Professora Amara Holanda.
Das 20h às 21h30: Evento “Roda de Conversas”, com a Pastora Liliany Trindade orando e dialogando com usuários (as) da Casa de Passagem Pousada Acolher. Participação: Reinaldo Santos.
O GRUPO DE TRABALHO POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA (GTPRSM) È UMA REALIZAÇÃO COLETIVA E VOLUNTÁRIA DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS OU RELIGIOSAS E PESSOAS DA SOCIEDADE CIVIL QUE DESENVOLVEM OU PRETENDEM DESENVOLVER EM SANTA MARIA AÇÕES VOLUNTÁRIAS DE DEFESA E ACOLHIMENTO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA.
MOBILIZADORES DO GTPRSM: Reinaldo Santos (Projeto Saúde na Praça Para Pessoas em Situação de Rua), Lise Brasil (Arsele Reciclagem), Liliany Trindade e Giovane Etcheverry (Coletivo Soparcero).
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.