Abrafh promove 2º Congresso Internacional de Famílias Homotransafetivas
Publicado em
Serão quatro dias de reflexão e debate, além da entrega do Prêmio Abrafh de Respeito à Diversidade e o Simpósio Acadêmico
Em menos de uma semana terá início um dos mais importantes eventos de reflexão, debate e celebração do respeito à diversidade familiar, sexual e de gênero do País. Na noite da próxima terça-feira (17/7), será aberto oficialmente o 2º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh), no Cine Brasília, na Capital Federal. A programação de palestras e debates segue até sexta-feira (20/7) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB/DF). As inscrições podem ser realizadas no local ou na página do Congresso (www.abrafhcongresso.com.br), com desconto de 50% aos associados da Abrafh, professores e estudantes.
O credenciamento começará na Cerimônia de Abertura, às 17h de terça-feira (17/7). Em seguida ocorrerá o pronunciamento da presidência da Abrafh, com a participação de mais 60 representantes, já confirmados, do poder público, associações, instituições e entidades nacionais e internacionais ligadas à causa LGBTI+. A solenidade contará ainda com intervenções artístico-culturais e uma reflexão sobre o tema “Contra qualquer tipo de retrocesso, as famílias LGBTI+ avançarão em proteção, dignidade e respeito”.
Na mesma noite, será realizada a entrega do Prêmio Abrafh de Respeito à Diversidade. Na primeira edição, em 2016, o prêmio homenageou a desembargadora aposentada e membro benemérita da associação, Maria Berenice Dias. A novidade deste ano é que, além da premiação de uma “Personalidade”, foram criadas mais duas categorias, “Entidade” e “País”, em reconhecimento àqueles que manifestam comprometimento com as lutas e pautas das famílias LGBTI+ e respeitam a diversidade.
O Congresso segue de quarta a sexta-feira (18 a 20/7), com mais de 50 debatedores e palestrantes convidados, na sede da OAB/DF. A programação completa de palestras e debates também pode ser conferida no site do evento www.abrafhcongresso.com.br.
Paralelamente às atividades, será realizado o II Simpósio Acadêmico sobre Famílias Homotransafetivas (Simpafh), onde será reunida a produção acadêmica desenvolvida por pesquisadores da diversidade sexual e de gênero, sobretudo de pessoas e famílias LGBTI+ e suas experiências. Os trabalhos serão apresentados em comunicação oral ou pôster.
Confira os indicados para o Prêmio Abrafh de Respeito à Diversidade
Personalidade
⦁Rogério Koscheck (arquiteto, pai de família homoafetiva e primeiro presidente da Abrafh)
⦁Daniela Mercury (cantora)
⦁Jean Wyllys (professor, jornalista e deputado federal)
Entidade
⦁Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam)
⦁Aliança Nacional LGBTI+
⦁Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)
País
⦁Luxemburgo
⦁Países Baixos
⦁Canadá
Anote na agenda!
O quê: 2º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Famílias
Homotransafetivas (Abrafh)
Quando: de 17 a 20 de julho de 2018
Onde: Noite de abertura (17/7) no Cine Brasília (EQS 106/107, Asa Sul, Brasília, DF, das 17h às 23h. Demais dias (18 a 20/7) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal (OAB/DF), SEPN 516, bloco B, lote 07 – Asa Norte
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.