Para a meta de criar uma rede de múltiplos saberes nos territórios da região central do Rio Grande do Sul, além de espaços em Pelotas e Porto Alegre, ofertamos 1000 vagas nos cursos de capacitação. São 300 vagas para o curso de Design de Moda Afro, 350 vagas para o curso de Panificação e 350 vagas para o curso de Produção Cultural. O público alvo dessa iniciativa são jovens, a partir de 16 anos, com uma reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência. Ao longo de 200 horas em aproximadamente três meses, serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas, com certificação da UFSM e do Ministério do Trabalho e Emprego.
Design de Moda Afro
O curso de Design de Moda Afro foi pensado a partir do conceito do afroempreendedorismo, uma forma de pensar a economia criativa como estratégia de resistência e sobrevivência, que remete às gerações ancestrais.
Inspirado na luta das mulheres negras, o conceito reúne o empreender, essa disposição de idealizar e realizar projetos, à iniciativa de pessoas que, pelos desafios enfrentados, trazem uma identidade própria e mais representativa em seus produtos.
Serão trabalhados os métodos de modelar, cortar e costurar peças de vestuário, a partir de uma base de conhecimento afrocentrada. Somam-se técnicas de execução dos processos de confecção, o aprendizado da utilização de maquinário e acessórios necessários para operações específicas de costura e acabamentos.
Disciplinas:
1 – Conteúdos Básicos para a Cidadania a partir dos Valores Civilizatórios de Matriz Africana;
2 – Teoria, Técnicas e Operacionalização de Moda Afro;
3 – Práticas de Modelar, Cortar e Costurar Peças de Vestuário;
4 – Afroempreendedorismo.
Panificação
Para além de capacitar cursistas a produzir produtos panificados e de confeitaria, o curso de Panificação oferece uma base teórica sobre os cuidados e o manuseio dos itens alimentícios. É fundamental, nesta área, investir em uma abordagem humanizada, que compreenda a importância do comércio de alimentos para o fortalecimento da segurança alimentar e ampliação da geração de renda familiar.
Desse modo, contribuir para o processo de agregar valor ao produto e dinamizar a atividade a nível local e regional, qualificando a produção para ampliar o distribuição e abrir novas possibilidades de comercialização.
As atividades estão divididas em módulos com aulas teóricas, aulas demonstrativas, aulas práticas nos laboratórios de panificação e confeitaria, palestras com profissionais da área e visitas a empreendimentos do setor.
Disciplinas:
1 – Conteúdos Básicos para a Cidadania a partir dos Valores Civilizatórios de Matriz Africana;
2 – Teoria, Técnicas e Operacionalização de Panificação e Confeitaria Avançada; 3 – Nutrição, Higiene e Segurança Alimentar;
4 – Teoria, Técnicas e Operacionalização de Gestão (controle, estoque, compras e custos);
5 – Práticas em Afroempreendedorismo.
Produção Cultural
O curso busca contribuir na formação de pessoas capazes de difundir a produção cultural desenvolvida pelos povos negros e indígenas brasileiros, em suas múltiplas expressões artísticas. A riqueza dessa contribuição para nossa sociedade no campo musical, literário, teatral, cinematográfico e audiovisual necessita ser valorizada.
Assim, essa formação oferece ferramentas para enfrentar desafios impostos no dia a dia para que, a partir das próprias expressões culturais, comunidades marginalizadas possam construir oportunidades de trabalho, gerar renda e viver com dignidade.
Nesse sentido, propomos o desenvolvimento de competências que abrangem a criação, a produção e a divulgação de um bem cultural. Serão trabalhadas a elaboração de projetos, a captação de recursos, planejamento, a execução, incluindo ainda um tópico específico na criação de conteúdos audiovisuais.
Disciplinas:
1 – Conteúdos Básicos para Cidadania a partir dos Valores Civilizatórios de Matriz Africana;
2 – Elaboração de Projetos de Captação de Recursos da Área Cultural;
3- Desenvolvimento de Ferramentas de Produção Audiovisual;
4 – Afroempreendedorismo.