Projetos desenvolvidos pelo NEABI
Projetos desenvolvidos no ano de 2023
Coordenador: Anderson Luiz Machado dos Santos
O projeto tem como objetivo de promover a igualdade e a proteção de grupos raciais e étnicos afetados por discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra.
Coordenador: Daniel Santos Costa
A proposta almeja uma relação dialógica com a sociedade fortalecendo a Promoção das Leis 10.639/03 e 11.645/08. O diálogo parte de uma reflexão sobre o corpo e instaurações de espaços de encontros que se distanciem do disciplinarização e abra uma relação entre comunidades populares e acadêmicas, tal como na perspectiva do trânsito da produção cientifica contemporâneo de modo sensível. A proposição entrecruza campos distintos do conhecimento e abre-se para diálogos com outras áreas do conhecimento acadêmico e buscar encontros presenciais possíveis com diversos segmentos da sociedade com saber ausentes do eixo central do pensamento como estratégia de entender outros modos de vidas, outros caminhos possíveis em diálogo e num encontro voltado para os saberes que emanam dos corpos, em ajuntamentos diversos; comunidades quilombolas, indígenas, povos de terreiro, comungando com possibilidade de entender e perceber outras corporeidades.
Coordenadora: Jovaneli Lara Xavier Siqueira da Rosa
O projeto de extensão “Diálogo sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil: espaços de leitura de livros infantis com personagens negros(as)” tem como intenção promover ações que visem à igualdade racial no contexto da Educação Infantil. Através deste projeto, pretende-se propor momentos de leitura de histórias para crianças da Educação Infantil de escolas públicas municipais da cidade de Santa Maria/RS e da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM, com a intenção de propor diálogos com as crianças a partir das histórias contadas, destacando, no momento da leitura, a valorização da história, cultura, estética e identidade afro-brasileira, entre outras temáticas que surgirem no momento da contação da história. Serão propostos também
momentos de diálogos com os professores sobre as relações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil. Por fim, espera-se que as propostas deste projeto venham a contribuir com a promoção da igualdade racial no contexto da Educação Infantil e com as ações que vêm sendo realizadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI – UFSM) e do Observatório de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.
Coordenador: Jose Luiz de Moura Filho
As ações visam o fortalecimento dos direitos dos afrodescendentes em experiências rurais, através da cartografia social e da etnografia colaborativa, para a criação de um espaço de articulação acadêmico-comunitário voltado à formação de lideranças, através da recuperação de memórias e projetos, que gerem insumos para avaliar e desenhar políticas públicas e espaços culturais (memoriais, museus, etc.), num projeto piloto – espelhado – junto às comunidades de Ibicuí da Armada/Santana do Livramento/RS/BR e Villa Ansina/Tacuarembo/UY, na região transfronteiriça entre Brasil e Uruguai.
Coordenadora: Neila Silvia Pereira dos Santos Richards
Práticas
adequadas de manipulação de alimentos podem ajudar a prevenir doenças transmitidas por alimentos, garantir a segurança e qualidade dos alimentos e minimizar o desperdício de alimentos. Além disso, práticas de agricultura sustentável, como rotação de culturas, manejo integrado de pragas e conservação do solo, podem ajudar a promover a produção de alimentos sustentáveis e reduzir os impactos negativos no meio ambiente (Richards, 2022).
Da mesma forma, o ODS 3, visa garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. BPMA podem ajudar a reduzir a incidência de doenças transmitidas por alimentos, que podem ter graves consequências para populações vulneráveis. Em geral, incorporar BP nas atividades diárias pode ajudar e promover o desenvolvimento sustentável, proteger o meio ambiente e garantir a saúde e o bem-estar de indivíduos e comunidade. O objetivo do curso é garantir que os alimentos processados pela ARQAF sejam processados e servidos de maneira segura e saudável, minimizando o risco de doenças e contaminações transmitidas por alimentos. O curso é exigido para pessoas que trabalham nos serviços de alimentação e agroindústrias.
Coordenadora: Alice do Carmo Jahn
Coordenadora: Marinel Mór Dall’Agnol
As doenças cardiovasculares (DCV) são a maior causa de óbito no Brasil e no mundo. Uma de suas consequências está a parada cardiorrespiratória (PCR). Ressalta-se que metade delas ocorrem fora do ambiente hospitalar e necessitam rápido atendimento, pois a cada minuto em que a reanimação cardiopulmonar (RCP) não é realizada, diminui-se 10% da chance de sobrevida do paciente. Assim, percebe-se a importância do treinamento da população leiga para que saiba como reagir diante de uma PCR. Para populações indígenas, este treinamento torna-se ainda mais necessário, pois além da maior vulnerablidade socioeconômica, soma-se a dificuldade de acesso aos centros de pronto atendimento em saúde, tanto pela distância de suas moradia, em especial para os aldeados, como por restrições culturais. O Programa de Extensão Universitária Reanima! do Dep. de Saúde Coletiva tem o propósito de difundir conhecimento sobre RCP entre leigos por meio de oficinas, tendo capacitado mais de 3.000 pessoas. A Liga Acadêmica Yandê vêm trazendo a
temática indígena para discussão e estímulo a ações no CCS e na UFSM, estando sediada no mesmo departamento. Este edital propiciará a integração entre estas duas iniciativas levando as capacitações em RCP para os moradores das duas aldeias de Santa Maria, das etnias Kaingang e 2 Guarani. Além disso, pretende-se articular a realização de outras ações como um curso de extensão abordando as interfaces da saúde nos olhares das culturas indígenas e dos currículos dos cursos da saúde da UFSM.
Coordenadora: Angela Maria Souza de Lima
O projeto Rede Aiyó visa promover o fortalecimento de uma rede de mulheres de origem periférica. Através do fomento e estímulo da produção de moda, alicerçada na cosmovisão africana sobre o entendimento da influência da cultura Afro-Brasileira. Em conexão com a preservação do meio ambiente, a moda justa, inclusiva e sustentável diante disso, as ações visam dialogar. Diante disso, as ações visam dialogar diretamente com as demandas e necessidades de combate ao racismo e a todas formas de intolerâncias. Por meio da valorização dos conhecimentos tradicionais. Garantia dos direitos culturais da população negra como via para a transformação e promoção da justiça e equidade racial.
Em articulação com o NEABI entendemos a importância de construir um espaço efetivo dentro da Universidade Federal de Santa Maria. Para que possamos construir conhecimento, desenvolver estudo, trabalhos, sistematizam experiências e intercambiam técnicas e saberes, com base em metodologias participativas e dialógicas, produzindo novas tecnologias sociais para o avanço, consolidação e promoção dos princípios de cidadania e inclusão social.
Projetos desenvolvidos no ano de 2022
Coordenadora: Alice do Carmo Jahn
Coordenador: Anderson Luiz Machado dos Santos
O projeto tem como objetivo de promover a igualdade e a proteção de grupos raciais e étnicos afetados por discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra.
Coordenadora: Angela Maria Souza de Lima
O projeto Rede Aiyó visa promover o fortalecimento de uma rede de mulheres de origem periférica. Através do fomento e estímulo da produção de moda, alicerçada na cosmovisão africana sobre o entendimento da influência da cultura Afro-Brasileira.
Em conexão com a preservação do meio ambiente, a moda justa, inclusiva e sustentável diante disso, as ações visam dialogar. Diante disso, as ações visam dialogar diretamente com as demandas e necessidades de combate ao racismo e a todas formas de intolerâncias. Por meio da valorização dos conhecimentos tradicionais. Garantia dos direitos culturais da população negra como via para a transformação e promoção da justiça e equidade racial.
Em articulação com o NEABI entendemos a importância de construir um espaço efetivo dentro da Universidade Federal de Santa Maria. Para que possamos construir conhecimento, desenvolver estudo, trabalhos, sistematizam experiências e intercambiam técnicas e saberes, com base em metodologias participativas e dialógicas, produzindo novas tecnologias sociais para o avanço, consolidação e promoção dos princípios de cidadania e inclusão social.
Coordenador: Benhur Pinos da Costa
A ação de extensão objetiva estabelecer atividades participativas entre lideranças do Movimento Negro Unificado (MNU) de Santa Maria-RS e outras cidades do Rio Grande do Sul. Neste sentido, precisa planejar e organizar um conjunto de atividades de inserção junto o MNU e de produção de estratégias de coletas de dados de forma participativa, comprometendo-se, inclusive, com algumas atividades desenvolvidas por este movimento.
A ação participativa terá que agregar um conjunto de
dados narrativos que irão permitir a produção de informações relevante para cartografar formas de
articulações de suas lideranças, instituindo também outras maneiras de diálogo. O/a pesquisador/a,
dessa forma, precisará se comprometer com esta atividade de inserção e participação entre o MNU,
mantendo uma perspectiva de observação participante mas de tomadas de proposições. Assim, será
necessário a dedicação à leitura sobre relações étnico-raciais no Brasil e os pressuposto de discussão
das ideias, categorias, metodologias das Geografias Negras brasileiras.
Coordenador: Jose Luiz de Moura Filho
O Programa de Extensão Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária – Residência – NIJuC-R tem por objeto a assessoria jurídica popular em Políticas Públicas nas temáticas atinentes aos Direitos Humanos, conforme o disposto no 3º Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3. Visa, assim, promover e desenvolver ações orientadas ao acesso a justiça social, por meio do reconhecimento e concretização de direitos fundamentais – individuais e coletivos – de minorias, com vistas a uma prática extensionista diversa da tradicional, não assistencialista.
Tais objetivos deverão ser atingidos por meio da Residência, que envolve não apenas a permanência mais efetiva de seus membros nos espaços/equipamentos públicos e comunitários como, também, a participação de profissionais egressos da UFSM com vistas à orientação dos demais. Neste período espera-se, também, contribuir para a construção da política de curricularização da Extensão na UFSM, por meio da elaboração de novos PPCs e, ao mesmo tempo, empoderar-se a comunidade externa constituída pelas populações mais vulneráveis, no sentido de fazer funcionar – sob a forma de rede – os serviços voltados às questões sociais.