No dia 11 de novembro de 2019, segunda-feira, começou o II Fórum de Direitos Humanos da UFSM, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE). O Evento reuniu atividades temáticas que foram distribuídas durante os dois dias que se seguiram, sendo o segundo Fórum realizado pelo ODH, o primeiro foi no ano de 2018.
O Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, Antônio Augusto Ramos de Morais, afirmou perceber a mudança de perspectiva efetiva de Direitos Humanos desde que os acadêmicos passaram a trabalhar: “A maioria dos jovens necessita de um olhar diferenciado e oxigenação, que são trazidos, diariamente, pelos educadores da instituição. Para mim, é um momento muito especial estar aqui e renovar essas atividades por mais cinco anos”, disse ele. A próxima atividade foi a roda de conversa “Atuação dos Órgãos Públicos nos Direitos Humanos”, com a participação do Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, a Diretora Geral do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), Magali Marques da Rocha, e a Coordenadora Municipal de Igualdade Racial de Caçapava do Sul, Cátia Cilene morais Dutra. Por fim, a apresentação cultural MCs os Guris, participantes do projeto Leitura através do Funk, finalizaram a manhã.
3ª EDIÇÃO
Confira a Mostra dos Projetos de Extensão de 2020 do Observatório de Direitos Humanos (ODH), lançada durante a abertura do III Fórum de Direitos Humanos da UFSM:
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.