Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça as mulheres homenageadas no Mural da Casa Verônica de Oliveira

Conheça cada uma dessas mulheres:

Laerte Coutinho – Uma das maiores cartunistas brasileiras, conhecida por sua criatividade e obras marcadas por humor, crítica social e reflexões filosóficas. Criadora de personagens icônicos como “Hugo Baracchini” e “Overman”, Laerte também se tornou uma voz importante para a visibilidade trans no Brasil após assumir sua identidade de gênero nos anos 2010. Sua trajetória é celebrada pelo talento e pela coragem de romper barreiras artísticas e sociais

Ali Machado – Professora, jornalista e ativista transfeminista, reconhecida por sua atuação em direitos humanos e LGBTQIAPN+. Mestre e doutora em Comunicação,  tendo realizado toda a sua formação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisa corporalidades, sexualidades e gêneros, com foco na circulação de artefatos culturais e midiáticos. Guiada por uma perspectiva hermenêutica e simbólica, integra teoria e práxis na reflexão sobre corpos, poder e pluralidade. Atualmente, é Professora Adjunta no ICHI/FURG, onde contribui para a construção de saberes críticos e emancipatórios.

Letícia Carolina Nascimento –  Letícia Carolina Nascimento é professora, pesquisadora e ativista, com uma trajetória marcada pela luta antirracista e pelos direitos LGBTQIAPN+. Doutora em Educação pela UFPE, Letícia dedica-se a estudos sobre gênero, sexualidade e raça, com foco na interseccionalidade e nas práticas decoloniais. Reconhecida por seu trabalho teórico e político, é autora de livros e artigos que dialogam com saberes feministas negros e transfeministas. Além de acadêmica, é uma voz importante na defesa das pluralidades e da justiça social.

Zara Bastos – Estudante de Ciências sociais UFSM e bolsista de Organização de Eventos junto ao Espaço Multiprofissional Casa Verônica. Além de suas atividades acadêmicas, Zara atua como DJ, participando de eventos culturais e festas na região de Santa Maria, destacando-se na cena musical local.

Verônica Oliveira – Conhecida como “Mãe Loira”, foi uma destacada ativista pelos direitos LGBTQIAPN+ em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Ela fundou e manteve, por cerca de 13 anos, um alojamento que acolhia pessoas trans em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte e abrigo a quem enfrentava preconceito e exclusão. A Casa Verônica leva seu nome em homenagem ao seu legado. 

Cilene Rossi – Ativista e figura de destaque na luta pelos direitos LGBTQIA+ em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Com uma trajetória marcada pela defesa da inclusão e da visibilidade trans, Cilene atua como assessora parlamentar, contribuindo para a representatividade de pessoas trans em espaços políticos e institucionais. Sua participação em projetos como a “Exposição Visitrans” da UFSM destaca seu compromisso em promover debates sobre gênero e diversidade. Cilene é uma referência local na promoção da igualdade e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Emilya Violet Friedrich – Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participava ativamente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desde seu primeiro ano no curso, Filosofia e Estética da Arte eram seus temas de estudo preferido. Emilya deixou um legado de inspiração e contribuição ao ensino de artes. Gostava de ouvir Heavy Metal, assistir animes como Neon Genesis Evangelion e ler Mangás como JoJo’s Bizarre Adventure, do qual ela se inspirava no uso das cores de Hirohiko Araki para seus trabalhos. Em 2023 produziu um trabalho de colagens intitulado “Renascimento”, em alusão ao seu início no processo de transição de gênero. Lembrada com carinho pela comunidade acadêmica, família e amigos, foi a inspiração primordial para o mural.

Erika Hilton –  Política e ativista brasileira, reconhecida por sua incansável luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+, especialmente a comunidade trans, e pela promoção de igualdade social e de gênero. Eleita em 2022 deputada federal pelo PSOL, Erika fez história como a primeira mulher trans a ocupar um cargo na Câmara Federal dos Deputados. Sua atuação se destaca na defesa de políticas públicas inclusivas, justiça social e combate às desigualdades estruturais. Com uma trajetória marcada pela resistência e coragem, Erika se consolidou como uma voz poderosa na política brasileira, inspirando e representando milhões de pessoas em busca de um Brasil mais justo e igualitário.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.