Campanha: Assédios no contexto universitário

Detalhe da escultura "Medusa", de Luciano Gabarti

A mais bela sacerdotisa do templo de Atena, neta de Ponto e de Gaia. No templo da Deusa da Sabedoria e da Guerra, estuprada pelo poderoso deus dos mares – Poseidon. Vítima punida. Acusada de profanar o espaço sagrado, amaldiçoada com a cabeça cheia de cobras e o olhar petrificante. No exílio, novamente agredida. Morta pela espada. Duas vezes vitimizada. Violentada pelo deus, morta pelo seu filho. Medusa.

A história poderia ter sido outra. Deveria. Porque a culpa foi atribuída à vítima, sem direito a resposta. Se Medusa tivesse se levantado contra o seu agressor? Se a verdadeira heroína na história tivesse sido a mulher que denuncia o seu violentador? Outra vida, que poderia ter sido vivida, que poderia ser sonhada.

Assédio moral, assédio sexual, assédio moral organizacional, importunação, ausência de consentimento – nomes que escancarram as violências. Levantar-se contra elas é buscar outra vida possível. É resgatar os sonhos que ainda podem ser realizados. É lutar.

Seja bem-vinda e bem-vindo à iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolvida pela Casa Verônica UFSM, para o enfrentamento e o combate às violências e para o suporte às pessoas oprimidas pelas diferentes formas pelas quais a face do ódio se revela.

Se você acessa o campus da UFSM Santa Maria pela Avenida Roraima, já deve ter notado a instalação de um outdoor com Perseu tirando a vida de Medusa

A obra de Laurent Marqueste não foi escolhida ao acaso para compor a campanha de enfrentamento às violências e assédios no ambiente acadêmico. Ela retrata um dos momentos mais marcantes e conhecidos da mitologia grega, quando a vítima de um abuso é novamente oprimida.

Estranho talvez seja entrar no site da campanha e se deparar com uma cena inversa. Medusa com a cabeça de Perseu, obra do artista argentino Luciano Garbati. A vítima levantando-se e agindo contra a agressão. Na releitura contemporânea do mito, o que essa campanha propõe.

Dar suporte às pessoas vítimas de assédios e de importunação, orientar sobre os seus direitos e sobre os passos a serem adotados, fortalecer a comunidade contra os violentadores. Preservar vidas e histórias, resgatar a segurança e promover o bem-estar.

Todos os tipos de assédio – moral, moral organizacional ou sexual -, bem como a importunação sexual e a ausência de consentimento são violências graves. São violações que tiram vidas. A campanha é para incomodar, gerar debate, transformar. Estamos aqui, e queremos você ao nosso lado.

É da identificação dos casos de violências na UFSM que essa camapanha nasce. Por meio dos acolhimentos psicossociais, orientações jurídicas, acompanhamento de casos e relatos da comunidade acadêmica da UFSM, que definimos as temáticas abordadas, os formatos e os conteúdos expostos.

Materiais para mídias digitais

Materiais para impressão

Equipe responsável pela campanha - Casa Verônica UFSM

Responsável institucional pela campanha | Jornalista Wellington Hack

Identidade Visual e Projeto Gráfico | Produtora Editorial e estudante de desenho industrial Bruna Dotto

Orientação jurídica | Advogada Elizandra Tatsch

Suporte de Conteúdo | Psicóloga Fernanda de Oliveira, Psicóloga Gabriela Quartiero, Assistente Social Jéssica Cardoso

Gestão administrativa | Bruna Denkin

Apoio Institucional

Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor UFSM

Unidade de Comunicação Integrada UFSM

Coordenadoria de Comunicação Social UFSM

Subdivisão de Divulgação e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão (PRE/UFSM)

Observatório de Direitos Humanos UFSM

Departamento de Desenho Industrial UFSM

Departamento de Ciências da Comunicação UFSM Frederico Westphalen

UFSM Palmeira das Missões

UFSM Cachoeira do Sul

UFSM Frederico Westphalen

Projeto de Extensão Redução de riscos e danos em contexto de festas universitárias na cidade de Santa Maria

Apoios Externos e Agradecimentos

Luciano Garbati | Artista Visual e criador da escultura “Medusa”

Volnei Antonio Matte | Docente do Departamento de Desenho Industrial (CAL/UFSM)

Rotaract Liberdade | Santa Maria (RS)

Francisco Ritter | Professor do Departamento de Psicologia (CCSH/UFSM) e Coordenador do projeto Redução de riscos e danos em contexto de festas universitárias na cidade de Santa Maria

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Aviso de direitos autorais

O uso da escultura “Medusa”, de Luciano Garbati, pela Casa Verônica UFSM foi autorizado pelo artista mediante acordo entre as partes.

Todas as peças gráficas que utilizam a obra devem obrigatoriamente fazer menção à UFSM e ao artista argentino.

Qualquer utilização da obra para além dos objetivos da campanha é vedado.

Todas as peças produzidas pela Casa Verônica são de uso público, desde que observados os objetivos da Campanha.