Tendo em vista que uma parcela significativa da população jovem da Região Central do estado vive em condições precárias, o que contribui para um aumento nos índices de desemprego, trabalho informal e marginalidade, e entendendo todos esses como fatores de risco, em decorrência da fragilidade social e econômica na qual esses jovens se encontram, o projeto busca desenvolver a autonomia e incluir esses adolescentes em programas de qualificação profissional, bem como sua inserção no mercado de trabalho.
O objetivo do projeto é formar uma ação permanente que possibilite a aprendizagem profissional para os jovens que estejam em acolhimento institucional na cidade de Santa Maria (RS) – futuramente estendendo o atendimento para as demais instituições da Região Central do Estado. A atuação se dá no sentido motivacional, buscando a continuidade dos estudos regulares ou programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O principal foco é a inserção, ao final do período, no mercado de trabalho, para a obtenção do sucesso profissional.
Considera-se a profissionalização e a proteção no trabalho um direito do adolescente e uma fase fundamental do seu processo educativo, regulamentado no art. 62 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto configura uma etapa de formação de aprendizagem e profissionalização que oportunizará a esses adolescentes uma formação empreendedora, bem como o ingresso em programas para jovens aprendizes e em cursos técnicos e de graduação.
O projeto pretende estabelecer convênios com instituições públicas e privadas do município de Santa Maria para a integração desses jovens no mercado formal de trabalho, assegurando-lhes direitos trabalhistas e previdenciários.