Projetos vinculados ao Grupo Temático Gênero apresentam suas atividades durante o VI Fórum de Direitos Humanos da UFSM

Na tarde desta quarta-feira, 25, foram apresentadas, durante VI Fórum de Direitos Humanos da UFSM, as ações de extensão vinculadas ao Grupo Temático (GT) de Gênero. O Fórum faz parte da programação do 18.° Salão de Extensão, que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), em paralelo à Jornada Acadêmica Integrada (JAI).

Durante o evento, participaram representantes de sete ações alinhadas à proposta do GT. Durante as apresentações, realizadas por coordenadores, bolsistas e voluntários dos projetos, foram apresentados os avanços e os resultados das ações relacionadas às questões de gênero e sexualidade.

O Grupo Temático Gênero engloba nove projetos de extensão, todos contemplados com recursos dos editais do Observatório de Direitos Humanos (ODH). O objetivo do grupo é conectar e fortalecer as ações que tratam sobre questões de gênero e sexualidade, além de buscar a construção de ações conjuntas entre eles. O grupo é vinculado ao ODH e à Casa Verônica UFSM.

A seguir, você pode conhecer um pouco mais dos projetos
do Grupo Temático Gênero que se apresentaram no IV Fórum de Direitos Humanos.

• ESCUTa-me? Psicologia Clínica Social

Coordenação: Adriane Rubio Roso
Unidades: Departamento de Psicologia e Programa de Pós Graduação em Psicologia
Objetivo: Cultivar uma clínica social por meio da criação de espaços de escuta do sujeito, utilizando o aparelho psíquico grupal como um dispositivo potencializador de encontros de inconscientes numa configuração de vínculos e como um dispositivo político.

• Terceira edição do projeto Diversidade na Escola: o Projeto de Lei Municipal de Santa Maria-RS 9091/2020 e as práticas de reconhecimento socioespacial e institucional das diferentes identidades de gênero e orientações sexuais

Coordenação: Benhur Pinos da Costa
Unidade: Departamento de Geociências – Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE)
Objetivo: Debater as questões referentes à relação entre ações políticas e o estudo das pluralidades culturais, em especial as diferentes identidades de gênero e de orientações sexuais. Para tal, o trabalho visa estabelecer um grupo de ação de ensino constituído por agentes acadêmicos (coordenador do projeto, bolsista e voluntários universitários), por representantes de movimentos sociais, agentes políticos municipais e professores de escolas da cidade de Santa Maria-RS, assim como demais atores escolares. Têm-se como foco de interesse a formação de sujeitos escolares, principalmente professores e professoras.

• O amor não machuca: Precisamos falar de violência contra mulheres

Coordenação: Débora Ortiz de Leão
Unidades: Departamento de Administração Escolar – Centro de Educação (CE) e ODH
Objetivo: A ação tem como objetivo refletir sobre o tema da violência contra a mulher e as medidas de apoio e de proteção através de encontros e palestras. A ação é direcionada a comunidade acadêmica, profissionais da educação e demais interessados.

• GIDH – Programa de Extensão em Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humano

Coordenação:  Mariana Selister Gomes
Unidades: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais, Departamento de Ciências Sociais, ODH e OAB – Santa Maria
Objetivo: O GIDH busca debater a temática do assédio sexual no contexto universitário por meio de rodas de conversa e palestras, além de prever o lançamento de um livro sobre o tema. O projeto conta com metas voltadas para comunidades específicas da cidade, como a Comunidade do Terreiro, estudantes de escolas públicas, artistas da cidade e servidores, docentes e estudantes da Universidade.

• Conexões Maternas

Coordenação:  Milena Freire de Oliveira-Cruz

Unidade: Departamento de Ciências da Comunicação – Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)

Objetivo: O projeto Conexões promove ações de acolhimento às mães no ambiente acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria, além de ações comunicacionais e educativas de divulgação, sensibilização e conscientização sobre as políticas de gênero, dando visibilidade sobre as condições da maternidade nesse contexto.

• Discutindo gênero: do “azul é de menino” e “rosa é de menina” até o “em briga de marido e mulher se mete a colher sim!”

Coordenação: Phillip Vilanova Ilha
Unidade: Departamento de Metodologia do Ensino – CE
Objetivo: A iniciativa promove o debate entre a Universidade Federal de Santa Maria, o Instituto Federal Farroupilha e a comunidade escolar de Santa Maria, com temas relacionados às questões de gênero, valorização da mulher e pautas da população LGBTQIAPN+.

• Fórum de enfrentamento à violência por parceiro íntimo contra as mulheres do Município de Santa Maria: promoção da cultura de paz e superação da violência

Coordenação: Laura Ferreira Cortes

Resumo: A ação busca a formação de um Fórum permanente de enfrentamento à violência por parceiro íntimo contra as mulheres no município de Santa Maria. Além disso, também realiza um fórum permanente de discussão e de articulação acerca da temática da violência por parceiro íntimo, com vistas à formação de uma rede de atenção às mulheres em situação de violência, promovendo uma cultura de paz e de superação da violência.

Siga os projetos:

@vidas.psico