Na manhã desta segunda-feira, 12, foi realizado o Seminário da Gestão com o tema “Questões de Gênero no contexto universitário”. O encontro aconteceu no Salão Imembuí, 2.º andar da reitoria, e foi promovido pelo Gabinete do Reitor UFSM. A ação contou com a participação das integrantes da Casa Verônica UFSM, Gabriela Quartiero (psicóloga), Fernanda Alves (psicóloga), Bruna Denkin (administradora da Casa Verônica) e Elizandra Tatsch (advogada), além do estudante de Artes Visuais Bernardo Guterres.
Durante o seminário foram apresentados os eixos de atuação da Casa Verônica UFSM, além de seus serviços e da sua equipe; as medidas institucionais de apoio à comunidade LGBTQIAPN+; e os conceitos básicos sobre a comunidade, tais como o significado da sigla e as diferenças entre gênero e sexualidade.
Para a psicóloga da Casa Verônica UFSM Fernanda Alves, ações como essa são importantes para desconstruir a ideia de que temas como gênero e sexualidade são secundários dentro da Universidade, demonstrando que a temática está presente em todos os lugares que frequentamos e nos discursos que ouvimos. “É muito importante que os gestores consigam identificar as diferenças, além de fazer esse exercício de se retirarem de um lugar de detentores do saber e perceberem que existem realidades distintas”, diz a psicóloga.
Texto por Bianca Guimarães, estagiária de Jornalismo Casa Verônica UFSM
Revisão por Wellington Hack, jornalista Casa Verônica UFSM