Diante das necessidades e desafios para a construção de uma perspectiva educacional antirracista, o Observatório de Direitos Humanos da UFSM e o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) estão promovendo a formação “Racismo e Antirracismo: Perspectivas Pedagógicas” direcionado aos educadora(e)s das redes de educação básica de Santa Maria e região.
A formação teve sua aula inaugural nesta última quinta-feira (29/10), no salão Imembuí da UFSM. Estiveram presentes na abertura a Vice-Reitora da UFSM, Martha Adaime, a assessora pedagógica da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Irenita da Silva e a Membra do Comitê Gestor de Educação para as Relações Étnico-raciais da Secretaria de Município da Educação de Santa Maria, Adriana Medianeira Rodrigues Pilar.
O intuito do curso de formação é auxiliar na compreensão do caráter estrutural que o racismo possui na nossa construção social, colaborar no desenvolvimento de perspectivas pedagógicas antirracistas e propiciar que os professores da rede se tornem multiplicadores dessas pautas em sua atuações profissionais.
A formação terá duração de 60 horas e se estenderá até o mês de dezembro. O Curso já possui mais de 100 inscritos entre professores da rede estadual e municipal.