No dia 25 de julho, acontecerá o Lançamento do Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária Binacional ” Afronteira: antirracista e diverso”, promovido pela Universidade da República (Udelar) e Organizações Afro Mundiais (OMA) , do Uruguai e da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no Brasil.
O projeto está em construção desde 2021, sendo promovido pelo Observatório sobre Racismo e Xenofobia, que é desenvolvido em conjunto pela OMA e o Serviço Central de Extensão e Atividades em Meio Ambiente. Assim, iniciou-se debates com equipes de diversas universidades do Brasil com inserção na fronteira Uruguai-Brasil, tal como com os diferentes núcleos regionais de Udelar para que pudessem aderir ao projeto e se apropriar da proposta.
O objetivo principal é “Contribuir para a construção de um espaço de referência binacional de coordenação na fronteira Uruguai/Brasil que promova a geração de iniciativas e ferramentas para a proteção dos direitos humanos de comunidades afrodescendentes, indígenas e outras que sofrem com o racismo e discriminação étnico-racial, com vistas a melhorar suas condições de vida”.
O evento será realizado no Auditório da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no campus sede de Santana do Livramento (Auditório – Rua Barão do Triunfo nº 1048). Será transmitido pelo Youtube da Universidade, disponível aqui
Programação:
9h30: Abertura
10h30: Apresentação do Projeto
11h – 12:30h: Organizações Internacionais /Organizações Internacionais
14h- Legislação e políticas para promover a igualdade racial no Brasil e no Uruguai
16h-Encerramento