Curso Segura inicia sua 4ª edição

Visando preparar profissionais de diversas áreas, aulas acontecem no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM

Na sexta, dia 4/10, iniciou a  4ª edição do Curso Segura, promovido pelo Fórum de Enfrentamento à Violência Contra às Mulheres de Santa Maria-RS, que é um Programa de Extensão do Colégio Politécnico (UFSM), apoiado pelo Edital de fomento da Casa Verônica. O Curso Segura tem por objetivo capacitar profissionais de diferentes áreas e setores como policiais, professoras(es), estudantes da área da saúde  para atuar em situações de enfrentamento às violências contra as mulheres.

Palestrante Elizandra Tatsch respondendo perguntas

O curso busca capacitar os/as profissionais para acolher melhor mulheres em situações de violência, que muitas vezes se encontram fragilizadas, evitando julgamentos, preconceitos e a revitimização nos serviços. “A ideia de criar o curso surge dentro do  Fórum de Enfrentamento à Violência Contra às Mulheres, de Santa Maria, que é o nosso programa de extensão, onde a própria delegada, a Elisabeth, trouxe essa necessidade de que é importante o profissional passar por uma atualização, olhar para a sua prática.” Conta a Professora Dra. Laura Ferreira Cortes, coordenadora programa de extensão.

Cada uma das edições do curso teve a mesma temática central de gênero e violência contra as mulheres, mas foi voltada para públicos diferentes. A primeira edição foi direcionada a policiais civis e guardas municipais, ocorrendo de forma online durante a pandemia da Covid-19. A segunda foi voltada a estudantes e profissionais da saúde, do direito e do serviço social. E a terceira teve um foco maior em professoras e profissionais da educação básica, enquanto a quarta edição agora abrange educadoras(es), conselheiras(os) tutelares e toda a rede de profissionais, incluindo estudantes. a estrutura do curso sempre se mantém a mesma, composta por quatro a cinco módulos que exploram temas como violências, gênero, feminismo, políticas para mulheres, acolhimento, aspectos psicossociais e étnico-raciais, enfrentamento da violência, comunicação não violenta e rede intersetorial.

Nesta edição o curso é apoiado pela promotorias de justiça de educação e enfrentamento à violência doméstica , além da 8ª CREA e secretaria de educação do município e 8ª CREA , Casa Verônica e PET equidades e na abertura estiveram presentes a Professora Marta Von Ende , diretora do colégio politécnico; Izabel Cristina Martins Silva, representante da promotoria Regional de Educação, Cristina Helena Bento Farias representante da Secretaria de educação, Alexander Londero representante da 8ª CREA e Bruna Denkin, representando a Casa Verônica

O Curso Segura está acontecendo com aulas até o dia 06/12, presenciais no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM, com carga horária de 40h (20h presenciais).

Texto: Saéli Laureano R. Ramos

Revisão: Bruna L. Denkin