O Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Universidade Federal de Santa Maria e a Casa Verônica (CV) promoveram no último dia 18/06 (terça-feira), um Seminário de Integração dos projetos de extensão contemplados nos editais de fomento do ODH
O Seminário propiciou o encontro das atividades extensionistas das ações contemplados pelos editais 008/2024 de apoio às atividades da Casa Verônica e 009/2024 de Fomento aos Direitos Humanos, ambos promovidos pelo Observatório de Direitos Humanos e que visam dar apoio institucional às ações por meio de financiamento de bolsas, material e transporte, buscando assim ampliar trabalhos voltados à temática.
A abertura do evento contou com uma apresentação do projeto “Mojubá – Danças Populares”, coordenado pelo professor Jesse Cruz, e que tem como objetivo a difusão da cultura popular brasileira. O grupo performou uma dança de carimbó, dança de roda tradicional na região norte do país, ao som de Dona Onete, grande nome do estilo.
O evento ainda contou com uma apresentação das atividades das ações de extensão, a fim de dar visibilidades para os trabalhos que vêm sendo desenvolvidas nos cinco eixos de trabalho do Observatório de Direitos Humanos: Educação em Direitos Humanos; Extensão Prisional; Gênero; Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional; e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).
Assim, o evento ratificou os esforços empregados pela Universidade Federal de Santa Maria na promoção de ações na área dos Direitos Humanos voltadas para a comunidade Externa, buscando assim reduzir as desigualdades na região e em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E também apresentou as ações de desenvolvimento institucional, apoiadas pela Casa Verônica, que visam acolher e apoiar o público interno da Universidade.
Participaram do evento a Dra. Jaciele Carine Vidor Sell, Pró-reitora Adjunta da Pró-Reitoria de Extensão, Victor De Carli Lopes, Coordenador de Cidadania, Profª. Dra. Jane Schumacher, Chefe do Observatório de Direitos Humanos e coordenadores e bolsistas dos projetos contemplados nos editais de fomento.
Texto: Ryan Filipe Silva Couto, estudante de Direito e acadêmico assistente ODH