Casa Verônica UFSM recebe visita da Deputada Federal Maria do Rosário

Durante a conversa, a parlamentar destacou a atuação da Universidade no acolhimento de mães estudantes e na promoção da igualdade de gênero

Na tarde desta quinta-feira, 20, a Casa Verônica UFSM recebeu a visita da Deputada Federal Maria do Rosário. O encontro contou a presença do Reitor da UFSM, Luciano Schuch, o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Gisele Guimarães, a coordenadora dos Geoparques UFSM e Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Jaciele Carine Vidor Sell, a vereadora de Santa Maria, Marina Callegaro, a administradora da Casa Verônica UFSM, Bruna Loureiro Denkin, e os profissionais do Espaço.

Durante a sua visita, Maria do Rosário destacou o espaço da Casa Verônica UFSM como uma iniciativa de grande impacto para a Universidade na promoção da igualdade de gênero e no acolhimento da comunidade acadêmica feminina – especialmente das mães que ingressam no ensino superior. A parlamentar também enfatizou o trabalho que a Universidade desenvolve na assistência estudantil e nas ações de atendimento à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento regional e a inclusão de grupos marginalizados, além de ser referência nacional na área.

O Reitor da UFSM, Luciano Schuch, lembrou das políticas que vêm sendo desenvolvidas na Instituição para o atendimento e a inclusão dos estudantes por meio da assistência estudantil. Schuch também trouxe para a conversa a situação do acolhimento das mães universitárias que desenvolvem seus estudos na UFSM, destacando a iniciativa das moradias próprias para essas famílias e a estrutura disponível.

O Pró-Reitor de Extensão UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, ressaltou a importância da visita da Deputada Maria do Rosário para conhecer os trabalhos que são desenvolvidos pela Instituição e para pensar novas ações e políticas que podem vir a ser desenvolvidas pela UFSM em articulação com outros setores da sociedade. Para o professor, é fundamental que a Universidade e os gestores públicos atuem de modo conjunto para tornar o ambiente universitário mais igualitário e inclusivo.

A Casa Verônica UFSM é um espaço criado pela Instituição para a promoção da igualdade e o acolhimento de pessoas em situação de violência de gênero. Atualmente, oferece serviços à comunidade acadêmica de acolhimento psicossocial e assistência jurídica para casos de violências ocorridas nos campi ou relacionadas à Universidade, além de atividades formativas e de conscientização sobre as complexidades que tangem à pauta.

Texto: Wellington Hack, Jornalista da Casa Verônica UFSM