Coordenado pela professora Celia Helena de Pelegrini Della Méa, o GIC conta com a participação de cerca de 60 pessoas, entre público interno e externo. Seu principal objetivo é proporcionar acompanhamento interdisciplinar aos sujeitos com afasia (transtorno de linguagem que ocorre após uma lesão cerebral) e ampliar os conhecimentos sobre a linguagem na formação de profissionais, considerando a diversidade das áreas envolvidas.
Para isso, são realizadas sessões quinzenais, com duração de duas horas e meia, onde todos os participantes recebem cuidados interdisciplinares (Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Letras). Esses realizam, por meio da promoção de atividades que instigam usos da linguagem verbal (oral e escrita) e não verbal (gestual, etc), atividades que desafiam cognitivamente os pacientes e que os mobilizam psicoafetivamente a fim de que os sujeitos possam compreender e superar limites impostos pela lesão cerebral.
Os encontros foram online via facebook por ser a plataforma mais acessível para a maioria dos participantes . Em dezembro de 2021, organizou-se um encontro presencial na UFSM, no intuito de receber novos participantes (4) e integrá-los ao grupo. Na oportunidade, organizou-se uma oficina de escrita de cartões de Natal (foto).