“Esperançando”: projeto de extensão fornece respaldo psicológico a adolescentes que deixaram recentemente instituições de acolhimento

Em associação com as instituições Aldeias SOS e Lar de Mirian e Mãe Celita, o projeto ‘Esperançando’, coordenado pela professora Alice Lameira Farias, atendeu em torno de 30 adolescentes no ano de 2021.

Ao longo do período de execução, foram realizadas oficinas, rodas de conversa on-line, o “IV Seminário Esperançando: Redes de Esperança”, auxilio e inserção de jovens no mercado de trabalho, através de parcerias e campanhas de arrecadação de utensílios para aqueles que precisassem. Além disso, houve o recrutamento de 18 voluntários para participar do projeto, dentre eles estudantes, professores e outros profissionais. A partir dessa captação, foi possível organizar atendimentos psicológicos para os adolescentes, desenvolver um diagnóstico das dificuldades de aprendizagem e de alfabetização dos mesmos e fornecer reforço escolar aos mesmos, visionando a criação do subprojeto ‘Aprender Esperançando’.

Uma das ações destaque foram os passeios culturais com os adolescentes, que ocorreram após a vacinação de todos os envolvidos. Os lugares escolhidos foram a Cia Sorriso com Arte, o CTG Sentinela da Querência e o Mantenedouro São Brás.

Para o ano de 2022, busca-se estabelecer novas parcerias, continuar as articulações junto ao poder público para a criação da república para jovens ex-acolhidos, organizar e utilizar o novo espaço do projeto, na Antiga Reitoria, para proporcionar cursos, oficinas, reforço escolar, atendimento psicológico e encontros com os jovens e com a equipe do projeto, buscando, assim, construir uma nova trajetória de vida para eles.