Coordenado pela professora Sirlei Glasenapp, o projeto intitulado “Trabalho e vida digna: ações com as mulheres recicladoras e catadoras de lixo (descarte) no município de Santa Maria/RS/Brasil” visa questões de formas de trabalho, família e qualidade de vida, além de estimular o empoderamento feminino e a independência financeira das associadas ao projeto.
Ao todo, são 49 pessoas envolvidas com as ações. Dentre as atividades ofertadas, estão inclusas reuniões com a Direção e demais mulheres da associação para levantamento das demandas para o semestre; conversas sobre o dia a dia da associação a fim de entender demandas para o semestre; realização de parcerias com questões sociais e gestão de resíduos; organização e atualização de documentos da Associação para cadastro em Conselhos Municipais; curso de capacitação em mídias para uma associada e atualização das redes sociais da Associação em parceria com equipe do Rotaract; entre muitas outras.
Para que todas as ações fossem realizadas, os executores do projeto atentaram-se as necessidades básicas do grupo vulnerável de mulheres, através de ações emergenciais de geração de renda, de acesso a equipamento e de assistência.
Confira algumas imagens das ações: