Na última sexta-feira (17/12), o projeto santa-mariense Horta Agroecológica Comunitária Neide Vaz foi um dos destaques como transformador de vidas no Globo Repórter, da Rede Globo. O programa tratou sobre projetos de Economia Solidária, tendo contado, ainda, com o Projeto Esperança/Cooesperança, que também atua na cidade.
A Horta surgiu do anseio da comunidade por produzir e colher seu próprio alimento. Além vontade de transformar o espaço comum nem um ambiente fértil, acolhedor e gerador de renda.
O projeto tem êxito graças à mobilização da Associação de Moradores e o envolvimento da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. A partir de ações idealizadas e realizadas pelo conjunto, foi possível ver um terreno árido sendo transformado num ambiente que floresce vicejante.
A Neide Vaz é exemplo comunitário de ocupação de espaço urbano ocioso, sujeito e exposto à deposição de lixo e entulhos (predisponentes causadores de focos transmissores de doenças). Também é fonte de alimento saudável, gera renda indireta e saúde preventiva, pela ação nutricional. Além disso, atua como forma de laborterapia (relações sociais e exercício físico) e como fator desencadeante de ações socioambientais (separação de material reciclável, compostagem).
Para saber mais, acompanhe o Instagram do projeto.