O projeto “Horta Agroecológica Comunitária Neide Vaz”, fomentado pelo Fiex do Centro de Ciências Rurais (CCR) e do Observatório de Direitos Humanos (ODH), beneficia mais de 18 famílias em Santa Maria. Recentemente, a ação, coordenada pelo técnico da UFSM Juarez Felisberto, foi pauta de notícia no jornal Diário de Santa Maria.
A horta está localizada no bairro Dom Ivo Lorscheiter e tem proporcionado alimentos saudáveis, provenientes de uma agricultura coletiva e urbana, para mais de 18 famílias participantes do projeto. A ação possui um caráter educacional, no que diz respeito aos aspectos alimentares e ambientais.
O projeto teve início em março de 2016 e se baliza na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil. Desde então, acadêmicos bolsistas de extensão, tanto do Fiex/CCR, quanto do ODH, tem trabalhado juntamente com Felisberto. No início, a área que, agora, é ocupada pela horta, era utilizada como depósito irregular de lixo. O espaço total tem cerca de 1.500 m².
– No projeto Fiex “Horta Agroecológica Comunitária Neide Vaz”, que coordeno pelo Departamento de Zootecnia, com apoio do Museu de Solos/Departamento de Solos, Colégio Politécnico e Departamento de Engenharia Agrícola e Extensão Rural, até o momento, tivemos seis bolsistas de diferentes áreas (agronomia, veterinária, zootecnia, comunicação, engenharia ambiental e sanitária, engenharia Florestal). Além do trabalho de apoio na horta (16 a 20 horas semanais), todos produziram artigos de extensão para a Jornada Acadêmica Integrada, além de dois artigos científicos para o Congresso Internacional de Agroecologia – explica o técnico.