Nesta terça-feira de tarde, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou reuniões para tratar sobre o acolhimentos institucional de crianças, adolescentes e adultos. No primeiro encontro, a comissão recebeu o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Flavi Lisboa, o chefe do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, Victor De Carli Lopes, e a representante do Projeto Esperançando, Alice Farias.
Na ocasião, foi levada a ideia de projeto de criação de uma espécie de república para os jovens que precisam deixar os lares de acolhimento depois dos 18 anos. O pró-reitor relatou experiências do Projeto Esperançando, com relatos de jovens que ficam desamparados quando atingem a idade limite de acolhimento dos lares.
Na segunda reunião, os parlamentares receberam o secretário de município de Desenvolvimento Social, João Chaves, representantes das Casas de Acolhimento Mundo Novo e Gaia – Casa de Acolhimento Maria Madalena e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
Participaram do encontro os vereadores Marina Callegaro (presidente), Rudys Rodrigues (vice-presidente), Adelar Vargas/Bolinha, Givago Ribeiro, Lorena dos Santos/Pastora Lorena, Luci Duartes/Professora Tia da Moto e Roberta Leitão.