Um dos projetos contemplados pelo edital de fomento aos Direitos Humanos de 2020 foi focado em encontrar caminhos para a conservação do bioma Pampa, a partir de incursões em campo no Quilombo Quebra Canga, em Caçapava do Sul. O projeto “Caminhos para conservação do Bioma Pampa: a etnobotânica em Quilombos na região de Caçapava do Sul” foi coordenado pela professora Suzane Bevilacqua Marcuzzo, docente do Curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Conforme a professora, foram realizadas três expedições a campo em três diferentes propriedades no território do quilombo. Nelas, foram as mulheres que dialogaram sobre a importância e conhecimento do uso das plantas, principalmente das ervas mantidas em seus quintais e de algumas localizadas na área natural da propriedade.
– Agora, para 2021, vamos continuar. Ainda temos muitas propriedades para percorrer, e isso pode mudar o panorama, e talvez não só as mulheres, como homens também tenham esse trabalho – conta Suzane.
A docente explica que o projeto está ativo desde outubro passado. Nele, o foco fica em áreas protegidas, no que diz respeito às unidades de conservação. Já em 2020, pela primeira vez, foi possível desenvolver a pesquisa em um quilombo.
– No início do projeto, tínhamos uma hipótese de que eles tivessem o conhecimento do uso das plantas, um vínculo, talvez, ritualístico, com essas plantas. E fomos até lá para avaliar se isso ocorria no quilombo ou não – diz a professora.
A conclusão foi de que há um conhecimento de etnobotânico nos locais, junto com um vínculo ritualístico com as benzedeiras, algo bastante característico. Conforma Suzane, esse conhecimento das populações tradicionais é muito rico e deve ser preservado para as futuras gerações:
– O projeto busca fazer um resgate desses saberes para que isso não se perca. E que seja uma identidade também territorial para o geoparque de Caçapava do Sul, porque as questões do patrimônio natural e cultural fazem parte de um geoparque. E o quilombo precisa que a população, que o turista, saiba que ele pode conhecer o local dentro do município de Caçapava do Sul.