O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou que abrirá um campo para o preenchimento de licença-maternidade na Plataforma Lattes. O espaço estará disponível a partir desta quinta-feira, 15.
A demanda surgiu há alguns anos e foi abordada pelo Movimento Parent in Science. Segundo a entidade, foi feito um levantamento que mostrou os impactos da maternidade na carreira científica das mulheres, o que muitas vezes pode levar a uma queda na produtividade nos anos seguintes ao nascimento dos filhos. Desta forma, essas pesquisadoras podem ter sua competitividade prejudicada por um longo período.
Assim, a demanda pela inclusão do período de licença-maternidade (de preenchimento opcional, mas de acesso público) surge pela necessidade de se sinalizar o momento de pausa na carreira da cientista, fator que pode ser considerado nas avaliações que levam em conta o currículo e a produção científica.
“A ciência só tem a ganhar com a diversidade e para que possamos atingi-la são necessárias condições justas para o pleno desenvolvimento da carreira de cientistas mães”, comentou o Movimento em nota divulgada.