Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Psiquiatra italiano palestrou na UFSM sobre a experiência na saúde mental de Trento (Itália) e sobre os princípios da psiquiatria comunitária



No dia 22 de maio, o Espaço Nise da  Silveira e a AFAB (Associação de Familiares, Amigos e  Bipolares de Santa Maria), com o apoio do  Observatório de Direitos Humanos da UFSM, promoveram a  palestra “A Experiência  Italiana do Fazer Compartilhado na Reforma Psiquiátrica”. O psiquiatra  italiano Renzo de Stefani e  o usuário/familiar  experto Maurizio Capitanio compartilharam as  suas experiências na saúde mental  na Província de Trento, na  Itália, para um público de aproximadamente  200 pessoas. O evento ocorreu  no Auditório da Antiga  Reitoria da  UFSM. Em Santa Maria, eles também conheceram o campus da UFSM e fizeram visita ao Espaço Nise da Silveira & AFAB para conhecerem a dinâmica de funcionamento do serviço.

No dia 21, os italianos Renzo e Maurizio também palestraram, e a convite da ASSAMI (Associação de Saúde Mental de Ijuí) visitaram o CAPS AD e o Hospital de Caridade de  Ijuí, a fim de dialogar com os profissionais da saúde,  usuários e pacientes sobre suas experiências. No dia 20/05 palestraram em Panambi, na ASSAMPA (Associação de Saúde Mental de Panambi). Em Cachoeira  do Sul, a comitiva italiana participou do evento “Saúde mental:  proposta de desinstitucionalização a partir da experiência italiana no cuidado em liberdade”, promovido  pela Promotoria de Justiça de Cachoeira do Sul e pelo  Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do  MPRS.

O Espaço Nise da  Silveira, criado em 2015,  é coordenado pela médica psiquiatra  Martha Noal e tem  como objetivo ampliar as ações já promovidas pela Associação de Familiares, Amigos e  Bipolares (AFAB) e promover ações  de assistência  psicossocial, como palestras,  cinedebates, oficinas e demais projetos que  visem fomentar o debate sobre saúde mental.

Reportagem: Eduarda Racoski

Fotos: Eduardo Mota e Martha Noal

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-821

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes