Você está aqui:
UFSM > Observatório de Direitos Humanos > Pesquisadores da diversidade sexual e gênero têm até 27 de maio para inscrever trabalhos no Simpósio da Abrafh
Pesquisadores da diversidade sexual e gênero têm até 27 de maio para inscrever trabalhos no Simpósio da Abrafh
Publicado em
Estão abertas as inscrições de trabalhos para o 2º Simpósio Acadêmico sobre Famílias Homotransafetivas (Simpafh), um espaço de discussão acadêmico-científica que será realizada, de 18 a 20 de julho, durante o 2º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh), em Brasília, no Distrito Federal.
A proposta do evento é reunir a produção acadêmica desenvolvida por pesquisadores dos temas relacionados à diversidade sexual e gênero, sobretudo de pessoas e famílias LGBTI+ e suas experiências.
Os trabalhos poderão ser apresentados em comunicação oral ou pôster. O resumo deve ser enviado para o e-mail contato@abrafh.org.br até 27 de maio e as produções selecionadas serão divulgadas em 10 de junho.
“É fundamental debatermos no campo epistemológico, de construção do conhecimento, as questões que dizem respeito as nossas famílias. É no debate acadêmico sério e qualificado que podemos contribuir com a transformação social que queremos. O simpósio é um momento de reunir produções científicas e disseminar esse conhecimento”, explica Elias Santos, diretor de comunicação da Abrafh e coordenador geral do 2º Simpafh.
Para o presidente da Abrafh, Saulo Amorim, os simpósios acadêmico-científicos da Abrafh são importantes espaços de discussão e reflexão das experiências e demandas da comunidade LGBTI no cenário nacional. “Tradicionalmente sediado dentro dos congressos da Abrafh, o Simpafh propõe reunir a produção acadêmica desenvolvida por pesquisadores em várias áreas do conhecimento, nas mais variadas trajetórias, estabelecendo o diálogo entre os diferentes campos do conhecimento, com foco na interdisciplinaridade. Por meio do Simpafh, a Abrafh não somente dá concretude a seus objetivos institucionais, mas também prestigia a ciência, dando visibilidade positiva aos trabalhos e às pesquisas acadêmicas relacionadas às demandas, direitos e experiências das pessoas e famílias LGBTI+”.
Amorim destaca ainda que não será exigido pagamento prévio da inscrição para a submissão de trabalhos. “O pagamento das inscrições é obrigatório apenas para os que tiverem suas produções aprovadas na primeira modalidade e que, consequentemente, terão de comparecer no 2º Congresso Internacional da Abrafh para efetuar a comunicação oral”. Associados da Abrafh terão desconto e se associar não tem custo algum.
As inscrições para o Simpósio e Congresso da Abrafh, como demais informações e a chamada de trabalhos completa, com orientações e normas, estão disponíveis em http://www.abrafhcongresso.com.br/.
Save the date
O que: 2º Simpósio Acadêmico sobre Famílias Homotransafetivas (Simpafh)
Quando: de 18 a 20 de julho
Onde: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB/DF), SEPN 516, bloco B, lote 07 – Asa Norte
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.