Série Extensão
Lançamentos na 49.ª Feira do Livro de Santa Maria
Obesidade senil: Cartilha explicativa
A obesidade tem sido considerada uma das grandes doenças da atualidade e suas causas são multifatoriais. Pode ser associada a diversas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), além de causar inúmeros prejuízos e riscos ao indivíduo, entre eles, a morte prematura. Quando associada ao envelhecimento, requer ainda maior cuidado, visto que o processo inflamatório causado por essa doença agrava e acelera o envelhecimento celular. A obesidade senil, além do agravamento de doenças, também contribui para reduzir a autonomia funcional e a qualidade de vida. Nesse sentido, esta cartilha propõe esclarecer os principais fatores que influenciam a obesidade senil, apresentar as consequências para saúde, apontar tratamentos, além de descrever estratégias e mecanismos de prevenção para um estilo de vida saudável.
Ruído: aliado ou vilão da sua audição?
A audição humana possui um papel importante na comunicação oral, dessa forma, o sistema auditivo íntegro é imprescindível para que a comunicação seja efetiva. O ruído pode gerar inúmeros prejuízos à nossa audição e também à nossa saúde geral. Em decorrência de estar presente em diferentes contextos sociais e laborais, devemos ficar atentos para minimizar e evitar os efeitos gerados. Com o avanço da tecnologia, os fones de ouvido se tornaram cada vez mais presentes, visto que o dispositivo possui função social e laboral, ele permite que músicas, vídeos, aulas e conferências possam ser ouvidas de forma individual. Vale destacar que em decorrência do fone de ouvido estar posicionado próximo ao sistema auditivo pode lesionar a nossa audição e ainda gerar sintomas extra-auditivos. Assim, é necessário reconhecer os riscos, identificar os efeitos e procurar o profissional fonoaudiólogo e otorrinolaringologista. Portanto, esta é uma cartilha educativa indicada para toda a população, para alertar sobre as diversas consequências que o ruído pode trazer à nossa saúde e audição, a fim de prevenir alterações e ter uma melhor qualidade de vida.
O software GeoGebra e alternativas para o ensino de matemática
A pandemia causada pelo novo coronavírus – SARS-CoV-2 – lançou uma crise em todos os níveis escolares, a partir disso, tenta-se conciliar as mudanças nos modos de ensinar e aprender: salas de aula remotas, grupos de alunos na escola e grupos de alunos em casa. Isso representa uma necessidade urgente de redesenhar a forma que se ensina, usando a tecnologia disponível para implementar abordagens que incorporem descobertas, incluindo a ênfase na aprendizagem colaborativa por meio da mediação por computador, do discurso do aluno e do feedback automático. Este manual, fruto de experiências realizadas em projetos de extensão, relata o processo de construção de atividades usando o software de matemática dinâmica chamado GeoGebra, refletindo sobre as possibilidades de utilização desses materiais por profissionais que ensinam matemática nos diferentes níveis de ensino. Propõem-se, por meio deste manual, mostrar aos professores como criar uma conta no site oficial do GeoGebra, fazer uma construção no software e disponibilizá-la on-line (exportar as atividades), criar um livro interativo no site oficial do GeoGebra, criar e explorar uma sala de aula no ambiente GeoGebra Classroom e criar atividades com feedbacks automáticos.
Toda Cidade Ensina: o que o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/UFSM tem a ensinar sobre especiação e extinção?
A cartilha “Toda Cidade Ensina: O que o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/UFSM tem a ensinar sobre especiação e extinção?” apresenta o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) da UFSM e aborda questões sobre especiação e extinção. Em suma, é um material complementar aos vídeos do projeto Toda Cidade Ensina (Prolicen e Fien 2020 e Programa Rede Básica da UFSM), voltado ao professor da educação básica. Nessa cartilha, o professor encontra textos explicativos e de apoio, esquemas, algumas sugestões de recursos e atividades práticas, além de links e jogos que podem auxiliar o docente no estudo de especiação e extinção com enfoque nas extinções no período Triássico, entre outras temáticas.
Toda Cidade Ensina: o que o Jardim Botânico da UFSM tem a ensinar sobre nutrição vegetal e adaptações das plantas?
A cartilha “Toda Cidade Ensina: O que o Jardim Botânico da UFSM tem a ensinar sobre nutrição vegetal e adaptações das plantas?” apresenta o Jardim Botânico da UFSM e aborda questões a respeito das adaptações das plantas. Em suma, é um material complementar aos vídeos do projeto Toda Cidade Ensina (Prolicen e Fien 2020 e Programa Rede Básica da UFSM), voltado ao professor da educação básica. Nessa cartilha, o professor encontra textos explicativos e de apoio, esquemas, sugestões de recursos e atividades práticas, links e jogos que podem auxiliar o docente no estudo de plantas, como nutrição vegetal e adaptações.
Toda Cidade Ensina: o que o Mantenedouro de Fauna São Braz tem a ensinar sobre extinções causadas por ações humanas e seus efeitos?
A cartilha “Toda Cidade Ensina: O que o Mantenedouro de Fauna São Braz tem a ensinar sobre extinções causadas por ações humanas e seus efeitos?” apresenta o Mantenedouro de Fauna São Braz, localizado em Santa Maria, e aborda questões sobre extinções por ações antrópicas. Em suma, é um material complementar aos vídeos do projeto Toda Cidade Ensina (Prolicen e Fien 2020 e Programa Rede Básica da UFSM), voltado ao professor da educação básica. Nessa cartilha, o professor encontra textos explicativos e de apoio, esquemas, algumas sugestões de recursos e atividades práticas, além de links e jogos que podem auxiliá-lo no estudo da extinção e seus efeitos, entre outros temas.
Comida, diversão e arte! Propostas pedagógicas sobre a educação nutricional e seletividade alimentar
Esta cartilha traz propostas acerca da Educação Alimentar e Nutricional para crianças da Educação Infantil, ela surgiu a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo título foi “Educação nutricional: um estudo sobre a seletividade alimentar em crianças de creches e pré-escolas”, realizado por uma acadêmica do curso de Pedagogia Licenciatura plena, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, esta cartilha procura auxiliar na formação de professores que estejam dispostos a buscar e fazer a diferença na educação e no desenvolvimento das crianças.
Orientações para cuidadores de crianças entre três meses a seis anos de idade em tempos de pandemia
Na perspectiva da atual situação em que vivemos, onde precisamos estar em isolamento físico nas escolas e dentro de nossas próprias famílias, este material foi criado pensando em ajudar pessoas que não são terapeutas, mas são responsáveis pelo desenvolvimento de alguma criança de seu convívio. Nesse sentido, o objetivo deste material é orientar e incentivar as famílias a contribuir com a participação e desempenho das crianças em suas atividades diárias, principalmente no cenário da COVID-19. Nossa ideia é explicar por meio de textos e ilustrações algumas dúvidas relacionadas ao cotidiano de crianças na primeira infância que parecem simples, mas não são, uma vez que cada criança tem seu ritmo próprio de desenvolvimento para aprender a realizar suas atividades cotidianas de maneira independente e com autonomia. Assim, o material passou pelo olhar técnico de profissionais e estudantes que se sensibilizam no cuidado com afeto na infância, com o intuito de buscar sempre o melhor para o futuro de todos nós. Para a leitura, tentamos nos aproximar das realidades dos ambientes domiciliares dos mais diversos, para ampliar o alcance das informações prestadas. Para fins de ilustração das informações, foi necessário um recorte para atender as principais atividades de vida diária para a faixa etária que nos dispomos a discorrer, crianças entre três meses a seis anos de idade. Assim, apresentamos dicas para o momento do autocuidado, lazer e atividade escolar, pensando que essas atividades são as mais recorrentes de organização no momento de pandemia de COVID-19.
Cartilha didática para Educação Física Escolar: Inclusão de diferentes exercícios físicos nas aulas de Educação Física Escolar
A evasão escolar não é um problema restrito apenas a algumas unidades escolares, mas, sim, uma questão nacional que vem ocupando relevante papel nas discussões e pesquisas educacionais no cenário brasileiro. Também ganham destaque outros pontos que, assim como a evasão escolar, representam uma adversidade para a educação, sendo questões como a do analfabetismo e da não valorização dos profissionais da educação, expressa na baixa remuneração e nas precárias condições de trabalho. A evasão escolar da Educação Física surge, neste cenário, através dos atestados médicos encaminhados às equipes diretivas, pelas famílias, para a não participação dos alunos nas aulas.
Os exercícios físicos propostos neste material bibliográfico vêm de encontro à proposta do Programa de Extensão da UFSM denominado PEFEI – Parceiros pela Educação Física Escolar Inclusiva, em que, dentre suas ações de inclusão, encontramos a inserção de diferentes modalidades, que devem atrair, para as aulas escolares, aqueles alunos que, muitas vezes, apresentam atestados médicos para não praticar, justamente por não se adaptarem à cultura da bola. Muitos destes alunos optam por apenas assistir as aulas e, não raramente, não participam da parte prática da aula, com receio de se expor, aos colegas e professores, como pouco aptos aos esportes.
Frutíferas nativas: conhecendo e valorizando seus usos
O alto valor nutricional e a importância socioambiental das espécies nativas combinam sustentabilidade, conservação e sabor à geração de renda. Em se tratando de frutíferas nativas, há uma série de propriedades nutricionais e farmacológicas importantes as quais podem ser benéficas para a saúde da população, podendo ser consumidas em produtos como sucos, pães, sorvetes e geleias. Este catálogo traz as principais espécies nativas frutíferas da Floresta Estacional Decidual do Rio Grande do Sul e sua potencialidade para tornar mais saudável nossa alimentação diária e a satisfação de contribuir para a conservação das florestas, mantendo as árvores em pé e a cada ano fornecer a riqueza de seus frutos
Cartilha de orientações para o artesanato em lã
A cartilha foi desenvolvida a partir de uma pesquisa-ação, como material de apoio para tecelões do Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO que participaram do Curso de Capacitação oferecido durante a pesquisa de dissertação. No entanto, o material pode ser utilizado por outros tecelões, artesãos locais e de outros territórios. Esta cartilha está dividida em quatro capítulos que se subdividem em módulos apresentando aspectos diversos relacionados ao trabalho com a lã.
TURISMO, PATRIMÔNIO E ARTESANATO: Proposta educativa para o Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO
A criação da proposta educativa a partir da temática “Turismo, patrimônio e artesanato para o Geoparque Quarta Colônia Aspirante – UNESCO”, produto da dissertação de mestrado em Patrimônio Cultural (PPGPC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), elaborada pela Turismóloga Bibiana Schiavini Gonçalves Toniazzo, sob orientação da professora Dra. Marta Rosa Borin, em 2021, busca valorizar e ressiginificar a referência cultural imaterial do artesanato em palha produzido na região da Quarta Colônia.
Criação - I: minilivro para refletir
Esta é uma cartilha que não ensina rudimentos, então torna-se um minilivro. Manuseia sem cuidado, com a força da curiosidade da criança. Nesse sentido, pretende visibilizar, com olhares do Brasil, Equador e Portugal, processos criativos na narrativa que emerge de elucubrações sobre as experiências. Dando abertura para a presença das vozes de professores e estudantes em narrativas visuais e escritas. Elas/es participaram ativamente do Projeto de Extensão do Laboratório de Criatividade e Inovação em Artes Visuais (LACRIA) e do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade (AVEC), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no ano de 2020. Parte de um instante, a pandemia revê o passado e vislumbra o futuro. Tem como principal função acordar teu senso, trazer para o espaço efetivo e presentificado hábitos poéticos, experiências e pressupostos indispensáveis para se criar sem medos.