Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Incubadora Social da UFSM participa do painel de abertura do IV EGAPES



A administradora Nathalia Rigui Trindade representou a Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no IV Encontro de Gestores, Articuladores e Pesquisadores em Economia Solidária (EGAPES), que ocorreu entre os dias 12 e 14 de novembro de 2024, na cidade de Maricá (RJ), em formato híbrido.

Nathalia participou do painel de abertura, intitulado “Como atuaram as redes de economia solidária na catástrofe climática do Rio Grande do Sul em 2024”, no dia 12 de novembro. Em sua fala, ela destacou as ações realizadas pela Incubadora Social no enfrentamento dos desafios impostos pelas enchentes que afetaram o estado em abril e maio deste ano. Também destacou o protagonismo da UFSM na mobilização de recursos acadêmicos, técnicos e sociais para oferecer suporte emergencial e criar estratégias de recuperação sustentável.

Como parte dessa visão de renovação para o estado, foi apresentado o Hub de Inovação Social da UFSM, que surge como uma iniciativa inovadora para integrar e potencializar soluções em economia solidária, inovação social e sustentabilidade. O Hub IS representa uma oportunidade de reconstrução e transformação para o Rio Grande do Sul, ao propor novas formas de atuação conjunta entre academia e sociedade, para a promoção de iniciativas de inovação social que visam reconstruir e renovar o território, trazendo soluções que beneficiem a comunidade de forma sustentável e equitativa.

O EGAPES, organizado pelo Banco Mumbuca, é reconhecido como um espaço de construção coletiva que conecta gestores, acadêmicos, empreendedores e articuladores em prol da economia solidária. Com o tema central “Qual a contribuição da economia solidária em um contexto de emergência climática?”, o evento promoveu debates, mesas de apresentação de trabalhos, relatos de experiências e uma feira livre solidária, fortalecendo as redes de colaboração no Brasil.

A participação da UFSM e da Incubadora Social no evento reforça o papel da universidade como protagonista em ações de impacto social e ambiental, consolidando sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e a resiliência comunitária.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-570-1081

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes