O que é uma Incubadora Social?
Uma incubadora Social é um espaço comum que abriga, protege e qualifica projetos/empreendimentos sociais nascentes ou estabelecidos. As incubadoras servem para estimular a capacidade empreendedora e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região onde estão inseridas. Oferecem aos empreendimentos a infraestrutura necessária, tais como: espaço físico, água, luz, internet, apoio técnico e estratégico, etc. Consistem em ambientes propícios para a consolidação de projetos autogestionários e sustentáveis nos seus primeiros anos de existência. Em outras palavras, as incubadoras sociais têm como finalidade potencializar a geração de tecnologias sociais por meio da inovação, do resgate da cidadania dos grupos vulneráveis através de suas inserções no meio produtivo.
Existem vários tipos de incubadoras, tais como: de base tecnológica, de biotecnologia, social, de empresas tradicionais, de empreendimentos da economia solidária, etc.
A Incubadora Social da UFSM abriga que tipo de empreendimento?
A Incubadora Social (IS) da UFSM é um programa de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, classificada como incubadora de base social, a qual visa apoiar e capacitar empreendimentos solidários, sustentáveis que almejem impacto social positivo e resgate de cidadania.
Qual o público prioritário da Incubadora Social da UFSM?
Pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade social ou em fase de organização solidária, entre eles: Trabalhadores assalariados e/ou autônomos; Estudantes da UFSM; Empreendimentos de economia popular solidária; Agroindústrias familiares; Projetos/ empreendimentos culturais; Movimentos Sociais; Instituições não governamentais (ONGSs/OSCIPs); Grupos Organizados, entre outros que se enquadrem na finalidade da IS.
poderá desenvolver. Também poderão ser realizadas chamadas públicas internas de com acordo as necessidades apresentadas pela Pró-reitoria de Extensão(PRE).
Quais as vantagens de ser um Projeto/empreendimento incubado?
Acesso facilitado a laboratórios, a banco de dados, a bibliografia;
Consultorias, assessorias e cursos de capacitação em gestão técnica e administrativa;
Orientação sobre captação de recursos (financiamentos) com agentes e instituições de fomento e articulação com parceiros;
Assessoria quanto a sistemas de cooperação e parcerias associativas, para compartilhamento de informações.
Visibilidade dos projetos por fazer parte de uma incubadora;
Visitas técnicas e participação em eventos.
Conquista de autonomia e autogestão por parte dos empreendimentos incubados para a constituição de novos modelos de organização social e econômica.
Quais os benefícios que a incubação social traz para a universidade?
• Nova concepção de universidade, comprometida com as demandas de grupos sociais historicamente ignorados, mediante a transformação dessas demandas em problemas de pesquisa e processos educativos.
• Estímulo à geração de tecnologias sociais;
• Desenvolvimento de práticas e conhecimentos que sustentem a integralização curricular com ações de extensão.