Em 2021, foi lançado o quarto Edital de Incubação, voltado para iniciativas individuais ou coletivas de empreendedorismo social e economia solidária com o propósito de solucionar problemas sociais existentes. O ciclo contou com 14 empreendimentos, você confere abaixo quais são eles:
TÍTULO DO PROJETO:
ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS – RECICLA PAMPA
COORDENAÇÃO: presidida por Eva Regina Santos Hemam
SOBRE O PROJETO:
No desenvolvimento do projeto atuam cerca de 10 pessoas, Eva aluga um galpão onde funciona sua sede, em Caçapava do Sul. Entre as principais atividades estão: reciclagem, fabricação de sabão, sabonete e brechó e nos objetivos, estão: a organização da contabilidade da associação, formação de uma cooperativa; realização de outros cursos, tais como: confecção de ecobags, sabão de glicerina e, na área de tecnologia, informática básica.
TÍTULO DO PROJETO:
COLETIVO PRETENDEDORISMO
COORDENAÇÃO:
É formado por empreendedores (as) dos de comércio de roupas, confeitaria, estúdio de dança, artesanato, entre outras atividades.
SOBRE O PROJETO:
O coletivo promove a igualdade em Caçapava do Sul e busca incentivar a inserção de pessoas em vulnerabilidade no mercado de trabalho e no empreendedorismo. Nos objetivos estão a colaboração e criação de uma rede de apoio entre empreendedores, o estímulo ao comércio local, uma maior abordagem de pautas raciais e a valorização da cultura negra de Caçapava do Sul.
TÍTULO DO PROJETO:
ATHIS REURB – VILA RESISTÊNCIA
COORDENAÇÃO: Prefeitura de Santa Maria e projeto de extensão Athis-Reurb – Assistência Técnica em Regularização Fundiária Urbana, coordenado pelo prof. Edson Bortoluzzi.
SOBRE O PROJETO:
Formada por 40 famílias, desde 2016, a ocupação luta por moradia, sustentabilidade, autonomia, autogestão e uma vida digna. Pretende formalizar a associação de moradores, criar uma escolinha e uma cozinha comunitária, biblioteca popular, projeto de arborização e pracinha.
TÍTULO DO PROJETO:
CORRE DAZARTE
COORDENAÇÃO: Grupo formado no CAPS
Cia do recomeço, integrado pela equipe multiprofissional do Caps (psicólogos, estudantes da área de psicologia e terapia ocupacional), usuários e familiares.
SOBRE O PROJETO:
É uma organização vinculada à saúde mental que desenvolve um conjunto de atividades interdependentes: serigrafia, confecção de vasos de plantas, entre outras. O objetivo do projeto é de capacitar para desenvolver economicamente os usuários (trabalho e renda), participando de oficinas e produzindo saúde e renda.
TÍTULO DO PROJETO:
GAM MÃOS DE OURO
COORDENAÇÃO:
O grupo é formado por mulheres da Vila Santos (mais ou menos 12 pessoas) e é atendido pela Unidade ESF Santos, em Santa Maria – RS.
SOBRE O PROJETO:
O grupo, criado em 2018, pretende adquirir conhecimento e trocar experiências com os demais grupos envolvidos na IS-UFSM. Entre as atividades estão: artesanato (confecção de bolsas, tapetes, pesos para porta, crochê e tricô.
TÍTULO DO PROJETO:
EXPERT GERAÇÃO DE VALOR
COORDENAÇÃO: Renata Moura
SOBRE O PROJETO:
Este empreendimento é individual e tem aplicativo para atendimento às demandas sociais, com controle e distribuição de doações para famílias carentes em Araxá. O objetivo é desenvolver e melhorar o projeto para sair do papel e poder apresentar a quem possa interessar.
TÍTULO DO PROJETO:
MOVIMENTO DE MENINOS E MENINAS DE RUA DE PALMEIRA DAS MISSÕES
COORDENAÇÃO: A associação é formada, basicamente, por professoras aposentadas e voluntárias, com sede em Palmeira das Missões.
SOBRE O PROJETO: O projeto foca na formação da cidadania atendendo aproximadamente 105 crianças e 46 famílias de bairros de grande vulnerabilidade e de algumas localidades da Zona Rural. As famílias atendidas das crianças e adolescentes são de catadores de materiais recicláveis, afrodescendentes e de pais apenados. Além de encaminhar jovens para o primeiro emprego, a associação possui uma biblioteca comunitária, uma brinquedoteca e desenvolve as seguintes oficinas: estudo do ECA, oficina de reforço escolar, dança, capoeira, artesanato, percussão, teatro, futebol, costura e entre outras atividades.
TÍTULO DO PROJETO:
RECICLE ARTE
COORDENAÇÃO: Lisemaria S. Brasil
SOBRE O PROJETO:
O Empreendimento é caracterizado por atividades de costura e artesanato, oficinas itinerantes, palestras e trocas de experiências nas associações de reciclagem. Entre os objetivos do grupo estão: gerar renda, cuidar da saúde mental e do meio ambiente.
TÍTULO DO PROJETO:
COMPOSTA TU
COORDENAÇÃO:
O empreendimento é uma microempresa, formada por Eduardo Fogaça Madruga e Fabiano Lappe.
SOBRE O PROJETO:
A Composta Tu realiza a coleta e compostagem de resíduos orgânicos há 2 anos e pretende melhorar sua organização e captação de clientes jurídicos, que são grandes geradores de resíduos. Uma das suas metas é desenvolver na universidade pesquisas relacionadas aos métodos de compostagem, que possam contribuir para o meio ambiente e para estudos do tema.
TÍTULO DO PROJETO: Cooperma
COORDENAÇÃO: Rogério de Vargas Rosado e Maria Elisabete Rezende Pinheiro.
SOBRE O PROJETO:
A Cooperma possui sede no Alto da Boa Vista em Santa Maria. É um coletivo de lideranças comunitárias, em vias de constituição de uma associação, que realiza campanhas de arrecadação de recursos financeiros, alimentos, roupas, calçados, móveis,eletrodomésticos, material escolar e de construção.
TÍTULO DO PROJETO: COOPERATIVA DE TRABALHO DOS CATADORES DE AGUDO – COOTRACAT
COORDENAÇÃO: Élio Kegler
SOBRE O PROJETO:
Fundada há 2 anos, localizada no município de Agudo. Atualmente, possui cerca de 17 integrantes que realizam a coleta e triagem de 500 a 800 kg de material reciclável por dia (incluindo vidros). O objetivo do grupo é a formalização da sede junto à Prefeitura de Agudo.
TÍTULO DO PROJETO: Projeto Aloka – programa de capacitação em mídias digitais para pessoas LGBQI+
COORDENAÇÃO: Aline Escobar
SOBRE O PROJETO:
O projeto de curso de mídias digitais, divide-se em módulos, e tem como objetivo principal melhorar as condições de vida do público LGBTQI+, capacitando-os em relação às mídias digitais e desenvolvendo suas capacidades artísticas.
TÍTULO DO PROJETO: Arte na Toca
COORDENAÇÃO: Rossana Castro
SOBRE O PROJETO:
Com interesse no aprendizado e na troca de experiências, a empreendedora também pretende passar seu conhecimento para quem tenha interesse, promovendo a emancipação de outras mulheres, que assim como ela, procuram uma complementação de renda e adoram o que fazem. Espera melhorar o marketing nas redes sociais, o planejamento administrativo e realizar alguns cursos pela Incubadora.