O Dia Mundial da Criatividade é uma iniciativa com participações em todo o mundo para formar um ecossistema de inovação e criatividade. A cidade de Santa Maria sediou várias atividades, que foram realizadas de forma presencial ou online, e a Incubadora Social UFSM há algumas semanas foi a anfitriã de várias palestras.
O termo criatividade tem várias definições, mas para Ghiselin (1952) significa um processo de mudança e de evolução na organização da vida subjetiva. Enquanto para Flieger (1978) é quando manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum. De ambas as interpretações é possível concluir o pensamento criativo como aquele que uma novidade, de maneira autônoma. Ou seja, é a produção de algo novo, aceito como útil ou satisfatório.
Para pensar a criatividade, na quinta feira, 20 de abril, a equipe da Incubadora Social UFSM organizou as apresentações de projetos, que ocorreram na Sala Inovadora do Complexo Multicultural Antiga Reitoria da UFSM e pode acompanhar como cada um desenvolve criativamente seus objetivos.
O grupo Mapeando Memórias da Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN) buscou investigar e sistematizar os casarões da cidade a partir de sua arquitetura, fabricando placas de identificação e miniaturas dos mesmos, com a finalidade de preservar a memória dos movimentos arquitetônicos artísticos próprios de Santa Maria.
Já a iniciativa de Giovanna Barros, com a Chácara Santa Eulália e a Casa Italiana Catorze foi de restauro da memória italiana de casas da família. Com a reforma dos imóveis ela buscou incorporar a história da imigração em casa cantinho das casas. Para dar inicio a um negócio familiar de aluguéis temáticos no Airbnb.
Por fim, o projeto Marcando Histórias propôs uma roda de conversa sobre o livro “Alice no país das maravilhas” e uma oficina, com a confecção de marca textos e pintura, para pensar a literatura e a criatividade que empregamos no nosso dia a dia e no modo como levamos nossa rotina.
A Incubadora Social agradece a participação de todos os projetos inscritos e lembra que a economia criativa promove desenvolvimento socioeconômico sustentável e integra a região santamariense por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos. Os empreendimentos sociais da Incubadora contribuem para o avanço da economia criativa.