Na ocasião do dia 31 de janeiro, um dos representantes da UFSM puderam se reunir na prefeitura de Santa Maria para a retomada do Conselho Municipal de Economia Solidária. O Prof. Lucas Veiga Ávila Coordenador da Incubadora Social, foram recebidos pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo, pelo chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e pelos secretários João Chaves, de Desenvolvimento Social, e Rodrigo Menna Barreto, de Desenvolvimento Rural, também faziam-se presentens representantes do Emater, Sicredi, Cresol e Projeto Esperança/Cooesperança. Além do Prof. Lucas Ávila, a Profª Gisele Guimarães Pró-reitora de Assuntos Estudantis, é membro do Conselho e representando a UFSM.
A reativação do Conselho foi um importante passo para tratar da Feira de Cooperativismo de Santa Maria (FEICOOP), começando a organização para o evento, que deve ocorrer entre os dias 7, 8 e 9 de julho deste ano.
Com suas edições já consagradas no calendário da cidade, a FEICOOP conta com a constante participação da UFSM para a promoção do cooperativismo e da economia solidária na região, impulsionando o desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a qualidade de vida de inúmeras famílias.
Ao longo da reunião, o vice-prefeito Rodrigo Decimo apontou a economia solidária como a bandeira que levaria o nome de Santa Maria para o mundo, frisou ainda a responsabilidade do conselho em oferecer um olhar especializado para a preparação do evento, sua logística e organização.
Já Alexandre Lima procurou destacar a quantidade de produtores e famílias envolvidas no evento, para pensar as necessidades específicas do segmento.
“Não temos dúvidas que é uma atividade vital para muitas famílias e tendo a visão do todo, poderemos agir de forma mais assertiva. E, também, se insere no nosso trabalho para mitigar a insegurança alimentar do Município”, comentou.
Para saber mais detalhes sobre a reunião confira o site da Secretaria Municipal de Santa Maria <http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/26220-prefeitura-de-santa-maria-retoma-conselho-municipal-economia-solidaria-para-tratar-da-feicoop>.