Coordenador: Adriano Severo Figueiró
Resumo: A identificação da comunidade local com o seu patrimônio natural é um dos principais elementos capazes de garantir a sua conservação e exploração sustentável, sendo que a educação geocientífica. A educação em geociências aplicada ao geopatrimônio local permite aos alunos e à comunidade compreenderem a origem e os processos naturais de transformação que produziram as paisagens atuais do seu território. A partir disso, o projeto pretende fornecer elementos e possibilidades para a construção de novas formas de pensar o lugar em que se vive, incluindo a compreensão da sua história natural e humana, da complexidade, das emergências e inter-relações entre os diversos subsistemas que compõe a sua realidade territorial, especialmente envolvendo a questão do seu patrimônio natural.
Todavia, esta aproximação pedagógica entre a sociedade e o seu patrimônio natural esbarra, quase sempre, na dificuldade de acesso a conteúdos e materiais capazes de estabelecer esta necessária mediação entre a sociedade e o conhecimento científico local. Daí que entendemos que a principal tarefa extensionista da universidade dentro deste campo temático e que se coloca como objeto central deste projeto, refere-se, de um lado, à produção e disponibilização de materiais e instrumentos pedagógicos capazes de aproximar as escolas e o público em geral do entendimento da sua realidade paisagística e territorial e, de outro lado, à formação de recursos humanos locais capazes de manejar, adaptar e produzir novos instrumentos de compreensão e divulgação do geopatrimônio local.
Diante disso, estamos propondo para 2019 a realização das seguintes ações:
- Finalizar a confecção de tabuleiro e peças em MDF de um RPG (Role-Playing Game) referente ao patrimônio fossilífero do Geoparque Quarta Colônia;
- Testar o jogo de RPG em uma escola selecionada pelo projeto, a fim de identificar eventuais adaptações que sejam necessárias;
- Reproduzir 50 cópias do jogo para compor os kits pedagógicos que serão distribuídos nas escolas selecionadas;
- Organizar um mostruário portátil de rochas e minerais que ocorrem no território da Quarta Colônia, reproduzindo 50 unidades do mostruário para inclusão no kit;
- Produção e reprodução de imagens esteganográficas de paisagens da Quarta Colônia para serem trabalhadas com óculos 3D (a serem adquiridos), a fim de que os professores possam discutir com seus alunos as mudanças ocorridas no tempo geológico nas paisagens do Geoparque.
- Reprodução de quebra-cabeças já desenvolvidos pelo grupo de pesquisa referentes a dinossauros da Quarta Colônia
- Elaboração, edição e reprodução de um guia didático da história natural e ambiental da Quarta Colônia para alunos das séries finais do Ensino Fundamental
- Elaboração, edição e reprodução de dois cadernos de atividades (um para as séries iniciais do EF e outro para as séries finais do EF) referentes aos geossítios e geopatrimônios do Geoparque QC. No caso do caderno para as séries finais do EF, as atividades propostas deverão complementar e exercitar as informações constantes do guia didático referido no item anterior.
- Elaboração e reprodução de 50 unidades de uma caixa em MDF para armazenar o kit pedagógico a ser distribuído nas escolas.
- Organização e realização de uma oficina de formação continuada para os docentes que forem trabalhar com o kit pedagógico nas escolas
Esta proposta é uma das ações ligadas ao projeto “O Geoparque vai à Escola: a educação em Geociências como estratégia de divulgação e promoção do Geoparque Quarta Colônia”. Para acessá-lo no portal de projetos, clique aqui.