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Geoparque Quarta Colônia Mundial UNESCO

O Projeto Estratégico Geoparque Quarta Colônia é uma iniciativa da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este já possui uma trajetória e algumas condições para a efetivação da proposta, dentre elas, a singularidade geológica (pré-requisito indispensável para o pleito) e principalmente, interesse da comunidade acadêmica da UFSM em contribuir com a população desses lugares na construção de tal estratégia de desenvolvimento local. A intenção é implementar e coordenar uma proposta de geoparque no território da Quarta Colônia visando novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente, incentivo à geração de renda através de iniciativas privadas, bem como ao turismo local. Tudo isso, através da apropriação do conhecimento, da capacitação da comunidade, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada.

A Quarta Colônia é composta por nove municípios gaúchos: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá , Nova Palma , Pinhal Grande , Restinga Seca , São João do Polêsine e Silveira Martins. As características destes municípios que compõem a Quarta Colônia, como a beleza natural das suas paisagens, da abundância de água de seus rios e de suas cascatas, da raridade dos fósseis ali encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos e a cultura preservada dos seus imigrantes, se bem articuladas, podem permitir que essas comunidades possam legar, às próximas gerações deste planeta, um futuro em que a qualidade de vida esteja em sintonia com a conservação da sua cultura e com a sua herança geopatrimonial. 

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Site Turístico
Relatório de Ações

No ano de 2018 algumas iniciativas já ocorreram na UFSM e nos territórios para a efetivação desse projeto. Foram realizadas reuniões ampliadas internas e outras específicas com os gestores municipais da Quarta Colônia através do Consórcio de Desenvolvimento  Sustentável da Quarta Colônia (Condesus).

Em 2019 realizamos mais de 180 viagens para sensibilização e capacitações com o poder público e setor produtivo dos municípios, além de uma chamada interna que contempla 14 projetos direcionados ao território, mais de 90 estudantes envolvidos, 50 professores e 10 Técnicos Administrativos em Educação da UFSM, além de muitos colaboradores externos.

Veículos regionais de imprensa
Planilha de contatos dos veículos de comunicação da região dos Geoparques​
Material de Apoio da II Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial do projeto Geoparque Quarta Colônia
4º Paleodia – Exposição de Ilustrações de Animais e/ou Plantas Pré-Históricas do Rio Grande do Sul – CAPPA UFSM
Materiais de apoio
Enfrentamento à covid-19: "Educação Patrimonial em tempos de pandemia"
Materiais didáticos, Mapas e Cartilhas

Materiais produzidos sobre o território da Quarta Colônia para suporte educacional aos professores da região.

Manuais F5 Consultoria Jr.
Manual de paradiplomacia para os Geoparques Aspirante UNESCO Caçapava e Quarta Colônia
Projetos desenvolvidos no território - 2023

Ação: Programa de Extensão Ateliê de Textos

Coordenador(a): Cristiane Fuzer

Objetivo: O projeto tem como objetivo central desenvolver processos de letramento e dinamização colaborativa para o ensino e aprendizagem de leitura e produção textual com base em gêneros de texto em consonância com a BNCC e as temáticas concernentes à proposta de Geoparque Quarta Colônia. Vincula-se, assim, à proposta de Geoparque por promover ações de leitura e produção textual, por meio de diferentes semioses, que contribuam para sensibilização, conhecimento e participação na socialização de temáticas caras à sustentabilidade, cultura e patrimônio na formação para professores multiplicadores na Quarta Colônia, extensivas a estudantes e comunidade. As oficinas de leitura e produção com base em gêneros de texto, organizadas e executadas pela equipe do Programa de Extensão Ateliê de Textos, buscarão oportunizar aos participantes ampliação de conhecimentos sobre os significados, propósitos, especificidades, desafios e benefícios de uma região ser reconhecida como Geoparque pela UNESCO, por meio de atividades práticas de leitura, escrita e reescrita de textos, com foco em: narrativas sobre mistérios em pontos turísticos de Nova Palma (produzidos durante a edição do Ateliê de Textos Geoparque Quarta Colônia em 2022 a cargo do Ateliê de Textos), roteiros de curtas (cujas orientações para a produção pelos estudantes estará a cargo da equipe do projeto Em cine Quarta Colônia em 2023), sinopses dos curtas e materiais para divulgação junto à comunidade por meio de uma mostra e nas mídias sociais (cujas orientações para a escrita e reescritas dos textos estarão a cargo da equipe do Ateliê de Textos em 2023). Dessa forma, busca-se o fortalecimento de ações interdisciplinares e a participação da universidade, por meio de seus recursos humanos e estratégias acadêmicas, à comunidade do território de um Geoparque que precisa se conhecer e dar a conhecer-se. Para a superação desse desafio, ações educativas são fundamentais, envolvendo na formação docente relações pessoais e profissionais para conduzir processos de letramento, no contexto escolar, que promovam visibilidade por meio do uso da linguagem em suas diversas semioses e modalidades, para registros, organização comunitária, práticas coletivas e divulgação da região e de suas potencialidades. 

Projetos desenvolvidos no território - 2022

Ação: Turismo, Consumidores e Informação: Sinergia e Relações de Interdependência

Coordenador(a): Dalva Maria Righi Dotto

Objetivo: ampliar os canais de divulgação de informações relativas ao setor de turismo da Quarta Colônia, visando uma maior aproximação com os consumidores e, mais especificamente realizar um levantamento dos atrativos que possuem potencial de atratividade junto aos turistas no território; tipificar esses atrativos; sistematizar as informações coletadas (histórico, principais caracterí sticas, registro fotográfico, localização, formas de acessos, etc…), para registro e divulgação em diversos meios de comunicação. Destaca-se uma importante relação com o Projeto Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, desenvolvido pela PRE da UFSM e o Condesus, que contempla a necessidade de fomentar o crescimento econômico sustentável na região, o que pode ser proporcionado por meio da ampliação das atividades do setor de turismo. Neste aspecto o presente projeto contribui, porque ferramentas de comunicação possibilitam a divulgação de atrativos, o que gera expectativa de experiências nos turistas e desperta o interesse em conhecer o território para usufruir de momentos de cultura e lazer. A maior afluência de turistas impacta em aumento na comercialização de produtos da região e no fortalecimento dos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo.

Projetos desenvolvidos no território - 2021

Ação: O Geoparque vai à Escola: a educação em Geociências como estratégia de divulgação e promoção do Geoparque Quarta Colônia.

Coordenação: Adriano Severo Figueiró.

Objetivo: Tem como objetivo principal o desenvolvimento de materiais educativos sobre o território e o patrimônio do Geoparque Quarta Colônia, para ser disponibilizado às escolas do Geoparque.

Convênio Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Ações de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha no território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO

Ação: Patrimônio gastronômico da Quarta Colônia de imigração italiana: dos saberes aos sabores.

Coordenação: Raquel Lunardi

Este projeto tem como objetivo principal identificar as práticas e saberes alimentares na produção do patrimônio gastronômico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana com vistas a sua preservação e ao desenvolvimento do turismo gastronômico. A região da Quarta Colônia é composta por nove municípios e possui um desenvolvimento cultural muito importante para a formação sócio econômica da região, onde ela é utilizada como produto turístico, gerando renda e emprego para as comunidades locais. A pesquisa será realizada com famílias de imigrantes italianos, onde serão entrevistadas três gerações a partir de 1900, restaurantes de comida típica italiana localizados na região em análise e festas de interior que serão selecionadas a partir da importância turística. Cabe destacar a importância social, cultural e econômica que os resultados desta pesquisa podem gerar. A partir deles se compreenderá como aconteceu esse processo de brasilidade da comida italiana, como se dá esse processo de permanência/ressignificação da culinária ítalo-brasileira e como isso, enquanto patrimônio gastronômico pode se tornar em um destino turístico sustentável.

Objetivo geral

_ Identificar as práticas e saberes alimentares na produção do patrimônio gastronômico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana com vistas a sua preservação e ao desenvolvimento do turismo gastronômico.

Objetivos específicos

– Identificar e sistematizar os saberes existente na produção gastronômica da região da Quarta Colônia a partir do estudo das práticas alimentares de grupos de imigrantes italianos presentes no processo de colonização deste território;

–  Analisar, a partir da perspectiva de gênero, as receitas familiares registradas por descendentes italianos buscando olhar as transformações ocorridas em sua redação e em seu preparo para o uso turístico;

– Identificar e analisar os usos do patrimônio gastronômico ítalo-brasileiro como produto turístico e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Com os resultados deste projeto buscamos evidenciar:

  1. a importância social, cultural e econômica da herança ítalo-brasileira para o desenvolvimento do turismo gastronômico.

  2. compreender, a partir da perspectiva de gênero, o papel de mulheres e homens no processo de preservação e/ou ressignificação da cultura italiana e sua transformação em produto turístico;

  3. ser instrumento para os gestores municipais na promoção de políticas públicas e de ações de desenvolvimento econômico para a região pautados na preservação do patrimônio material e imaterial da gastronomia.

  4. ser instrumento para campanhas de educação patrimonial com foco na preservação do patrimônio cultural imaterial e na valorização da identidade ítalo-brasileira;

  5. mensurar os impactos do turismo gastronômico no desenvolvimento socioeconômico da Quarta Colônia;

Projetos selecionados no Edital Conexões Geoparques e Empresas Juniores

Ação: Paradiplomacia em formação: Cooperação internacional descentralizada ítalo-brasileira (F5 Júnior)

Coordenador: Prof. Dr. Günther Richter Mros; Profª. Drª Joséli Fiorin Gomes

 

O objetivo do projeto é potencializar a internacionalização do turismo e de projetos culturais na região da Quarta Colônia, junto a cooperação internacional descentralizada com cidades italianas que possuam conexões históricas e de potencialidade empreendedora similar. Como objetivo objetivos Específicos, diagnosticar o nível do desenvolvimento de cooperação internacional no setor público e privado da região da Quarta Colônia; Estreitar as relações com as instituições públicas e privadas regionais vinculadas ao desenvolvimento de projetos da cultura italiana; Estreitar relações entre cidades italianas e Quarta Colônia; Promover parcerias com instituições internacionais para facilitar o acesso ao mercado global e a atividades culturais; Buscar investidores para coproduções e empreendimentos que gerem benefícios mútuos entre os locais. Espera-se estreitar relações com governos e empreendimentos italianos que se assemelham a realidade da Quarta Colônia para maior desenvolvimento cultural, empreendedor e turístico da região. Por meio da busca de introdução no mercado global e de atividades interculturais estabelecidas por intermédio de parcerias entre instituições privadas com os governos municipais locais, busca-se potencializar um intercâmbio cultural, firmando laços econômicos, educacionais e históricos entre os municípios de ambos os países. Dessa forma, através do projeto proposto de ações para o desenvolvimento do Geoparque da Quarta Colônia, é aplicado pela F5 o conhecimento na área de Paradiplomacia, impactando a sociedade através dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU): ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Essa proposta é uma das ações ligadas a empresa F5 Júnior. Para saber mais sobre a Empresa Júnior, acesse o Portal de Projetos da UFSM, clicando aqui.

Projetos e Programas desenvolvidos no território - 2020

Ação: Geoparque vai à escola: Elaboração de um kit pedagógico para as escolas públicas do território do geoparque Quarta Colônia

Coordenador: Adriano Severo Figueiró

A identificação da comunidade local com o seu patrimônio natural é um dos principais elementos capazes de garantir a sua conservação e exploração sustentável, sendo que a educação geocientífica aplicada ao geopatrimônio local permite aos alunos e à comunidade compreenderem a origem e os processos naturais de transformação que produziram as paisagens atuais do seu território. A partir disso, o projeto pretende fornecer elementos e possibilidades para a construção de novas formas de pensar o lugar em que se vive, incluindo a compreensão da sua história natural e humana, da complexidade, das emergências e inter-relações entre os diversos subsistemas que compõe a sua realidade territorial, especialmente envolvendo a questão do seu patrimônio natural.

Todavia, esta aproximação pedagógica entre a sociedade e o seu patrimônio natural esbarra, quase sempre, na dificuldade de acesso a conteúdos e materiais capazes de estabelecer esta necessária mediação entre a sociedade e o conhecimento científico local. Daí que entendemos que a principal tarefa extensionista da universidade dentro deste campo temático e que se coloca como objeto central deste projeto, refere-se, de um lado, à produção e disponibilização de materiais e instrumentos pedagógicos capazes de aproximar as escolas e o público em geral do entendimento da sua realidade paisagística e territorial e, de outro lado, à formação de recursos humanos locais capazes de manejar, adaptar e produzir novos instrumentos de compreensão e divulgação do geopatrimônio local.

Por meio do CONDESUS, já estamos realizando, desde 2018, atividades de formação em educação patrimonial com os professores do território. A partir de 2019, esta iniciativa assumiu um caráter mais institucional, com a formação de um embrionário Fórum Permanente de Educação Patrimonial, apoiado por todas as secretarias municipais de educação da Quarta Colônia, e onde estão envolvidos diversos professores de diferentes áreas do conhecimento da UFSM. Neste sentido, o projeto “Geoparque vai à Escola” representa uma ponta de colaboração neste processo, buscando construir materiais didáticos que auxiliem os professores em sala de aula, nas mais diferentes disciplinas, a colocar em prática a educação patrimonial no território.

Já temos uma série de materiais planejados para comporem o kit pedagógico, alguns dos quais já se encontram em processo de elaboração. Diante disso, estamos propondo para 2020 a realização das seguintes ações:

1) Elaborar um jogo de “Supertrunfo dos Dinossauros da Quarta Colônia”, a fim de distribuir nas escolas do território.

2) Reproduzir 100 cópias do jogo supertrunfo para compor os kits pedagógicos que serão distribuídos nas escolas envolvidas;

3) Reprodução de quebra-cabeças já desenvolvidos pelo grupo de pesquisa referentes a dinossauros da Quarta Colônia

4) Elaboração, edição e reprodução de um guia didático da história natural e ambiental da Quarta Colônia para alunos das séries finais do Ensino Fundamental

5) Elaboração, edição e reprodução de dois cadernos de atividades (um para as séries iniciais do EF e outro para as séries finais do EF) referentes aos geossítios e geopatrimônios do Geoparque QC. No caso do caderno para as séries finais do EF, as atividades propostas deverão complementar e exercitar as informações constantes do guia didático referido no item anterior.

A produção de um material didático próprio, que permita aos professores de diferentes disciplinas explorar as características patrimoniais e paisagísticas do seu entorno, pode representar um primeiro passo para repensar o currículo das escolas deste território, incluindo conteúdos que digam respeito à conservação e valorização do mesmo, algo que é condição indispensável para a ligação das comunidades com o Geoparque.

Para além disso, uma formação mais qualificada na área das geociências, poderá permitir que, no futuro, alguns dos alunos envolvidos demonstrem interesse e capacidade para se inserirem como monitores do CAPPA ou mesmo como condutores e intérpretes em roteiros geoturísticos do geoparque.

Essa proposta é uma das ações ligadas ao projeto “O Geoparque vai à Escola: a educação em Geociências como estratégia de divulgação e promoção do Geoparque Quarta Colônia”.

Para acessá-lo no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.

Projetos e Programas desenvolvidos no território - 2019

Ação: Geoparque vai a escola: Elaboração de um kit pedagógico para as escolas públicas do território do geoparque Quarta Colônia

Coordenador: Adriano Severo Figueiró

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Ação: Geoparque Quarta Colônia: educação patrimonial e patrimônio cultural

Coordenador: André Luis Ramos Soares

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Ação: Turismo Rural, Cultural e Religioso: uma convergência possível no roteiro dos capitéis

Coordenadora: Dalva Maria Righi Dotto

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