Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Geoparque Caçapava Mundial UNESCO

O Projeto Geoparque Caçapava é uma iniciativa da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Caçapava do Sul. Este já possui uma trajetória e algumas condições para a efetivação da proposta, dentre elas, a singularidade geológica (pré requisito indispensável para o pleito) e principalmente, interesse da comunidade acadêmica da UFSM em contribuir com a população desse território na construção de tal estratégia de desenvolvimento regional. A intenção é implementar e coordenar uma proposta de Geoparque no município de Caçapava do Sul visando novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente, incentivo à geração de renda através de iniciativas privadas, bem como ao turismo local. Tudo isso, através da apropriação do conhecimento, da capacitação da comunidade, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada.

O município de Caçapava do Sul apresenta uma condição ímpar dentro do Brasil para a criação de um Geoparque Global da Unesco. Isso se dá pela presença de sucessões de rochas sedimentares marinhas e continentais muito antigas, de mais de 500 milhões de anos, expostas em áreas de grande beleza cênica e alta relevância ecológica, como as Pedras das Guaritas e a Serra do Segredo. Aliada a isso, está a presença, nos sedimentos de seus arroios, de fósseis de animais extintos da megafauna, em especial as preguiças gigantes. Espécies vegetais raras e endêmicas do bioma pampa, além de comunidades humanas tradicionais, como indígenas, quilombolas e pecuaristas familiares, completam esse cenário singular na América do Sul.

Esses conjuntos de características, se bem articulados, podem permitir que essas comunidades possam legar, às próximas gerações deste planeta, um futuro em que a qualidade de vida esteja em sintonia com a conservação da sua cultura e com a sua herança geopatrimonial.

No ano de 2018 algumas iniciativas já ocorreram na UFSM e nos territórios para a efetivação desse projeto. Foram realizadas reuniões ampliadas internas e outras específicas com os gestores municipais de Caçapava do Sul e com representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Caçapava do Sul . Em 2019 foram realizadas diversas viagens para sensibilização e capacitações com o poder público e setor produtivo dos municípios, além de u ma chamada interna que contemplou oito projetos de extensão direcionados ao território, dezenas de Estudantes, Professores e Técnicos Administrativos em Educação da UFSM, além de muitos colaboradores externos A intenção dessa proposta é articular os pesquisadores e extensionistas da UFSM na temática do geoturismo e institucionalizar essa iniciativa junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada. No ano de 2020, tivemos iniciativas internas antes à pandemia e durante o período de isolamento social e paralis ação das atividades presenciais, a UFSM, a Unipampa Caçapava e a Ageotur estamos realizando trabalhos presenciais a fim de minimizar impactos negativos desse período, como distribuição de máscaras, álcool gel e cestas básicas.

Facebook
Instagram
Site Turístico
Relatório de Ações

No ano de 2018, algumas iniciativas já ocorreram na UFSM e no território para a efetivação desse projeto. Foram realizadas reuniões ampliadas internas e outras específicas com os gestores municipais de Caçapava do Sul e com representantes da Unipampa (campus Caçapava do Sul).Em 2019, realizamos diversas viagens para sensibilização e capacitações com o poder público e setor produtivo dos municípios, além de uma chamada interna que contemplou oito projetos de extensão direcionados ao território, dezenas de estudantes, docentes e técnicos administrativos em educação da UFSM, além de muitos colaboradores externos. A intenção dessa proposta é articular os pesquisadores e extensionistas da UFSM na temática do geoturismo e institucionalizar essa iniciativa junto às comunidades.

Veículos regionais de imprensa
Planilha de contatos dos veículos de comunicação da região dos Geoparques
Manuais F5 Consultoria Jr.
Manual de paradiplomacia para os Geoparques Aspirante UNESCO Caçapava e Quarta Colônia
Documentário: 50 anos dos clubes negros de Caçapava do Su
Acesse o documentário aqui!
Materiais didáticos, Mapas, Livros e Cartilhas – Geoparque Caçapava
Projetos desenvolvidos no território - 2023

Ação: Arquivo Pessoal Alcides Saldanha: organização e difusão de acervos aqruivísticos – Acervo Fotográfico

Coordenador(a): Sônia Elizabete Constante

Objetivo: O projeto de organização e difusão do acervo de Alcides Saldanha surge do interesse dos atuais titulares do acervo, mediante o escritório de advocacia “Alcides Saldanha”, em perpetuar a memória deste agente político que teve atuação notável para o município de Caçapava do Sul e região. Para tal, estes procuraram o curso de Arquivologia da UFSM para que o mesmo contribuísse na estruturação de um Centro de Memória no Município que contemplasse os acervos arquivísticos, biblioteconômico e museológico de Alcides Saldanha. Nesse sentido, o projeto tem por finalidade executar atividades que colabore com a estruturação de um lugar de memória ao organizar, preservar e difundir um acervo pessoal com informações de relevância social. Nos anos de 2020 a 2022 foram executadas, com o apoio do Projeto Geoparques da UFSM e do Escritório de Advocacia Alcides Saldanha, as atividades do projeto nos documentos em suporte papel, restando as fotografias para receberem o devido tratamento em 2023. A finalização do projeto se procederá com a realização das atividades de difusão e conservação documental concomitantemente com a implementação do Centro de Memória. Para tal intuito, buscará diálogo com profissionais, docentes e discentes da área da comunicação, história e tecnologia da informação tendo em vista uma difusão que atenda os anseios sociais e midiáticos da atualidade. O futuro Centro de Memória visa se constituir como patrimônio municipal que disponibilizará o seu espaço para a realização de pesquisas acadêmicas/científicas, ações culturais pela sociedade Caçapavana e de educação patrimonial pelas escolas do município. O Centro de Memória ao se vincular às ações desenvolvidas pelo “Geoparque de Caçapava do Sul” auxiliará na construção e consolidação da memória local fortalecendo os sentimentos de identidade e pertencimento a uma cultura pela sociedade local.

Projetos desenvolvidos no território - 2022

Ação: Arquivo Pessoal Alcides Saldanha:
organização e difusão de acervos
arquivístico – Ano III

Coordenador(a): Augusto César Luiz Britto

Objetivo: O projeto de organização e difusão do acervo de Alcides Saldanha surge do interesse dos atuais titulares do acervo, mediante o escritório de advocacia “Alcides Saldanha”, em perpetuar a memória deste agente político que teve atuação notável para o município de Caçapava do Sul e região. Para tal, estes procuraram o curso de Arquivologia da UFSM para que o mesmo contribuísse na estruturação de um Centro de Memória no Município que contemplasse os acervos arquivísticos, biblioteconômico e museológico de Alcides Saldanha.

Nesse sentido, o projeto tem por finalidade executar atividades que colaborem com a estruturação de um lugar de memória ao organizar, preservar e difundir um acervo pessoal com informações de relevância social. Nos anos de 2020 e 2021 foram executadas, com o apoio do Projeto Geoparques da UFSM e do Escritório de Advocacia Alcides Saldanha, as atividades de higienização, identificação dos tipos documentais, elaboração e aplicação do quadro de arranjo, ordenação, notificação e digitalização das peças documentais, além de ter sido iniciada a atividade de descrição documental. A finalização do projeto se procederá com a realização das atividades de difusão e conservação documental concomitantemente com a implementação do Centro de Memória.

O futuro Centro de Memória visa se constituir como patrimônio municipal que disponibilizará o seu espaço para a realização de pesquisas acadêmicas/científicas, ações culturais pela sociedade Caçapavana e de educação patrimonial pelas escolas do município. O Centro de Memória ao se vincular às ações desenvolvidas pelo “Geoparque de Caçapava do Sul” auxiliará na construção e consolidação da memória local fortalecendo os sentimentos de identidade e pertencimento a uma cultura pela sociedade local.

 

 

Projetos desenvolvidos no território - 2021

Ação: Capacitação, Organograma e Gestão Estratégica para Geoparques

Coordenador/a: Cristiano Roos

Objetivo: esta proposta busca auxiliar a gestão e bom funcionamento do Geoparque e, além disso, também já estará facilitando diretamente esse processo de ser reconhecido pela UNESCO, executando algumas ações que contarão pontos para auxiliar nesta efetivação. Visando ajudar a organização das comissões e comitê gestor do Geoparque Quarta Colônia, essa proposta tem como objetivo principal auxiliar na execução correta e saudável da estruturação hoje presente na gestão deste projeto. E, para colocar essa solução em prática, a presente proposta também pretende capacitar os representantes do comitê e também das comissões já estruturadas, direcionando-os no pensamento estratégico, gestão das ações dos geoparques, ferramentas para auxílio na tomada de decisões, entre outros fatores.

Projetos selecionados no Edital Conexões Geoparques e Empresas Juniores

Ação: Assessorias de Negócios – Desenvolvendo empresas locais das regiões dos Geoparques Quarta Colônia e Caçapava (ITEP Jr. e Objetiva Jr.)

Coordenador: Profª. Sirlei Glassenap

Os geoparques são territórios conhecidos por terem grande relevância geológica, geomorfológica e paleontológica, no qual essas características singulares são capazes de proporcionar um desenvolvimento econômico da região. Na abrangência da UFSM, encontram-se dois territórios que possuem o potencial de serem reconhecidos como geoparques pela UNESCO, Caçapava do Sul e Quarta Colônia. Para que a comunidade local de geoparques seja cada vez mais fortalecida, é necessário fomentar a atitude e cultura empreendedora para os negócios locais, além de salientar os benefícios mútuos que são proporcionados entre os Geoparques e os empreendimentos locais da região. Uma das ações que envolvem o Geoparque é fortalecer os negócios locais, para que sejam cada vez mais capazes de gerar e administrar seu capital, produção, vendas e áreas relacionadas. Além disso, a retenção de pessoas dentro dessa região proporcionará uma maior demanda aos negócios locais. Dado esse contexto, a proposta de projeto da Objetiva Jr. em parceria com a ITEP Jr. tem por objetivo promover o empreendedorismo local através do ensino de práticas de gestão de negócios desde o suporte estratégico e mercadológico até o desenvolvimento de práticas de controle financeiro e produtivo para pequenas empresas localizadas nas regiões da Quarta Colônia e Caçapava do Sul. O projeto terá uma relação de trabalho conjunto com o projeto presente no edital: “Laboratório de Negócios”, da profª Debora Bobsin.

Pode-se destacar duas esferas no qual o projeto terá impacto, empreendimentos dos geoparques e alunos colaboradores das EJ’s. O primeiro, espera-se que cerca de 100 empreendimentos serão capazes de gerenciar melhor os recursos disponíveis, possuindo um diagnóstico completo da situação atual e próximos passos claros. Por meio de capacitações que os tornará capazes de tomar ações de melhoria em gestão financeira, estratégica, processos, pessoas e produção. Além do conhecimento do impacto que uma cultura empreendedora e gestão podem ter na comunidade e empresas. Bem como, cerca de 30 empresas possuirão, através da assessoria, ferramentas e práticas para que essa transformação seja potencializada. Dessa maneira, a comunidade terá empresas mais capazes de gerar renda e empregar pessoas da região. O segundo, por dar oportunidade a membros das EJ’s de aliarem a teoria à prática. Isso, impactará a experiência deles dentro do ambiente universitário, tornando-a mais completa e prática

Essa proposta é uma das ações ligadas a empresa Objetiva Júnior e a ITEP Júnior.
Para saber mais sobre as Empresas, acesse o Portal de Projetos da UFSM.

Objetiva Jr: clique aqui.

ITEP Jr.: clique aqui.

Projetos selecionados no Edital Conexões Geoparque Caçapava e Observatório de Direitos Humanos (ODH)

Ação: 50 anos dos clubes negros de Caçapava do Sul

Coordenadora: Iliane Colpo

O presente projeto tem como objetivo estudar e documentar a origem e história dos clubes negros da cidade de Caçapava do Sul – RS, tentando atribuir significado na criação dos mesmos. Especificamente, do Clube Harmonia e do CTG Clareira da Mata que completarão 49 e 46 anos respectivamente em 2020.

O objetivo específico consiste em reunir e sistematizar um acervo com fotos, vídeos, reportagens e depoimentos das pessoas frequentavam os clubes, para assim contar parte da história de Caçapava do Sul. Após a construção do documentário, objetiva-se divulgar/expor o resultado nas escolas do município, na UNIPAMPA, e nas demais instituições que revelarem interesse no assunto, assim como, nos eventos da cidade fomentando o debate sobre a importância dos clubes negros para a cultura da cidade. O acervo ficará a disposição da comunidade Caçapavana.

A proposta contempla a necessidade e anseios da população negra de Caçapava do Sul em registrar e conhecer amis a história dos clubes negros. Além disso, o projeto Geoparque considera a importância em preservar o direito a memória do sofrido período de segregação pelo qual a população negra passou no município de Caçapava do Sul. Um Geoparque, fundamentalmente, é uma iniciativa de base comunitária. Sendo assim, ações que valorizem e promovam a cultura local são bem-vistas pela Unesco (órgão que certifica os Geoparques).

O projeto conta com a parceria da Coordenadoria Municipal da Promoção da Igualdade Racial – COMPIR de Caçapava do Sul e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Pampa, campus de Caçapava do Sul.

Espera-se a princípio, como resultado que o projeto possa contribuir para o combate ao racismo estrutural persistente na sociedade brasileira e em Caçapava do Sul. Ao resgatar a história dos clubes e dos seus personagens, explicitando suas representatividades e as contribuições para a cultura local, espera-se que as crianças negras e os jovens da cidade sintam-se orgulhosos da sua história, que percebam e acreditem que podem ser protagonistas da história de sua comunidade. Além disso, espera-se conscientizar o conjunto da população caçapavana da importância cultural da população negra na cidade, fomentando o debate contra o racismo

Essa proposta é uma das ações ligadas ao projeto “História dos clubes negros de Caçapava do Sul e seus personagens”.

Para acessá-lo no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.

Projetos e Programas desenvolvidos no território - 2020

Ação: Interpretação e promoção do patrimônio natural do “Projeto Caçapava Geoparque”

Coordenador: André W. Borba

Os objetivos desta ação são:

* definir, interpretar e sinalizar trilhas pedestres nos geomonumentos Pedras das Guaritas, Serra do Segredo, Serra de Santa Bárbara e Alto de Caçapava;

* projetar e instalar, com recursos a serem pleiteados junto a instâncias diversas, cinco miradores de observação da paisagem em Caçapava do Sul;

* projetar, construir e oferecer à comunidade local e aos turistas um centro interpretativo para a geodiversidade e a paisagem de Caçapava do Sul, para funcionar como centro de visitantes e como sede do futuro ‘Caçapava Geoparque’.

A interpretação ambiental e geopatrimonial é uma das bases de qualquer estratégia de geoconservação, sobretudo quando tal estratégia pretende, no futuro, buscar uma certificação pela UNESCO. Trilhas interpretativas e o potencial de Caçapava do Sul p ara as estradas paisagísticas e para a implantação de miradores já foram temas de trabalhos científicos na geografia/UFSM, e agora podem se tornar realidade. Um centro interpretativo, como base central para a recepção de turistas e familiarização com a paisagem local, é requisito primordial para uma estratégia de geoparque.

Parcerias externas: Unipampa (campus Caçapava do Sul), Prefeitura

Municipal de Caçapava do Sul, (secretarias de Educação e Cultura/Turismo), AGEOTUR, Flor de Tuna Cia. de Aventura, Guaritas Geoturismo, Fazenda Guaporã, Pousada Chácara do Forte.

Parcerias internas já acertadas: Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO), Pró-reitoria de Extensão, docentes e estudantes de Arquitetura, Artes Visuais, Desenho Industrial;

Parcerias internas a obter: docentes, alunos e empresas juniores de Engenharia, Artes, Design, Controle/Automação, Sistemas de Informação, Esportes de Aventura, Turismo.

Ações previstas para o ano corrente:

Sinalização e interpretação de quatro trilhas pedestres no geomonumento Pedras das Guaritas, através de oficinas com escolas, tanto para a manufatura das placas quanto para a efetiva instalação das mesmas, além de eventuais aplicações de tinta spray nas rochas, ao longo do percurso;

Idealização e projeto de cinco miradores (mirantes, belvederes) de observação e interpretação da paisagem, em pontos já selecionados em trabalhos anteriores sobre estradas paisagísticas e em estratégias já existentes dentro da própria Prefeitura Municipal;

A partir da formatação (já realizada) do pré-projeto de centro interpretativo (resultado do projeto no ano de 2019), em 2020 serão retomados: projetos individuais das salas temáticas, início das tratativas com empresas-juniores de Engenharia & Arquitetura, Controle/Automação, Sistemas de Informação e com docentes/estudantes de Educação Física;

Divulgação do projeto, em seus diversos aspectos, em eventos relacionados à geoconservação, ao patrimônio geológico e aos geoparques;

Considerando a natureza do trabalho para o presente ano, as bolsas pretendidas serão destinadas a estudantes das áreas de artes visuais, desenho industrial, arquitetura ou afins.

Impactos esperados:

  • Trilhas: disponibilização de percursos seguros para turistas e visitantes locais que desejem ir aos geomonumentos; possibilidade de exploração dessas trilhas por condutores/guias locais, incrementando suas rendas; possibilidade de que os proprietários das terras por onde cruzam essas trilhas explorem economicamente tal iniciativa, vendendo água ou alimentos aos aventureiros;

  • Miradores: disponibilização de informação e interpretação geopatrimoniale de natureza aos turistas e aos moradores locais, produzindo uma sociedade mais informada, mais conhecedora e orgulhosa do seu ‘lugar’; possibilidade de uso dos miradores não apenas por turistas, mas por escolas e universidades em atividade de campo;

  • Centro interpretativo: espaço de recepção e informação para turistas e para a comunidade local; espaço para melhoria contínua da educação em ciências e da educação ambiental no município; exemplo para o município e para a comunidade na adoção de iniciativas sustentáveis, tanto do ponto de vista social quanto ambiental; revitalização e valorização de terreno importante, em posição central da cidade, atualmente em ruínas.

Essa proposta é uma das ações ligadas ao projeto “Interpretação e promoção do patrimônio natural do ‘Projeto Geoparque Caçapava’”.

Para acessá-lo no Portal de Projetos da UFSM, clique aqui.

Projetos e Programas desenvolvidos no território - 2019

Ação: No meio do caminho “tinha” uma (pedra) terra: Irapuá no contexto do Geoparque de Caçapava do Sul

Coordenador: José Luiz de Moura Filho

Saiba mais aqui!

Ação: Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde NIEEMS – Geoparque Caçapava

Coordenador: Luiz Fernando Cuozzo Lemos

Saiba mais aqui!

Notícias
Trilha de Inovação Social do Hub IS será destaque no South Summit Brazil 2025
A iniciativa “Trilha de Inovação Social” do Hub IS, da Incubadora Social da UFSM, será um dos projetos apresentados no South Summit Brazil 2025, um dos principais eventos da área…
Trilha de Inovação Social do Hub IS será destaque no South Summit Brazil 2025
A iniciativa “Trilha de Inovação Social” do Hub IS, da Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será um dos projetos apresentados no South Summit Brazil 2025, um…
Progredir Geoparque Caçapava reinicia suas atividades em 2025
O Progredir Geoparque Caçapava realizou a abertura oficial das atividades de 2025 no último dia 17 de março, com a aula inaugural do curso “Olhares do Geoparque: explorando a essência…
Reunião da PRE discute propostas para jornadas de formação de professores nos Geoparques Quarta Colônia e Caçapava
A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou, na terça-feira, 11 de março, um encontro com representantes dos Geoparques da região para discutir propostas para…
Pró-Reitoria de Extensão promove I GeoTur no Geoparque Quarta Colônia
O I GeoTur no Geoparque Quarta Colônia foi realizado nesta terça-feira, 11 de março, pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) na Câmara de Vereadores de São João do Polêsine (RS). O…