Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reunião de Acolhimento – Conexões Maternas

Técnico-Científicos Publicado: 15 agosto 2023 - 16:26 Última modificação: 15 agosto 2023 - 16:26 Ouvir

Espaço Multiuso - UFSM (Prédio 62D) - Santa Maria

19/08/2023 10:00 - 19/08/2023 12:00

Descrição

O Conexões Maternas realiza um encontro voltado para as mães estudantes, no dia 19/08. Os desafios e dificuldades vividos por mães no ambiente acadêmico são muitos e apresentam algumas variações conforme o contexto de cada realidade. Estudantes de graduação, pós-graduação, servidoras e docentes relatam sentimentos semelhantes no que diz respeito às suas expectativas e os arranjos que fazem para conciliar as demandas maternas e o trabalho/estudo. Mas, conforme o vínculo que estabelecem com a universidade, as normativas e os caminhos institucionais variam, tornando visível singularidades de cada um desses públicos. Após sistematizar as principais demandas institucionais, esperamos buscar juntas o fomento de ações a políticas que tornem a UFSM um espaço mais inclusivo e igualitários para as estudantes que são mães.

A partir desse cenário, o Projeto Conexões maternas irá promover, durante o segundo semestre de 2023 algumas atividades voltadas para cada um destes grupos, sendo o primeiro encontro voltado exclusivamente para mães estudantes de graduação e pós graduação da UFSM.

A ideia do encontro é promover um momento de acolhimento e escuta para mães estudantes sobre suas as vivências. Esperamos com a atividade ampliar e consolidar a rede materna na Universidade, sistematizar as principais demandas institucionais para buscar o fomento de ações a políticas que tornem a UFSM um espaço mais inclusivo e igualitários para as estudantes que são mães.

Programação

A reunião do Conexões Maternas com as mães estudantes da UFSM ocorrerá no sábado, dia 19/08, às 10h, no espaço Multiuso. A data foi escolhida para poder contemplar os diferentes calendários da rotina discente, bem como possibilitar a roda de conversa em um tempo mais tranquilo e em um espaço que também possibilite incluir as crianças. Se você é mãe ou conhece alguma estudante mãe da graduação ou pós graduação, nos ajude a divulgar esse convite. A nossa proposta de ação só se fortalece com a participação coletiva.

Inscrição

Não é necessário realizar nenhuma inscrição prévia, e as vagas para participar do evento são ilimitadas. Todas as mães estudantes, da graduação ou da pós-graduação, estão convidadas a participar!

Espaço Multiuso - UFSM (Prédio 62D)

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul