Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

II Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde: Abordagens para Manejo da Obesidade no SUS

Técnico-Científicos Publicado: 19 setembro 2023 - 13:39 Última modificação: 19 setembro 2023 - 13:40 Ouvir

Auditório Wilson Aita - Anexo 9C, Centro de Tecnologia - Santa Maria

18/10/2023 08:30 - 19/10/2023 11:00

Descrição

O II Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde: ABORDAGENS PARA MANEJO DA OBESIDADE NO SUS está promovendo um espaço de discussão, capacitação, aprendizagem e troca de experiências de ações de promoção da alimentação adequada e saudável. O Encontro também promove às atividades físicas práticas corporais, da vigilância alimentar e nutricional e do manejo da obesidade por abordagem coletiva, direcionado às necessidades dos profissionais e gestores dos serviços de saúde da Atenção Primária dos municípios do Rio Grande do Sul (RS) para o fortalecimento das políticas públicas de alimentação e nutrição e a linha do cuidado da obesidade.

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2023, o evento será realizado na modalidade presencial, no auditório Wilson Aita da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Sede. Além das palestras principais, será ministrado um mini-curso, conforme programação abaixo.

O evento é promovido pelo Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (OVAN) com apoio da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde do RS, da Universidade Federal de Santa Maria e demais parceiras.

18/10/2023 – Quarta-feira

• 9h30 – Abertura do evento com autoridades (Ministério da Saúde, Política de Alimentação e Nutrição do Estado RS, Coordenadoria Regional de Saúde e Universidade Federal de Santa Maria).
  • 10h- Momento Cultural
  • 10h20 – Palestra: Panorama atual da Linha de Cuidado da Obesidade no Rio Grande do Sul. Palestrantes: Secretaria Estadual de Saúde
  • 11h10 – Palestra: Ambientes Alimentares na promoção da alimentação saudável e na prevenção da obesidade. Palestrante: Profª Drª Raquel Canuto (UFRGS). Mediação: Profª Vanessa Ramos Kirsten
  • 14h – Palestra: Manejo da obesidade na Atenção Primária Palestrante: Profª Drª Aline Cristine Souza Lopes – Universidade Federal de Minas Gerais
  • 15h – Palestra: Guia alimentar e Guia de Atividade Física para a População Brasileira: Instrumentos para o manejo da obesidade no SUS Palestrantes: Profª Drª Daniela Lopes dos Santos e Profª Drª Greisse Viero da Silva Leal (UFSM) Universidade Federal de Santa Maria Mediadora:
  • 15h45 – Coffee-break
  • 16h00 – Palestra: A integração de ensino superior, gestão e serviço em saúde: A experiência de Mato Grosso do Sul com o Observatório de Condições Crônicas e Alimentação (Menção Honrosa pelo Ministério da Saúde no Conbran 2022) Palestrantes: Profª Drª Camila Medeiros da Silva Mazzetti (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).
  • 16h45 – Roda de Experiências: Ações de Alimentação e Nutrição de Municípios gaúchos sobre o enfrentamento da obesidade na Atenção Primária à Saude (apresentação oral)

19/10/2023 – Quinta-feira

• 8h30 – 12h – Exposição de Trabalhos e Experiências dos municípios (modalidade pôster)
  • 8h30 –11h – Mini-curso: Estratégia para o Cuidado da Pessoa com Obesidade na Atenção Primária Moderadora: Profª Drª Aline Cristine Souza Lopes – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),