Livros e Revistas
Lançamentos na 49.ª Feira do Livro de Santa Maria
Extensão Universitária: Gestão, Comunicação e Desenvolvimento Regional
Constituído a partir de palestras, seminários e pesquisas desenvolvidas pelo professor nos anos de 2019, 2020 e 2021, o livro traz novas discussões e contribuições para a prática da extensão pelas universidades públicas. Ao resgatar como a Extensão Universitária cumpriu diferentes papéis ao longo da história, Flavi ressalta como esse pilar universitário deve pautar-se na emancipação dos sujeitos e na construção de uma cultura democrática sólida. Além disso, a obra apresenta-se como um importante instrumento para os gestores da extensão nas universidades, trazendo considerações sobre como avaliar e mensurar os impactos da prática na sociedade.
Extensão Universitária da UFSM 2021: Relatório de Ações
Se em 2020 a Extensão precisou se reinventar no universo digital, em 2021 começou a propor o retorno ao mundo real. Apesar de ser o período mais crítico da pandemia da covid-19, os extensionistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) continuaram com os seus esforços incessantes para a promoção da cidadania e da democracia em diversas partes do país. Diante do agravamento da pandemia, as ações extensionistas mantiveram suas atividades no formato híbrido, dando suporte aos profissionais de saúde e de educação, levando cultura e informação confiável aos brasileiros e buscando soluções para os desafios que surgiam no dia a dia. A seguir apresentamos o relatório com o resumo das ações da Pró-Reitoria de Extensão UFSM no ano de 2021. Nele, você poderá conferir um pouco mais das nossas ações em um ano desafiador.
Catálogo de Esculturas da UFSM campus Santa Maria
O Catálogo de Esculturas, organizado pela arquivista Flávia Simone Botega Jappe e pelo professor José Francisco Goulart, registra informações sobre as esculturas públicas expostas ao ar livre no campus UFSM Santa Maria. O trabalho de pesquisa surgiu visando a conservação do contexto de produção e as informações desse patrimônio da Universidade.
Catálogo Murais da UFSM: 1971-2021
O Catálogo de Murais UFSM: 1971-2021 foi organizado pela arquivista da Universidade, Cristina Strohschoen dos Santos, e lançado em 2021 pela PRE. A obra é resultado de uma pesquisa documental realizada no acervo de negativos fotográficos, no acervo documental e bibliográfico da universidade, apresentando um total de 33 murais.
Mamãe, o que é o pensamento?
Livro infantil ilustrado.
Uma menina esquisita chamada Dina
Livro infantil ilustrado.
A Dinossaura Gnathovorax Azul
Livro infantil ilustrado.
Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO: Caminhos para o desenvolvimento sustentável
Caçapava do Sul, capital gaúcha da geodiversidade, perfeita sala de aula ao ar livre para as ciências da natureza; Caçapava do Sul, beleza cênica que se traduz em enorme potencial para o turismo e os esportes de aventura; Caçapava do Sul, patrimônio histórico- cultural rico e diversificado, dos lanceiros negros farroupilhas à única fortaleza preservada no extremo sul do Brasil. Caçapava do Sul, hoje, quer conquistar o selo de Geoparque Mundial da UNESCO. Com o apoio de suas instituições e de sua gestão municipal, com a participação ativa de sua comunidade, Caçapava do Sul uniu-se à Unipampa e à UFSM em uma estratégia de desenvolvimento equilibrado, sustentável, que se alicerça sobre três pilares: conservação da natureza e da paisagem; educação patrimonial e ambiental de qualidade; e geoturismo como motor de geração de trabalho e renda.
Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO: conservação do patrimônio e desenvolvimento regional sustentável
A Quarta Colônia, além de encantadora, é um campo fértil de temáticas para investigações, que vai muito além da paleontologia. Nesse sentido, muitas pesquisas a respeito dessa região são desenvolvidas, só que nem sempre os resultados dos trabalhos chegam a todos os interessados, como os moradores do território. E é exatamente isso que este livro propõe, apresentar e disponibilizar, por meio de 9 capítulos, resultados parciais e discussões de projetos que são desenvolvidos ou que tem como foco o território da Quarta Colônia.
* Texto retirado do prefácio da obra.
Quarta Colônia Aspiring Geopark: territory and heritage
Quarta Colônia Geopark is the name of the Aspirant UNESCO Global Geopark. The name refers to the fourth center of Italian colonization in the center of the state of Rio Grande do Sul. Beginning in 1877, it was a new wave of immigration in the same region in which the German immigrant population had settled since around 1855. A “promising land” in which thousands of European settlers placed their hopes and dreams, facing a dense subtropical forest, between the deep fault valleys carved by a broad drainage network on the slope of the Serra Geral mountain range, and which demarcates the southern border of the Brazilian Meridional Plateau (Planalto Meridional Brasileiro).
Caçapava Aspiring Geopark
Caçapava Geopark (Geoparque Caçapava, in Portuguese) is the name of the territory candidate to become a UNESCO Global Geopark. “Caçapava” is a strong name, in both pronunciation (/kɑ:sɑ:’pɑ:vɑ:/) and meaning. Some 2,000 years ago, the Pampean region of southernmost Brazil was inhabited by diverse P amp e a n i n d i g e n o u s p e o p l e s (belonging to the great Charrua ethnicity), adapted to open, grassland- dominated landscapes. Arriving from the northern forests of Amazon and Guairá, the guarani people, adapted to the jungle-dominated landscapes, invaded and conquered many territories neighboring the Pampa.
Lucas, Marina e a Pedra do tempo em: Primeiros habitantes do Rio Grande do Sul
Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul é uma estória divertida que mescla estudos de arqueologia com ficção, em que duas crianças descobrem uma pedra mágica que possibilita a viagem no tempo, a Pedra do Tempo! Neste capítulo, conheceremos os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul, seus costumes, instrumentos e modo de vida, além da fauna peculiar da época.
Lucas, Marina e a Pedra do tempo em: Os povos das grutas
Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: os povos das grutas é uma estória que conta sobre os estudos da Arqueologia com ficção. Duas crianças, ao encontrarem uma pedra mágica que possibilita uma viagem ao tempo – a Pedra do Tempo, começam uma grande aventura no passado, conhecendo os povos que já habitaram o Rio Grande do Sul. Neste capítulo 2, conheceremos um pouco dos Povos das Grutas, seus costumes, instrumentos e modo de vida.
Lucas, Marina e a Pedra do tempo em: Os povos dos sambaquis
Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: os povos dos sambaquis é uma estória que conta sobre os estudos da Arqueologia com ficção. Duas crianças, ao encontrarem uma pedra mágica que possibilita uma viagem ao tempo – a Pedra do Tempo, começam uma grande aventura no passado, conhecendo os povos que já habitaram o Rio Grande do Sul. Neste capítulo 3, conheceremos um pouco dos Povos dos Sambaquis, seus costumes, instrumentos e modo de vida.
Coletânea Diretrizes para o turismo: Contextualização e Princípios da Gestão de Roteiros Turísticos
Com o olhar voltado para o sentido territorial de desenvolvimento, novos ou antigos destinos turísticos, consagrados ou não, estão se preparando para experiências ímpares de viagens, mais seguras e dotadas de infraestrutura e serviços turísticos, que se somam a visitações de atrativos capazes de despertar sentimentos de pertencimento, de identidade e de saudade da tradição herdada.
Esta Coletânea traz os principais aspectos que formam a base para a Gestão de Roteiros Turísticos, uma vez que servem como princípios norteadores a serem previamente consultados quando se quer compreender o processo de Gestão de Roteiros Turísticos.
Coletânea Diretrizes para o turismo: Processos e Ferramentas para destinos e roteiros turísticos
Qual a importância de um roteiro turístico? A relevância de um roteiro turístico não está somente no fato de que será cumprida uma visita a um determinado número de atrativos e estabelecimentos comerciais sequenciais, mas sim na percepção positiva e satisfatória que cada visitante possuirá ao final do itinerário, incluindo seus sentimentos, suas experiências e suas memórias. Os roteiros turísticos são parte de um processo participativo que trabalha em prol da integração das diversas esferas decisórias, da democratização da informação, da reunião de dados para o planejamento integrado, convergente com anseios da população e atuante no multiplicador do conhecimento, da história e das identidades locais (BENI, 2006). Neste escopo, esta Coletânea de gestão apresenta uma compilação de processos e ferramentas importantes para a atividade de turismo e sua complexa, inter, multi e transdisciplinar concepção. Ademais, destaca as principais ferramentas para a preparação, concepção, divulgação e comercialização de roteiros. Por meio do processo de planejamento, formatação do produto turístico e marketing, o intuito é proporcionar ao leitor uma ampliação da visão da atividade turística para melhor compreensão e aprendizagem durante o processo de desenvolvimento sustentável do turismo. No final, demonstra um estudo de caso referente às perspectivas para o turismo no Projeto Geoparque Quarta Colônia/RS, aspirante UNESCO.
Mistério da Pedra Branca: Uma aventura fantástica em Caçapava do Sul
Livro infantil ilustrado.
Patrimônio Histórico Cultural Geoparque Quarta Colônia
Esta “cartilha” é o registro e a divulgação escrita de espaço de memórias, dos saberes e fazeres, com valor simbólico, a nível de patrimônio, dos nove munícipios pertencentes ao CONDESUS-Quarta Colônia e do projeto institucional Geoparque.