Links Úteis
Chamada de enfrentamento à covid-19
Projeto Educação Patrimonial em tempo de pandemia – atividades junto às escolas dos municípios vinculados ao projeto institucional Geoparque Quarta Colônia.
Coordenadora: Maria Medianeira Padoin
A proposta de “Atividades não Presenciais”, numa perspectiva de Educação Patrimonial, partiu de iniciativa do trabalho conjunto entre um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com a maioria das Secretarias de Educação dos Municípios do CONDESUS-Quarta Colônia que estão vinculadas ao Projeto Geoparque Quarta Colônia.
A partir de uma perspectiva de Educação Patrimonial enquanto uma política que norteia os pressupostos de uma educação que valoriza o sentido de pertencimento da comunidade ao seu local/região, tanto enquanto território integrado ao meio ambiente, a sociedade ali formada, a sua cultura e história, bem como visando uma educação que propicia uma consciência de responsabilidade para a preservação, para o desenvolvimento sustentável e inovador, organizamos uma proposta geral para ações, especialmente no período de isolamento social provocado pela Pandemia do COVID19.
Para tanto, partindo das perspectivas do Projeto Geoparque e de suas ações no que tange a Educação Patrimonial, como também do Programa de Extensão Patrimônio Histórico, Memória, Educação e Preservação (Registro CCSH: 053499) que desenvolvemos desde 2015, junto a região da Quarta Colônia, propomos o presente projeto. Assim, sendo, o projeto visa colaborar com as Secretarias de Educação e/ou escolas municipais e/ou estaduais, visando a preservação da memória do presente e do passado, enquanto práticas norteadoras da aprendizagem nos diversos níveis do ensino e sua interação com a comunidade (âmbito familiar ou do grupo social em que os/as alunos/as convivem).
Ou seja, uma prática que envolve escola e família/comunidade. Além disso, cada Município que aderir ou escola, definirá suas ações de acordo com sua realidade, projeto pedagógico e cronograma. Também estão previstos que os resultados destas atividades didáticas deverão ser preservados no acervo da escola e/ou do município; que se organize exposições dos trabalhos; que se divulgue no site da Secretaria e/ou nas redes sociais e/ou na Universidade e/ou CONDESUS, na perspectiva da Educação Patrimonial junto ao projeto Geoparque Quarta Colônia.”
No período da pandemia, o Município de São João do Polêsine se adaptou as atividades não-presenciais para manter a memória e identidade do município. O artesanato em suas diferentes vertentes é uma das propostas desenvolvidas junto aos grupos de convivência. Essas ações fazem parte do projeto “Educação Patrimonial em tempos de pandemia” vinculado ao projeto Geoparque.