Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Educação Patrimonial em tempo de pandemia

Links Úteis
Desenvolvimento Regional e Cidadania
Geoparque Quarta Colônia
Agenda 2030
Exposição Educação Patrimonial
Chamada de enfrentamento à covid-19
Projeto Educação Patrimonial em tempo de pandemia – atividades junto às escolas dos municípios vinculados ao projeto institucional Geoparque Quarta Colônia. 

Coordenadora: Maria Medianeira Padoin

 

A proposta de “Atividades não Presenciais”, numa perspectiva de Educação Patrimonial, partiu de iniciativa do trabalho conjunto entre um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com a maioria das Secretarias de Educação dos Municípios do CONDESUS-Quarta Colônia que estão vinculadas ao Projeto Geoparque Quarta Colônia.

A partir de uma perspectiva de Educação Patrimonial enquanto uma política que norteia os pressupostos de uma educação que valoriza o sentido de pertencimento da comunidade ao seu local/região, tanto enquanto território integrado ao meio ambiente, a sociedade ali formada, a sua cultura e história, bem como visando uma educação que propicia uma consciência de responsabilidade para a preservação, para o desenvolvimento sustentável e inovador, organizamos uma proposta geral para ações, especialmente no período de isolamento social provocado pela Pandemia do COVID19.

Para tanto, partindo das perspectivas do Projeto Geoparque e de suas ações no que tange a Educação Patrimonial, como também do Programa de Extensão Patrimônio Histórico, Memória, Educação e Preservação (Registro CCSH: 053499) que desenvolvemos desde 2015, junto a região da Quarta Colônia, propomos o presente projeto. Assim, sendo, o projeto visa colaborar com as Secretarias de Educação e/ou escolas municipais e/ou estaduais, visando a preservação da memória do presente e do passado, enquanto práticas norteadoras da aprendizagem nos diversos níveis do ensino e sua interação com a comunidade (âmbito familiar ou do grupo social em que os/as alunos/as convivem).
 
Ou seja, uma prática que envolve escola e família/comunidade. Além disso, cada Município que aderir ou escola, definirá suas ações de acordo com sua realidade, projeto pedagógico e cronograma. Também estão previstos que os resultados destas atividades didáticas deverão ser preservados no acervo da escola e/ou do município; que se organize exposições dos trabalhos; que se divulgue no site da Secretaria e/ou nas redes sociais e/ou na Universidade e/ou CONDESUS, na perspectiva da Educação Patrimonial junto ao projeto Geoparque Quarta Colônia.”

No período da pandemia, o Município de São João do Polêsine se adaptou as atividades não-presenciais para manter a memória e identidade do município. O artesanato em suas diferentes vertentes  é uma das propostas desenvolvidas junto aos grupos de convivência. Essas ações fazem parte do projeto “Educação Patrimonial em tempos de pandemia” vinculado ao projeto Geoparque.

Vídeos produzidos pela ação
Atividades em São João do Polêsine
Atividades em Agudo
Atividades em Silveira Martins
Atividades em Dona Francisca
Atividades em São João do Polêsine
Atividades em Restinga Seca
Atividades em Nova Palma
Atividades em Faxinal do Soturno
Atividades em Nova Palma
Atividades em Nova Palma
Atividades em São João do Polêsine