Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comitê de Energia e Sustentabilidade

O projeto

O Comitê de Energia e Sustentabilidade é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, dedicado ao ensino, pesquisa e extensão do tema energia e seu impacto ambiental. Visando o desenvolvimento de atividades voltadas para problemas ligados à geração, uso e economia de energia e ao desenvolvimento sustentável.

Objetivos Gerais
  • O Comitê de Energia e Sustentabilidade é um órgão vinculado ao Núcleo de Integração e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão, conforme Resolução número 0021/92, do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, dedicado ao ensino, pesquisa e extensão sobre energia e desenvolvimento sustentável em toda sua abrangência;

  • O problema da energia e do desenvolvimento sustentável, transcende aos aspectos puramente técnicos e científicos, adquirindo profundas conotações sociais, políticas e econômicas. Por esta razão, o Comitê congrega docentes e pesquisadores de qualquer área da Universidade, desde que se envolvam, de uma maneira ou de outra, com o problema energético ambiental;

  • O estudo da energia e do desenvolvimento sustentável é necessariamente um problema multidisciplinar; o Comitê promove e incentiva pesquisas e experimentações que envolvem diferentes unidades da Universidade, evitando duplicações e facilitando a integração de esforços;

  • A busca da auto-suficiência, no mais amplo sentido, dos diversos tipos de comunidades urbanas ou rurais deverá ser prioritária para o Comitê de Energia e Sustentabilidade, como uma das condições essenciais para a sobrevivência destas comunidades e para a manutenção e permanência de seus habitantes no meio original. Neste sentido, a energia e meio ambiente estão na mesma ordem de prioridade que a produção de alimentos, a saúde, a educação, o urbanismo, os transportes, as comunicações. O comitê de Energia e Sustentabilidade funcionará harmonicamente com todos os demais grupos já constituídos ou a constituir, sob a forma de Comitês similares.

DESTILADOR DE BAIXO CUSTO APLICADO À PEQUENA ESCALA

Nome: Priscila Marques Julio

Função: Acadêmica do curso de Engenharia Química – UFSM

Desenvolver um destilador de etanol de baixo custo destinado às micro destilarias. Este deverá ser construído em materiais alternativos e dotado de um sistema de controle também de baixo custo. Foi feita uma pesquisa sobre diferentes materiais e escolheu-se o que melhor se adequou ao destilador. Está sendo avaliada a resistência deste material às condições do processo.


PRODUÇÃO DE ETANOL EM PEQUENA ESCALA: DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DE DESTILAÇÃO APROPRIADA

Nome: Vanessa Baldo

Função: Acadêmica do curso de Engenharia Química – UFSM

As microdestilarias possuem um importante papel no meio em que estão inseridas, por representarem um meio de produção de um combustível que pode ser comercializado na região, incrementando a renda das famílias envolvidas. A necessidade de viabilização econômica desses empreendimentos depende em grande parte do sistema de destilação de vinho, que na pequena escala apresenta grande consumo de energia e baixo rendimento. 

Dessa forma, o objetivo geral do projeto é inovar o processo de destilação em microdestilarias, visando o aumento da eficiência térmica e de separação do processo, além de propor aperfeiçoamentos no formato da coluna de destilação, no mecanismo de aquecimento e alterações nas características físicas e operacionais do equipamento de destilação, de modo a garantir o atendimento aos padrões exigidos pela Agência Nacional do Petróleo para comercialização do Álcool Etílico Hidratado Combustível.

De uma maneira geral, espera-se chegar ao detalhamento e projeto de um modelo de destilador adaptado à condição operacional de pequena escala, contribuindo, assim, com a produção de etanol em pequenas propriedades e/ou empreendimentos.


DESTILADOR DE BAIXO CUSTO APLICADO À PEQUENA ESCALA

Nome: Thiago Castro de Almeida

Função: Mestrando em Engenharia de Processos – UFSM

O projeto baseia-se numa pesquisa tecnológica aplicada envolvendo o tratamento anaeróbio de efluente proveniente de microdestilaria de produção de etanol, especificamente vinhoto. O objetivo geral deste projeto constitui-se em instalar um reator anaeróbio piloto de alta eficiência e avaliar os parâmetros (temperatura e pH) de operação do reator e suas diferentes configurações para o tratamento do vinhoto Ao final de todos procedimentos espera-se encontrar um valor ótimo de temperatura e pH para o melhor tratamento do vinhoto produzido pela microdestilaria, com a maior diminuição de DQO deste resíduo, e fornecer melhorias tanto nas análise laboratoriais que serão realizadas como melhorias de operação de estrutura do biodigestor.


PROJETO DE ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DE OPERAÇÃO DE REATOR ANAERÓBIO DE FLUXO ASCENDENTE NO TRATAMENTO DE VINHOTO DE MICRODESTILARIA

Nome: Thiago Castro de Almeida

Função: Mestrando em Engenharia de Processos – UFSM

Os combustíveis fósseis ainda são e será por muito tempo a base da energia do planeta, o que exigirá um esforço extra por parte dos países para encontrar soluções para o problema das emissões dos gases causadores do efeito estufa. No entanto, depois das chamadas “crises do petróleo”, nos anos de 1973 e 1981, os países começaram a perceber que o petróleo era um combustível caro e escasso. O caráter finito das reservas e a ameaça por novos aumentos no preço exigiam o desenvolvimento de novas tecnologias. Aliado a isso, com o apogeu do conceito de sustentabilidade, a necessidade de opções energéticas menos agressivas ao ecossistema e de preferência renováveis passou de mera idealidade para realidade. É nessa realidade que o biodiesel, combustível biodegradável produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, surge como alternativa ao diesel petroquímico, já que possuem características físico-químicas semelhantes, podendo ser usado em motores ciclo-diesel, diminuindo assim a emissão de gases poluentes ao meio ambiente. Para ratificar o potencial do biodiesel como combustível alternativo e menos agressivo ao meio ambiente, é imprescindível que o processo minimize entre outros fatores o consumo de energia, a geração de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos e utilize de matérias-primas não tóxicas. Este projeto propõe a realização da Análise do Ciclo de Vida (ACV) do biodiesel no Rio Grande do Sul (RS) e se baseará na definição de um sistema de controle, ou mapeamento, dos fluxos de produção e uso dos produtos analisados e a definição da “unidade funcional”, com ênfase no processo industrial de produção do biodiesel, podendo contribuir de forma significativa para melhoramento do processo produtivo e estabelecer opção de um combustível (biodiesel) mais atrativo econômica e ambientalmente.


AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE REATORES ANAERÓBIOS DE ALTA EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS.

Nome: Thiago Castro de Almeida

Função: Mestrando em Engenharia de Processos – UFSM

Os efluentes industriais ao serem descartados causam a alteração na qualidade de corpos receptores e conseqüentemente a sua degradação. O ponto fundamental é compatibilizar a produção industrial com a conservação do meio ambiente que a todos cerca através do manuseio adequado desses resíduos. O tratamento anaeróbio é uma das opções que está em franco desenvolvimento, ocorrendo um aumento significativo das alternativas de aplicação dessa tecnologia. Desta forma, a partir da instalação e avaliação do comportamento de reatores de alta taxa, é possível obter dados que possam ser utilizados para futuros estudos e projetos de sistemas de tratamento utilizando reatores anaeróbios. Sendo assim, o projeto em questão se propõe, mediante uma abordagem quantitativa envolvendo procedimentos experimentais e estudos de casos, avaliar o desempenho de reatores anaeróbios de alta eficiência, em suas diferentes configurações, no processo de tratamento de efluentes industriais. Como objetivo principal, busca-se o desenvolvimento de alternativas e a implementação das tecnologias de tratamento de resíduos industriais utilizando sistemas anaeróbios. Como objetivos específicos almejam-se a aquisição de dados, avaliação de desempenho, estudo da viabilidade e realização de estudo comparativo do desempenho de diferentes configurações de reatores anaeróbios.


DESTILADOR DE BAIXO CUSTO APLICADO À PEQUENA ESCALA

Nome: Michel Brondani

Função: Mestrando em Engenharia de Processos – UFSM

As microdestilarias podem desempenhar um importante papel no meio rural desde que sua viabilização econômica seja garantida pelo emprego de um sistema produtivo eficiente e de menor custo. Nesse quesito, a etapa de destilação necessita de especial atenção uma vez que o custo de uma unidade de destilação representa 33% do investimento em equipamentos em uma microdestilaria. Além disso, as atividades relacionadas com a destilação (destilação propriamente dita e geração de vapor) respondem por aproximadamente 60% do custo de produção do etanol em pequena escala. O emprego de um destilador com separação eficiente e reduzido consumo de energia pode auxiliar na viabilização econômica das microdestilarias. Assim, o desenvolvimento de um destilador de baixo custo, com uma nova concepção de montagem e a utilização de materiais construtivos alternativos ao aço inoxidável, acompanhado de um hardware e de um sistema supervisório para controle pode ser decisivo no auxílio ao desenvolvimento econômico da produção de etanol em pequena escala no Rio Grande do Sul e no Brasil.


PRODUÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA PARA A GERAÇÃO DE BIODIESEL NO SUL DO BRASIL: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL E ANÁLISE ECONÔMICA DOS SISTEMAS PRODUTIVOS

Nome: Michel Brondani

Função: Mestrando em Engenharia de Processos – UFSM

Os combustíveis fósseis ainda são e será por muito tempo a base da energia do planeta, o que exigirá um esforço extra por parte dos países para encontrar soluções para o problema das emissões dos gases causadores do efeito estufa. No entanto, depois das chamadas “crises do petróleo”, nos anos de 1973 e 1981, os países começaram a perceber que o petróleo era um combustível caro e escasso. O caráter finito das reservas e a ameaça por novos aumentos no preço exigiam o desenvolvimento de novas tecnologias. Aliado a isso, com o apogeu do conceito de sustentabilidade, a necessidade de opções energéticas menos agressivas ao ecossistema e de preferência renováveis passou de mera idealidade para realidade. É nessa realidade que o biodiesel, combustível biodegradável produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, surge como alternativa ao diesel petroquímico, já que possuem características físico-químicas semelhantes, podendo ser usado em motores ciclo-diesel, diminuindo assim a emissão de gases poluentes ao meio ambiente. Para ratificar o potencial do biodiesel como combustível alternativo e menos agressivo ao meio ambiente, é imprescindível que o processo minimize entre outros fatores o consumo de energia, a geração de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos e utilize de matérias-primas não tóxicas. Este projeto propõe a realização da Análise do Ciclo de Vida (ACV) do biodiesel no Rio Grande do Sul (RS) e se baseará na definição de um sistema de controle, ou mapeamento, dos fluxos de produção e uso dos produtos analisados e a definição da “unidade funcional”, com ênfase no processo industrial de produção do biodiesel, podendo contribuir de forma significativa para melhoramento do processo produtivo e estabelecer opção de um combustível (biodiesel) mais atrativo econômica e ambientalmente.


ANÁLISE DO CICLO DE VIDA PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO ORIUNDO DE MATÉRIAS-PRIMAS AMILÁCEAS E SACARINAS EM PLANTA PILOTO

Nome: Michel Brondani

Função: Mestrando em Engenharia de Processos – UFSM

Com o advento da tecnologia “flex” e a crescente busca pela produção ambientalmente correta e menos poluente ao meio ambiente, a produção de etanol voltou a ganhar importância no setor industrial, tendo em vista que seu uso tem vantagens como: menor dependência de combustíveis fósseis importados, os subprodutos da cana são utilizados no próprio ciclo produtor de álcool como fonte de energia elétrica obtida pela queima do bagaço e como fertilizante da terra utilizada no plantio, através do chamado vinhoto, tornando uma usina de álcool auto-dependente. Logo, um processo deve ser pensado para ser ambientalmente responsável quando em operação, especialmente no caso de um biocombustível. Idealmente, deve limitar o uso de materiais tóxicos, minimizar o consumo de energia, evitar ou minimizar a geração de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos e assegurar que qualquer resíduo eventualmente produzido poderá ser reaproveitado na economia.Com o objetivo de localizar as principais etapas do processo que contribuem para a poluição ambiental, a Análise do Ciclo de Vida (ACV), uma ferramenta de análise ambiental, pode ser utilizada para tal fim. O intuito é a realização da Análise do Ciclo de Vida da produção de álcool etílico oriundo das matérias-primas batata e cana-de-açúcar na microdestilaria (escala piloto) do colégio politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) objetivando quantificação e qualificação das etapas mais poluidoras e identificação dos fluxos com maior potencial poluidor dentro de cada etapa. Também, verificar qual tipo de processo produtivo implica em menor dano/impacto ambiental.

Publicações em Revistas

Conversion of cassava starch to ethanol and a byproduct under different hydrolysis conditions

Revista: Wiley Online Library

Data de publicação: Abril de 2015

Why small-scale fuel ethanol production in Brazil does not take off?

Revista: Renewable and Sustainable Energy Reviews
Data da Publicação: Março de 2015

Quantification and use of rice husk in decentralized electricity generation in Rio Grande do Sul State, Brazil.

Revista: Clean Technologies and Environmental Policy
Data da Publicação: Setembro de 2014

Enviromental and energy analysis of biodiesel production in Rio Grande do Sul, Brazil.

Revista: Clean Technologies and Environmental Policy

Data da Publicação: Maio de 2014

Review of Hydraulics Correlations for Sieve Trays Without Downcomers.

Revista: Industrial & Engineering Chemistry Research

Data da Publicação: 28/04/2014

An Innovative Project Involving an Appropriate Hybrid Distillation System for Small-Scale Ethanol Fuel Production.

Revista: Taylor & Francis

Data da Publicação: 21/12/2012

Fossil Fuel Saving through a Direct Solar Energy Water Heating System.

Revista: Clean – Soil, Air, Water

Data da Publicação: 19/05/2008

O papel do etanol como combustível no desenvolvimento do Rio Grande do Sul – Parte I.

Revista: CREA nº 94, pág. 39

Data da Publicação: Jan/Fev de 2013

O papel do etanol como combustível no desenvolvimento do Rio Grande do Sul – Parte II.

Revista: CREA nº 95, pág. 37

Data da Publicação: Mar/Abr de 2013

Energia renovável: seu papel no desenvolvimento sustentável.

Revista: CREA nº 36, pág. 32

Data da Publicação: Agosto de 2007

Publicações em Eventos

Aproveitamento da energia da água de chillers

Evento: XVI Congresso Brasileiro de Energia.

Local: Centro de convenções da FIRJAN

Data: 20 a 22 de outubro de 2015.

Eficientização do sistema de produção de água gelada para condicionamento de ar da sala limpa de uma indústria de semicondutores

Evento: XVI Congresso Brasileiro de Energia.

Local: Centro de convenções da FIRJAN

Data: 20 a 22 de outubro de 2015.

Estudo de eficiência energética de extrusoras tipo ram para polietileno de ultra-alto peso molecular

Evento:XVI Congresso Brasileiro de Energia.

Local: Centro de convenções da FIRJAN

Data: 20 a 22 de outubro de 2015.

O critério de alocação na avaliação energética da produção de etanol hidratado combustível em pequena escala

Evento:XVI Congresso Brasileiro de Energia.

Local: Centro de convenções da FIRJAN

Data: 20 a 22 de outubro de 2015.

Uma revisão sobre a produção de biodiesel no Rio Grande do Sul.

Evento: 1º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR

Local: Santa Maria (RS)

Data: 15 a 17 de Agosto de 2012.

Balanço de massa do processo de produção de biodiesel visando a recuperação do metanol residual

Evento: Simpósio Estadual de Agroenergia

Local: Porto Alegre (RS)

Data: 06 a 08 de Novembro de 2012.

Produção de biodiesel no Rio Grande do Sul: Aspectos econômicos das etapas de produção

Evento: XV Congresso Brasileiro de Energia (CBE)

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Data: 22 a 24 de Outubro de 2013.

Análise ambiental da produção de biodiesel no Rio Grande do Sul usando a metodologia de Análise do Ciclo de Vida 

Evento: XV Congresso Brasileiro de Energia (CBE)

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Data: 22 a 24 de Outubro de 2013.

Eficiência de um reator UASB na redução da carga orgânica e na produção de biogás, tendo vinhaça como substrato

Evento: XV Congresso Brasileiro de Energia (CBE)

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Data: 22 a 24 de Outubro de 2013.

Uso de redes neurais na previsão do desempenho de um reator UASB para tratamento de vinhaça e geração de biogás

Evento: XV Congresso Brasileiro de Energia (CBE)

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Data: 22 a 24 de Outubro de 2013.

Aspectos da produção de álcool combustível super-hidratado (ACSH) e sua utilização em veículos automotores

Evento: XIV Congresso Brasileiro de Energia (CBE) – 2012

Produção de etanol hidratado combustível (EHC) em microdestilarias: Análise de custos e viabilidade Econômica

Evento: XV Congresso Brasileiro de Energia (CBE) – 2013

Fator energético como ferramenta para avaliação do desempenho de colunas de destilação de pequena escala

Evento: Simpósio Estadual de Agroenergia – IV reunião técnica agroenergia – RS, 2012.

Cálculo do Fator Energético de Colunas de Destilação de Pequena Escala

Evento: 28ª Jornada Acadêmica Integrada – JAI, 2013


 
Equipe
Contato

Email: cenergia@ufsm.br

Tel.: (55) 3220-8691

Fone: (55) 3224-4701

Aplicativos

Para fazer o download do aplicativo etanolca, clique aqui

Após fazer o download do aplicativo para o seu computador, você pode transferí-lo para o seu celular através de um cabo USB. Você também pode fazer o download diretamente pelo seu celular pelo link: https://www.mediafire.com/download/iaevwysschie47k

Em breve será disponibilizado o etanolcapc1.0