Todas as apresentações de trabalho serão realizadas através da plataforma Google Meet. Para acessar à sala é preciso ter um conta de e-mail vinculada ao Google.
As salas também são abertas para não inscritos no evento, visando à democratização e à popularização do conhecimento científico.
Institucionalização da Extensão Universitária
eixo de trabalhos 01
Integralidad de funciones a partir de un proyecto de extensión universitaria |
Curricularização da Extensão Universitária e Obrigatoriedade da Digitalização de Documentos Acadêmicos: Desafios para uma Gestão Integrada |
La Extensión en Debate: Replanteando la Integración con la Docencia y la Investigación |
A interação entre universidade e setor público sob a perspectiva da extensão universitária: um estudo de caso da Universidade Estadual de Campinas1 |
O processo da democratização do conhecimento tecnológico no Oeste do Pará: primeiros frutos. |
Repensando en extenso prácticas y conceptos. Polinizando intercambio de saberes para la acción |
Proyectos y Prácticas de Extensión de Educación Experiencial. Gestión y articulación de acciones en pandemia Covid-19. |
Sinergias entre la Universidad y el territorio, prácticas curriculares en el contexto actual |
+ Potencialidades extensionistas na pós-graduação: inserção social dos Mestrados Profissionais em Educação
+ Los desafíos de la Red de Editoees de Revistas de Extensión Universitaria para consolidar el campo editorial y promover el debate universitario.
Extensão: as contribuições do Projeto ASTROEM para o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC para o Ensino de Ciências e Matemática |
Reinvenção da extensão Universitária: possibilidades e limites do trabalho remoto. |
Competencias docentes para una universidad vinculada. Reflexiones desde la teoría crítica |
Caminhos para a institucionalização da Política de Avaliação da Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais1 |
Reflexões sobre a Extensão Universitária no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás: Relato de Experiência |
Curricularização da Extensão e as Novas Diretrizes Curriculares das Engenharias |
“Extensão ou comunicação?”: aproximações da obra de Paulo Freire e com a extensão realizada na contemporaneidade |
A Pró-Reitoria de Extensão e a curricularização da extensão na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
Redefiniciones y desafíos de la extensión universitaria en la pandemia |
Consolidando La Evaluación De Extensión En UNL. Planificación E Indicadores entre 2014-2021 |
A autoavaliação institucional da Extensão Universitária no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior |
Inserção da Extensão Universitária nos Currículos de Graduação das Universidades Federais Brasileiras: quais as ações de extensão? |
O lugar do saber na escuta: impasses e possibilidades da prática extensionista |
Extensión, integralidad y pandemia: nociones que triangulan desafíos para la universidad uruguaya 1 |
El rol de la extensión universitaria en tiempos de pandemia: experiencia de los Centros de extensión universitaria de Mar del Plata |
Uma Breve Análise das Redes Interuniversitárias e da Internacionalização da Educação Superior |
Sentidos de la Vinculación con el Medio en Chile: Misión Universitaria en Disputa |
Mi Misión-es Verte Sonreír 2da. Parte, extensión en tiempo de pandemia |
La formación y capacitación en sinergia con la extensión 1 |
Respetándonos Intensamente: Relaciones saludables entre compañeros de los cuartos básicos C y D de la Escuela José de San Martín |
Breve História do Coletivo Práxis – Educação Popular na Extensão Universitária |
Aprendizaje Basado en Problemas en la asignatura Nutrición Animal de la Facultad de Ciencias Agrarias de la Universidad Nacional de Rosario, Argentina |
Avaliação Para As Aprendizagens em Ações de Extensão Universitária: Um Estudo Exploratório. |
La extensión universitaria en el modelamiento de los futuros profesionales para la implementación de la estrategia de APS, en los territorios |
Instrumento para análise de projetos de extensão: relato de experiência |
“Los proyectos de extensión en la UNL: revisión de mecanismos y estrategias institucionales en el contexto actual” |
Desafios e Perspectivas do Projeto Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias da UFMG |
Consulta de Aprendizaje Vinculado al Medio en la Universidad de Chile: resultados preliminares |
Bio Na Rua: Estreitando Laços Entre Produção Científica e Sociedade |
Análise do imaginário sociodiscursivo em Olindo Antonio Toaldo (1977), filósofo extensionista brasileiro (nota de rodapé)1 |
Compartilhando possibilidades da Extensão Universitária através da apresentação de ações extensionistas na saúde humana |
A Educação permanente em interface com a extensão para o aperfeiçoamento do planejamento em Saúde |
Relato de Experiência de alunos Extensionistas como tutores no Curso EAD “Cantina Saudável: a Gente Apoia Essa Ideia!” |
Produção de Material Conjunto com Docentes dos Municípios do Condesus – Geoparque Quarta Colônia na perspectiva da Educação Patrimonial |
La aplicación del programa PUPLEC19 en la UNLP: hacia la curricularización de la extensión universitaria. |
Narrativas de las diferencias: Una propuesta educativa para niñas y niños de sectores populares |
“TITULO: Voluntariado y Prácticas Académicas Solidarias. Reflexionando sobre el valor pedagógico, académico y solidario.” |
Eixo 3 – Desenvolvimento Sustentável, Estado e Sociedade |
Escola de Danças e Ritmos Sarandeiros – Projeto “Saranlives” |
Ateliê de Ciências Sociais e Ensino: arte, corpo e docência na extensão universitária1 |
Educação infantil em higiene pessoal |
VIVÊNCIA EM EMPRESAS JUNIORES: UM RELATO DE EMPREENDEDORISMO NA SAÚDE |
Marketing Social e Causas Sociais: Novos Caminhos |
“Por Un Futuro Sin Violencia Hacia Nuestros Niños, Niñas Y Adolescentes” |
Educação Patrimonial através de Escavação Arqueológica Simulada no LASCA-UFSM1 |
Proyecto “OMBÚes. Valores asociados a la naturaleza” |
Projeto de Extensão: Grupo de Estudos da Agricultura Familiar UFMG |
Elaboração de livro digital como ação de extensão: registro de experiências pedagógicas no período de pandemia1 |
O projeto “Atividades físicas, culturais e de lazer para a terceira idade” do Núcleo Universitário da Terceira Idade da Universidade Federal do Rio Grande: contingências e adaptações frente à pandemia de Covid-19 |
Espaços de Leitura: da Invisibilidade ao Protagonismo de Bebês e Crianças Pequenas |
O Programa de Empreendedorismo Júnior como prática extensionista1 |
Diversificação do fomento à extensão na UFMG: os editais da Pró-Reitoria de Extensão |
Movimento Tratado Cidadão (MTC) em Santa Maria e Região: 10 anos de atuação |
Fondo Valentín Letelier: 10 años promoviendo la extensión y vinculación con el medio en Chile1 |
Portal Ciência e Consciência: Aproximando a Ciência da Sociedade |
Apoio à Aquicultura ornamental no Município de Patrocínio do Muriaé – MG1 |
Fundo de Manutenção de Projetos: Uma Experiência de Fomento das Ações de Extensão na Faculdade de Odontologia da UFMG. |
Programa de Formación en Gestión Ambiental Universitaria de la Universidad de la República |
A produção de materiais e cursos on-line: notas preliminares sobre um projeto de extensão 1 |
“Propuesta de marco teórico, para el desarrollo de la extensión preuniversitaria en el Colegio Nacional (UNLP)” |
Confecção De Modelos Relacionados à Biologia Celular Como Recurso Didático Para o Ensino Médio |
Políticas y Estrategias para la Mediación Cultural: la Formación de Mediadores en el Marco de la Red Encuentro de Universidades por la Cultura Comunitaria1 |
Contribuições do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para Laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) e a sua relação com a norma ABNT NBR ISO/IEC 170251 |
Consonancias. Una experiencia musicoterapéutica en el ámbito público hospitalario durante la pandemia de COVID-19 |
Mentoria Virtual Durante a Pandemia de Covid-19: Percepções de Mentorandos e Mentores |
Liga de Saúde e Cidadania Em Fronteiras: 6 anos de Assistência, Ensino e Pesquisa |
Recuperando Tu Sonrisa: Atención Primaria De La Salud en Personas Con Discapacidad En El Contexto De La Pandemia |
Perfil epidemiológico e de necessidades para o planejamento do cuidado integral à comunidade Mário Cardim |
Intervenções educativas sobre Higiene das Mãos para Profissionais de Saúde de um hospital comunitário do Sul do Brasil |
Doenças Crônicas Relatadas No Internato Regional do Curso de Medicina da UFSM e sua importância no desenvolvimento da relação entre aluno e sociedade |
WORKSHOP EM SAÚDE MENTAL: UM AUXÍLIO EM MEIO À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS |
O impacto das Práticas Integrativas e Complementares na Saúde do Trabalhador em um Hospital Escola do munícipio de Belo Horizonte, Minas Gerais, como projeto de extensão: um relato de experiência |
Trabalho apresentado no Eixo 1 – Cartilha NEMAEFS em tempos de Pandemia da COVID-19: Exercícios Físicos no Hospital Universitário de Santa Maria/RS |
Prevenção da COVID-19 no retorno às aulas presenciais: Avaliação de capacitação com Servidores da Educação de Palmeira das Missões-RS |
Promoviendo el autocuidado en rehabilitación oral con un abordaje biopsicosocial |
Plantas Bioativas e Educação em Saúde no Contexto da Pandemia de Covid-19 |
Projeto de Extensão Conexão Cuidado Colaborativo |
Educação em Saúde para Pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico e seus Familiares: um Programa de Extensão Universitária1 |
Educação em Saúde e Educação Permanente no Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 |
Relato de Experiência: Atendimento Multiprofissional de Recém-Nascidos de Alto Risco em Seguimento Ambulatorial de uma Instituição Filantrópica |
Promoção de Saúde em Traumatismos Dentários: Cuidados Imediatos |
Saúde e Educação: interface em foco |
Promoción de la salud através de la cultura en la ciudad de Esperanza. La Universidad y el sistema de salud pública integrando extensión, docencia e investigación en la ciudad de Esperanza (Santa Fe).” |
Adote Uma Lesão: Um Projeto Interdisciplinar De Atenção Em Saúde |
Propuesta: “Espacio de encuentros virtuales para mantener el cerebro activo y sano”. Vivencias con adultos mayores en entornos de pandemia”1 |
Saúde Única: programa de estratégias visando a manutenção do conceito1 |
Extensión, ciencias y pandemia. Aportes de las universidades en tiempos de COVID |
Produção Artística e Cultural
eixo de trabalhos 02
Música da presença: a celebração dos 40 anos do projeto Unimúsica em tempos de distanciamento social. |
Festival de Teatro Negro UFMG: arte para resistir na pandemia. |
Comunidades y participación. Diseño e implementación del Plan de Públicos para Sala Negra de la Escuela de Teatro Universidad de Valparaíso. |
A Célula ao Alcance da Mão – Inclusão Aliada à Educação |
Aprendizaje artístico y vinculación con el medio en la Universidad de Chile. Creación musical, talentos diversos e infancia. |
Idade Média e Arquivos Online: a criação de um curso aberto de paleografia medieval |
O Correio Braziliense e as ações de extensão e cultura da UFG no processo de canonização de Cora Coralina nas décadas de 1960 e 1970 |
Ações do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais a Partir da Pandemia de Covid-19 |
Rede de Museus da UFMG: Uma Experiência de Gestão do Patrimônio Científico-cultural |
Kilombo Literário: Rodas de Leitura e Descolonização |
Resgate cultural através dos usos das plantas medicinais no âmbito do saber popular: Curso de extensão universitária em parceria com a prefeitura de Conceição do Mato Dentro – MG. |
Arte sin barreras |
Salvemos al planeta. Arte y naturaleza, conciencia en acción |
Laboratório Experimental de Direção de Arte: o formato laboratorial como estratégia de mapeamento etnográfico na prática extensiva |
Extensión para la emergencia de otras miradas. Reflexiones sobre el EFI Creación Audiovisual Participativa |
PIPOCA E PAISAGEM: INCLUSÃO E INTERDISCIPLINARIDADE |
FACTORS 8.0: Propagação digital do in loco ao online |
Galeria Barão de Santo Ângelo: desafios da difusão da produção artística e intelectual durante a pandemia do COVID 19 |
A Descolonização pela Materialidade: o Experimental no Centro das Práticas Artísticas |
Plataforma Verter: relato de experiência com internet art |
Ações de extensão do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany em tempos de pandemia de Covid-19 |
Festejo junino com o Sarandeiros na pandemia do COVID-19 |
Teatre! Espaço de aproximação, acolhimento e expressão artística de pessoas trans |
A ADMINISTRAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES DO SARANDEIROS EM TEMPOS PANDÊMICOS |
Memoria lúdica y patrimonio cultural en el barrio Paso de las Duranas |
Espacio de Formación Integral Comunicación y Accesibilidad – creando puentes de acceso a la cultura. |
Escola São Carlos De Dona Francisca: O Berço Das Irmãs Palotinas Do Brasil |
Educação e Arte – Patrimônio Cultural de Frederico Westphalen: Seu Olhar na Nossa História |
Poéticas de Arena |
Atividades de Educação Patrimonial em Escolas do Município de Dona Francisca – RS |
Museu do Passado e Futuro do Sul do Brasil |
“Somos um clã”: Clube de Leitura da FLISM |
Educação, Cultura, Patrimônio e História |
“Germinação” “Despertar” e “Portal”: Três Ações Pictóricas Itinerantes Executadas no Colégio Estadual Coronel Pilar |
A Importância da Interdisciplinaridade no Desenvolvimento do Projeto da Sala de Cultura Aeroespacial |
Desenvolvimento Sustentável, Estado e Sociedade
eixo de trabalhos 03
Valorização e promoção da produção agrícola local através do mapeamento colaborativo dos locais de comércio de alimentos vegetais em Cachoeira do Sul |
Construcción de Circuitos Socioeconómicos de Alimentos: Experiencias de Central Cooperativa y Alta Red |
Produção e Comercialização da Agricultura Familiar em Feiras em Santana do Livramento (RS) |
Velhas e Novas formas de Comercialização de Produtos Orgânicos na Região Central do Rio Grande do Sul: Feiras e Grupos de Consumo |
Ação para Desenvolvimento de Comunidades de Agricultura Familiar no Município de Pompéu-MG |
Rede de Agricultura Familiar e Agroecologia da UFMG – RAFA |
Análisis multidimensional de la agroecología en producciones hortícolas de Florencio Varela |
Assessoria técnica ao Movimento dos Pequenos Agricultores: A atuação da extensão universitária em um circuito curto de comercialização de cestas |
Influência da cloração da água nos parâmetros de qualidade do leite |
Apoio à aquicultura ornamental no município de Patrocínio do Muriaé – MG |
Horta Agroecológica Comunitária Neide Vaz: Plantando saúde |
Compostagem – Gestão de Resíduos Orgânicos e Educação Ambiental da Horta Agroecológica Comunitária Neide Vaz |
CAPACITACIÓN DE COOPERATIVAS DE RECUPERADORES DE RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS EN GRAN LA PLATA |
Seguimos Recuperando y Cooperando |
Diseño y elaboración de una guía didáctica orientada a sensibilizar y motivar a reducir el desperdicio de alimentos en la comunidad educativa |
Projeto RTE – Reciclagem, Tecnologia e Educação |
Uso da Cama Sobreposta (Deep Bedding) na Criação de Suínos – Difusão na Região Central do Rio Grande Do SuL |
O Impacto da Pandemia da COVID-19 a Indígenas Kaingang |
Dano-morte, Necroeconomia e Dano Existencial no Rompimento da Barragem da Vale S.A. em Brumadinho, MG |
Observatório Socioeconômico da Covid-19 como Prestador de Serviço à Sociedade: Propostas de Ferramental de Cursos e Planos de Combate à Crise para Recuperação Econômica e Social |
“Campo La Cruz” desde la extensión universitaria: una experiencia de colaboración y co-construcción |
La “Red de Apoyo a Ollas y Merenderos Solidarios del Cerro, por autonomía y vida digna” y el Programa APEX-Cerro de la Universidad de la República: co-construcción de poder y saber popular local |
Tecnologias Sociais e Sustentáveis no Cerrado: o Uso do Pequi como Fonte de Renda no Quilombo de Pontinha, Minas Gerais, Brasil |
Complexidades Socioambientais na Extração e Comercialização do Minhocuçu: Atuação da Extensão Universitária na Sustentabilidade e mitigação de conflitos |
Planejamento Colaborativo de Intervenções para Mobilidade Urbana Sustentável na Cidade de Estrela Velha/RS |
Paradiplomacia em Formação: Cooperação para o Desenvolvimento do Geoparque Quarta Colônia |
Construcción de un Modelo de Gestión de la Incubadora de Empresas Cocina Comunitaria del Parque Tecnológico Industrial del Cerro de Montevideo, Uruguay |
Experiencia de Emprendedurismo para el Desarrollo Comunitario |
Democratização dos espaços livres públicos em Estrela Velha/RS |
Reflexiones acerca de la ejecución del proyecto de extensión “Fortaleciendo comerciantes emprendedores” |
Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro: a Unifesp em diálogo com a sociedade |
A extensão universitária e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um estudo sobre o Observatorio de Cooperación Ciudad-Universidad |
Sustentabilidade em Artesanato de Bonecas de Pano |
Ações pela sustentabilidade florestal na cultura do tabaco |
Horizonte Sensíveis: produtos extensionistas sobre os conflitos socioambientais |
Rede de Apoio a Políticas Inclusivas para o Desenvolvimento e Ordenamento Socioterritorial Sustentável |
Projeto Energizando o Futuro |
Implantação de uma Horta Orgânica Urbana como Estratégia de Sustentabilidade |
(Com)partilha na Feira: Sabores e Saberes da Alimentação como Patrimônio |
Salvá tu Aire: un proyecto superador ante la deuda científica de la educación ambiental |
INDI y la Evaluación del Desarrollo Infantil a Gran Escala: El Involucramiento de los Actores Educativos a través de Dispositivos Estables de Formación |
La Universidad en las políticas públicas: una experiencia uruguaya de articulación entre educación y salud, para la promoción del desarrollo sostenible en primera infancia |
Diseño e implementación de un espacio interactivo educacional en el Centro Agroecológico El Vergel, de la Universidad de Valparaíso |
A sustentabilidade como instrumento do Comitê Executivo Movimento Minas 2032 e sua disseminação no âmbito da Educação |
OFICINAS VIRTUAIS DE EXTENSÃO DO JARDIM BOTÂNICO: A AGENDA 2030 NA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO |
PROJETO ESTUDANTE – INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EQUILÍBRIO E O USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS |
PROJETO SERVIDOR – RELAÇÕES ENTRE O AMBIENTE, USOS DA ÁGUA E HORTA ESCOLAR |
Educação Ambiental presente na norma ISO 26000 |
Normalización Alimentaria como Estrategia de Enseñanza en Escuela de Educación Agraria de la Provincia de Buenos Aires, Argentina |
U-Antártica, un punto de encuentro entre la sociedad y el continente más alejado del mundo |
Planejamento Ambiental Da Quarta Colônia: motivando a comunidade pela implantação de um Geoparque |
Manual de Paradiplomacia: Capacitação em cooperação internacional descentralizada às autoridades locais dos Geoparques Caçapava e Quarta Colônia |
Captação de Recursos Internacionais para o Geoparque Aspirante Caçapava |
Abordaje del Entramado Productivo del Territorio en Relación al Turismo |
A composição de produtos e serviços turísticos no território Geoparque Quarta Colônia/RS – Brasil] |
Caminando sobre Gliptodontes y Tigres Dientes de Sable. Paleontología y Patrimonio desde un Enfoque Multisensorial |
Reserva privada de bosque nativo “El Amanecer”: un desafio tecnológico y académico en el centro de Argentina |
Proyecto Granada, la comunidad de estudiantes de innovación social de la Universidad de Chile |
Os Obstáculos da Educação Ambiental Contra a Exploração Mineral |
DIÁLOGOS CONTEXTUALES: MEPA, UNIVERSIDAD Y EXTENSIONISMO |
Relacionamiento interinstitucional y divulgación de conocimientos. Un ejemplo de aplicación en Uruguay |
Experiencias de Extensión Universitaria del grupo Suelos, en el territorio rural del Área Metropolitana de Buenos Aires, Argentina |
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Unicamp: 20 Anos de História |
Programa COMUNI |
3º Colóquio de Extensão Rural e Desenvolvimento: Perspectivas Sobre o Rural Brasileiro e o Diálogo com Experiências Internacionais |
Ciclo de Palestras: Experiências de Pesquisa em Extensão Rural |
Design e Inovação Social: Panorama dos Projetos de Extensão Registrados no SIGProj |
Promoción de Vínculos para la Integración Laboral |
Assistência em Levantamentos Topográficos: Aplicações Urbanas e Rurais |
Formação de Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão
eixo de trabalhos 04
Género y Territorio en las Prácticas Socio Comunitarias |
(Re)pensando aspectos de inclusão: conexões entre debates geográficos e a terceira idade |
Hacia el Interior de los Alimentos: Una Propuesta de Extensión interdisciplinaria Para Trabajar Contenidos de Matemática y Ciencias Naturales |
Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) – IntegrandoIdosos |
A percepção dos estudantes de um centro de ensino de uma Universidade Federal sobre a acessibilidade e inclusão no contexto universitário |
Destellos de memoria: Una exploración artística desde el silencio político |
A Importância da Língua e da Literaturana Formação Cidadã do Aluno da EJA |
O impacto do projeto Semear EPM na vida dos alunos do CampusSão Paulo |
Deriva do bem: Cidade, encontro, memória e fotografia |
Extensión y Derechos Humanos: una experiencia de extensión universitaria sobre memoria reciente con organizaciones canarias (2018-2020) |
Una experiencia de cambio estructural de acciones de intervención en un proyecto de extensión,en situación de pandemia |
A UNATI como espaço de construção coletiva de novos saberes: As discussõessobre a Agenda 2030 eas trocas culturais em tempos de pandemia |
Saúde e Cidadania em Fronteiras |
Relato De ExperiênciaDa Organização Do Curso De Formação: Atendimento À População Em Situação De Rua Realizado Pelo NAJUP-PN Durante A Pandemia |
ENTRAMADOS CULTURALES: fortalecimiento de las identidades culturales |
Acessibilidade e Inclusão em Pessoascom Deficiências |
Danzaterapia para adultos mayores del Pum (Programa Universitario de Mayores Une) |
Prácticas Deportivas y Derechos de Infancia |
A educação em tempos digitais e de mobilidade como condição para a cidadania: ações de extensão de um grupode pesquisa 1 |
Promoción del Desarrollo Integral de Niños y Niñas en Primera Infancia |
Educar para la igualdad: Curso de Derechos Humanos y Extensión Universitaria |
LEPGHU: atividades de ensino, pesquisa e extensão para o ensinode Geografia Humana |
Destinação do Imposto de Renda Pessoa Física 2021: Quem são os Destinadores de Santa Maria/RS? |
Coletivo Feminista Universitário como Estratégia de Educação para Igualdade de Gênero |
Curso de Extensão em Direitos Humanos para Professores da Rede Pública de Educação Básica de Florianópolis e Região |
Visibilidade Indígena – amplifica vozes na potência transformadora de recontar histórias das suas próprias perspectivas e visões de mundo. |
VIRAÇÃO – um projeto que luta na educação midiáticapela comunicação democrática numa sociedade cada vez mais plural |
Podcast Síntese – Mulheres com Deficiência nas Organizações Públicas a Privadas |
Projeto de Extensão “Casa Rosa São Joséda Lapa”: um Relatode Experiência no Período da Pandemiade COVID- 19 |
Reinvenção de Caminhos: Cursinho Popular Guimarães Rosa em Tempos de Isolamento Social |
ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM URBANISMO NA VILA RESISTÊNCIA, EM SANTA MARIA (RS) |
Universidades privadas, dimensiónsocial y concepto deciudadano. Un estudio de caso |
A Telefisioterapia Como Uma Formade Reinclusão dos Trabalhadores |
UFSM Model United Nations (UFSMUN) |
Acessibilidade Para Pessoas Com Nanismo |
O desafio da diferença: acolhimentode Povos Originários do Brasil na Universidade |
Cinema na Escola em Tempos Emergentes: Direitos Humanos em Épocas de Distanciamento |
O Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE e as ações extensionistas para promoção do direito àeducação |
Lixo não é lixo: reciclando práticas e ideias |
Quedas e Fraturas: É possível Prevenir? Construção de Vídeo Educativo para Educação em Saúde |
Importância da audiodescrição para as pessoas com deficiência visual |
X CEHCAABI: o Compartilhamento de Experiências Antirracistas |
Accesibilidad Educativa: Vicisitudes de la Intervinculación entre Instituciones |
Projeto de Urbanismo – Vila Resistência, Santa Maria – RS |
La pandemia que vivimos como oportunidad para democratizar el conocimiento |
Estudio epidemiológico de enfermedades gastrointestinales y promoción de salud en niños de la ciudad de San Luis, Argentina |
El desafío de aportar ala planificación y gestión de espacios verdes en la Unidad Penitenciaria Nro 61 |
Experiencia de trabajo extensionista en función de la situaciónde pandemia por Covid-19 |
Voluntariado de Trabajo Social en tiempos de COVID-19 |
Crianças em Participação e Novos Processos de Produçãodo Território na Ocupação Vila Resistência – Santa Maria – RS – Brasil |
Programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e Reurbanização de Assentamentos Humanos Precários daUFSM |
Promoviendo Cuidados de Salud Bucal en Alumnos dela Escuela Especial CARIDI. |
Formação de Professores Alfabetizadores e o Direito à Aprendizagem |
Exercícios Físicos nas Doenças Cardiovasculares durante a Pandemia de Coronavírus |
Acceso a Justicia de Personas Pertenecientes a Pueblos Indígenas enla Provincia del Chaco, Argentina |
Projeto de Regularização Fundiária – Vila Resistência, Santa Maria- RS |
Projeto de Arquitetura – Vila Resistência,Santa Maria – RS |
O que você estava vestindo? Precisamosfalar sobre Violência Sexual |
Programa Gritos do Silêncio em novo formato: narrativas epossibilidades |
Acessibilidade na Pandemia: Libras eLíngua Portuguesapara Surdos1 |
Educação em direitos humanos no ensino superior: reflexões com estudantes migrantes e refugiados(as) na UFPR |
Ser parte del Juego. El arte como herramienta de transformación social |
Desafios Para Inclusãode Idosos na Universidade Aberta para Terceira Idade no Contexto da Pandemia |
Extensão como práticada liberdade |
O direito de existir namorte: memória, inclusão e cidadaniano reconhecimento de cemitérios quilombolas de Caçapava do Sul – RS |
Olericultura e Plantas Medicinais na Formação Agroecológica e Hortoterapia com Adolescentes em Conflito com a Lei |
Projeto de Extensão Enlaces: Intervençõesem Terapia Familiar ede Casal |
Informação em Direitos Humanos napromoção da Educação e do Acesso à Justiça |
Aplicación de una asignatura de rol social en el currículo de formación temprana de Químicay Farmacia, en la Universidad de Santiago de Chile |
Máquina de Ativismosem Direitos Humanos:por novos caminhos de inter(ação) com a sociedade |
“Já! Mais Educação: Educação InspirandoVidas Direitos Humanos,Redes e Conexões |
Dor Crônica: Compartilhando Saberes em Tempo dePandemia |
Informativo EduConexão: uma proposta para a educação midiática por meio da extensãouniversitária |
Ruta de memoria y derechos humanos enIndependencia: un espacio para fortalecer la memoriacolectiva y los vínculos en el territorio |
Feminismos e Acessoà Justiça: uma análisea partir das obras de Silvia Federici e Nancy Fraser e da atuação daextensão do RECAJ/UFMG |
Trabajadores/as Comunitarios/as en Salud en la estrategiade Testeo, Trazabilidad y Aislamiento; durantela pandemia por COVID-19 |
APS al día, una propuesta democratizadora para fomentar el empoderamiento ciudadano1 |
Projeto de Extensão Filosofia e Cidadania – Terceira Edição |
Corredores Culturais: Empoderamento das Comunidades Indígenas e Quilombolas do Corredor InternacionalBrasil/Uruguai. |
Educação Permanentee Inclusão de Pessoascom Deficiência: Fazendo Extensão Durante a Pandemia da COVID-19 |
Para além do Quarto de Despejo: Reflexõessobre a atuação do Programa RECAJ-UFMG e do Projeto Pílulas Jurídicas |
Trabalho e Vida: Ações com Mulheres Recicladoras |
No embalo dos livros:o aconchego da literatura para os profissionais de saúde |
Conexões Maternas: reflexões sobre o trabalho produtivo e reprodutivo no contexto da pandemia |
¿Salud y enfermedad? Integrando miradas desde la cosmovisión de los pueblos originarios dela Región de Valparaíso |
De la casa a la ciudad.La construcción de lo común en la vivienda cooperativa en Uruguay |
Educação em Direitos Humanos: Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens |
Entramado en la formación del/la Licenciado/a en Nutrición y la Extensión Universitaria: socialización de untaller educativo nutricional sobre lapercepción de la imagen corporal. |
Efeitos da pandemia de Covid-19 sobre ospovos originários do Paraná |
Con las Manos en la Granja, Generando Competencias para la Inserción Laboral en Actividades Agrícolas |
Recordar para el futuro. Recuperación y transmisión de la memoria en relación al terrorismo de Estado en la localidad de Sauce (departamento de Canelones) junto al colectivo Memoria en Libertad, la Asociación civil ÁGORA y el Centro Cultural Casa de Artigas.1 |
Educación, Cultura y Salud. |
Sexualidade: Mitos e Verdades |
Experiências do Trabalho e dos Trabalhadores da Mineração em Tempos de Pandemia:memória social do impacto do vale do Rio Doce |
Informação em Direitos Humanos napromoção da Educação e do Acesso à Justiça |
Encarceramento, Infância e Direitos Humanos: questões para a Educação |
Primeiros Cuidados Psicológicos como Estratégia de Prevenção e Promoçãoda Saúde Durante a Pandemia de Covid-19 – Extensão COVIDPsiq |
Horta Agroecológica Comunitária Neide Vaz: Relógio Biológico1 |
Programa Ecolândia: continuidade da produção radiofônicadurante a pandemia |
Saber Social: Desenvolvimento do Marketing em Organizações Sociais |
Entre la tutela y la autogestión: aprendizajes universitarios en el proceso de organización colectivade las personas en situación de calle |
Organização e Participação da Sociedade Civil no Controle Social da Política de AssistênciaSocial: espaço para a extensão universitária |
Cinema e Educação em Tempos de Pandemia: Construindo e Estabelecendo Laçosde Aproximação em Épocas de Distanciamento |
Coletivo Conversae e Ressignificares: Debatendo a Cultura Machista e a Masculinidade Tóxica Entre Homens |
Educação em Direitos Humanos e a Atuação do Migraidh e CátedraSérgio Vieira de Melloda UFSM: Migrantes eRefugiados e Reconhecimento do Sujeito de Direitos |
Acolhimento de Migrantes e Refugiados pela Experiência Extensionista das Rodas de Conversa do Migraidh e Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM |
Atuação do Projeto de Extensão UFSM nas Ruas: menos muros e mais portas para catadoresde materiais recicláveis e pessoasem situação de rua |
Ações Educativas acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis nas Unidades Prisionais deSanta Maria/RS: Relato de Experiência |
Construção de um banco de sinais gesto-visuais para osistema digestório |
Dictadura en Uruguay. Reflexiones acerca del trabajo sobre memorias e identidades localesen un contexto pandémico |
Consórcios Quilombolas |
Liberdade na pandemia: Experiênciade um Programa de Rádio Produzido por Usuários de Saúde Mental |
Democratización comunitaria en salud mental; relatos de experiencias desde el Colectivo ensalud mental comunitaria Onda Libre |
UNA PLATAFORMA PARA DEMOCRATIZARLA GENERACIÓNDE ACTIVIDADES MÓVILES: E-BASURA, UN CASO DE ESTUDIO |
Ciclo de Charlas Virtu@les. Las Mujeres en los tiempos de Occidente: Géneros, Derechos y Diversidades. |
América Latina: Un Análisis Crítico De Los Discursos Presidenciales |
Formação para preceptoria em saúdesob o olhar da interprofissionalidade – aproximações ensino-serviço-comunidade |
Atuação de estudantes de Enfermagem na campanha de vacinação contra a Covid-19: relato deexperiência |
Contribución a la construcción colectivade la memoria y la búsqueda de justicia con generaciones nacidasen dictadura. |
“Experiencias Extensionistas Significativas en la Región Nea. Concientización sobrelos Derechos fundamentales”. |
Adaptando la extensión universitariade lo presencial a lo virtual: Aprendizajes sobre Alimentación Saludable, Reciclado yHuerta Orgánica |
La experiencia de las cátedras interdisciplinarias de la Vicerrectoría de Extensión y Comunicaciones de la Universidad de Chile |
Trabajo de estudiantes en Extensión Universitaria desde la promoción de la Salud |
Diálogo entre universidade e sociedade: um olhar a partir do projeto de Extensão Humanização do Atendimento |
(Com)partilha na Feira: Sabores e Saberes da Alimentação como Patrimônio |
Comunicação e Redes
eixo de trabalhos 05
1. Comunicação Solidária Covid-19:uma experiência comunicacional de Extensão pela manutenção da vida nas periferias de Belo Horizonte, Minas Gerais – UFMG |
2. Construcción de herramientas comunicacionales para ejercicio de la extensión en pandemia – UNLPam/ UFSCar |
3. Uso do Instagram em tempos de Pandemia da Covid-19: estratégia de inovação educacional para divulgação da humanização em saúde – UFMG |
4. Os desafios na divulgação de informações sobre a COVID-19 para as populações periféricas: a Rádio Janela e suas redes sociais. – UFMG |
5. Conscientização em Saúde na Sociedade em Tempos de Pandemia – UFSM |
6. Comunicación interpersonal en la gestión de proyectos de extensión universitaria durante la pandemia por COVID-19: estudio de caso – UMA |
7. Observando o mundo pandêmico: uma possível diluição das fronteiras entre centro e periferia: TICs e informação na perspectiva da extensão a partir do Projeto Lazos América Latina – UFSM |
8. Pesquisa, ensino e extensão na pandemia: o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas da UFSM. – UFSM |
9. COVIDPsiq na mídia:Ações de um projeto de extensão em saúde mental durante a pandemia. – UFSM |
10. Uso Do Instagram Como Ferramenta Para Divulgação De Informações Seguras Para Pessoas Que Vivem E Convivem Com HIV Em Tempos De Pandemia De Covid-19 – UFMG |
1.Cartografia viral e o papel dos mapas na divulgação científica – UFSM |
2. O uso do Instagram® como ferramenta de educação em saúde nas disfunções do trato urinário inferior – UFMG |
3. Gerando respostas – Você pergunta e o engenheiro de energia responde – UABC |
4. Vídeos Educativos em Saúde Obstétrica – UFMG |
5. O uso das Redes Sociais para Disseminação de Informações Acerca da Eficiência Energética. – UFSM |
6. O Papel das Redes Sociais na Prática da Comunicação na Translação do Conhecimento em Odontologia em Saúde Pública – UFMG |
7. Instagram® Como Uma Ferramenta de Comunicação das Ações de Extensão na Faculdade de Odontologia da UFMG. – UFMG |
8. A divulgação de conteúdo científico em mídias sociais como ferramenta informativa sobre a Saúde da mulher, com foco no carcinoma de colo uterino – UFMG |
9. Redes Sociais como uma potencial ferramenta para a educação em saúde: um relato de experiência – UFSM |
10. Log&Mob 2021: Minicurso Online sobre Logística e Mobilidade – UFSM |
11. Como a Veterinária Não Parou: O Protagonismo da Extensão Universitária Na Escola de Veterinária da UFMG no Contexto da Pandemia do COVID-19. – UFMG |
12. Telemonitoramento dos pacientes do Projeto Terapia Periodontal de Suporte da Faculdade de Odontologia da UFMG – UFMG |
13. Projeto de extensão Peçonhentos & Venenosos – IFRS |
1. Qué comunicación para cuál extensión : Aportes para el abordaje en procesos de extensión – UDELAR |
2. Projeto de Extensão Minuto no Campo – UFMG |
3. Sobre la Revista Ext de la Secretaría de Extensión Universitaria de la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) – UNC |
4. Comunicación pública, territorial y digital: las políticas de extensión en los medios de comunicación de la UNLP – UNLP |
5. Percurso de Formação:Acesso à Posse da Terra os Direitos Humanos – UFMG |
6. Desarrollo de Red de Investigación e Innovación em Fluoruroy y Fluorosis dental em Latinoamérica. – UCHILE |
7. EL PODCAST COMO RECURSO DE VISIBILIZACIÓN DE LA EXTENSIÓN – UNL |
8. Projeto de Extensão sobre a promoção do uso racional e seguro de medicamentos para animais e seu Impacto na Sociedade – UFG |
9. Na Onda da Aquacultura, um Mergulho dos Organismos Aquáticos na UFMG – UFMG |
10. Revista Extensión em red. Comunicar para articular con los territorios Facultad de Periodismo y Comunicación Social. – UNLP |
1.Projeto Omixdata: Difusão do Conhecimento de Bioinformática Nas Redes Sociais – UFSM |
2. 4C Lab de Marcas da Quarta Colônia: Colônia, Caminhos, Criatividade &Comunidade – UFSM |
3. Compostagem Comunitária e Comunicação: um binômio bem sucedido no Projeto Compô – UFG |
4. “As vozes que não ouvimos”: por uma prática jornalística antirracista e pró- igualdade de gênero – UNISINOS |
5. Iniciativas Editoriais Acadêmicas: Rede de Ideias – UFSM |
6. PETCom TV: o audiovisual impulsionando conhecimento científico para além dos muros da universidade – UFSM |
7. Programa de capacitação para o uso de tecnologias digitais na educação básica como alternativa para a formação de profissionais da educação para o ensino remoto – UFSM |
8. Aqui Tem UFSM: Assessoria de Relações Públicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM |
9. Museu Virtual CAPPA: imersão e interatividade para educação e divulgação cientìfica em Paleontologia – UFSM |
10. Astronomia a Distância: Abrindo as Janelas da UFSM para o Universo Através da Internet: um resumo do projeto – UFSM |
11. La comunicación em red: una experiência de acercamiento al territorio en la descentralización universitaria em Uruguay – UDELAR |