Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Mais de 8 mil estudantes da UFSM participaram de ações de extensão em 2023

Dados da atuação do setor extensionista no ano passado foram divulgados.

Como parte da presença da UFSM junto ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX), a instituição participou do censo dos dados da extensão no ano de 2023, fazendo um levantamento geral das ações na área. Outras universidades do país também foram convidadas a enviar seus próprios levantamentos, permitindo uma análise geral e nacional do cenário da extensão. Além disso, os dados serão utilizados, dentre outros modos, para ajudar a dar visibilidade para a extensão no cenário nacional, de forma a atrair orçamentos que permitam sua expansão.

Ao todo, no ano de 2023 a UFSM investiu ao menos 3 milhões de reais na extensão. Essa verba foi destinada para as mais diversas atividades. Entre elas, o pagamento dos quase 300 bolsistas de graduação, que recebem R$500 por mês. Entretanto, também houve desafios, como: a operacionalização da inserção da extensão nos PPCs (projetos pedagógicos), dificuldade na compreensão do conceito de extensão e os impactos da pandemia.

Ao todo, 39 servidores atuaram ligados à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), que se somaram aos 28 terceirizados, estagiários e funcionários contratados. Na educação, mais de 8 mil estudantes participaram de atividades de extensão, desenvolvidas por mais de 1.500 professores e 534 técnicos-administrativos. Em 2023, a UFSM contabilizou 1132 projetos de extensão, além de 283 programas, 165 prestações de serviço, 150 eventos e 92 cursos. Ainda, as oito áreas de atuação da extensão se destacaram no ano, recebendo quantitativos de atividades desenvolvidas expressivos: educação (417 atividades), saúde (265), tecnologia e produção (213), cultura (157), meio ambiente (132), direitos humanos e justiça (98), comunicação (66) e trabalho (44). O ano se encerrou com a emissão de mais de 32 mil certificados de extensão.

Junto ao ensino, a extensão obteve um crescimento na porcentagem de inserção curricular da extensão nos cursos de graduação. Em 2023, o número chegou a casa dos 80%, o que indica um interesse e o sucesso dos cursos em integrar a extensão ao processo de formação de novos profissionais. Na pós-graduação, a área recebeu cada vez mais incentivo, por meio da participação em editais internos e externos, integração de programas de extensão entre graduação e pós-graduação, oferecimento de cursos pelos alunos de pós-graduação para comunidade externa etc. Ainda, a universidade contou com a publicação de um periódico de extensão, a Revista Experiência, com classificação QUALIS B1 da CAPES.

Os dados são abertos e podem ser acessados por qualquer cidadão interessado, por meio dos diversos portais de transparência da instituição. Dados específicos sobre os projetos de extensão da universidade, seus membros e atividades, podem ser acessados no Portal de Projetos. Ao final da análise dos dados de todas as universidades federais do país, os dados sobre o cenário da extensão universitária nacional em 2023 estarão disponíveis no portal da Renex. Por ora, os dados da UFSM podem ser acessados neste link.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Matheus Lenarth Cardozo, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE