A Pró-Reitoria de Extensão UFSM apresentou nesta sexta-feira, 17, durante reunião com a Câmara de Extensão, o resultado do Fórum Regional Permanente de Extensão 2021. Contando com a participação de mais de 5 mil votos, os quatro campi da instituição (Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria) elegeram mais uma vez, dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas quatro dimensões (social, ambiental, econômica e institucional), o ODS 4 – Educação de Qualidade como eixo prioritário para as ações da UFSM na sociedade.
O Fórum Regional Permanente de Extensão, que tem por finalidade identificar as demandas da comunidade local e regional onde a UFSM se faz presente, ocorre anualmente desde 2016 como um canal de comunicação com a comunidade. Novamente neste ano, em razão da pandemia do coronavírus, a coleta de dados foi realizada através da Plataforma ODS e, de modo virtual, nas reuniões remotas do Fórum, promovidas semestralmente nos campi da UFSM.
No total dos 5.268 votos, o ODS 4, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, recebeu 599 votos. Em segundo lugar ficou o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, com 454 votos; seguido pelo ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, com 439 votos; e pelos ODS 6 – Água Potável e Saneamento e ODS 1 – Erradicação da Pobreza, com 420 e 368 votos, respectivamente.
Os resultados obtidos permitirão orientar o uso dos recursos orçamentários, do Edital do Fundo de Investimento à Extensão – FIEX 2022, bem como a formulação de editais e chamadas especiais. Além disso, esses dados serão base para a elaboração de ações de Extensão alinhadas aos anseios da população, buscando atender de forma efetiva as demandas da comunidade na qual ela está inserida.
Campus de Santa Maria recebe o maior número de votos
O campus sede da UFSM contou com 3.499 votos, o maior número de participantes registrados na Plataforma do Fórum. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável mais votado foi o ODS 4 – Educação de Qualidade. Em segundo lugar, a comunidade apontou como prioridade o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, seguido pelo ODS 1 – Erradicação da Pobreza.
Cachoeira do Sul elege Educação de Qualidade como prioridade
No campus mais novo da UFSM, em Cachoeira do Sul, assim como no campus sede, o ODS mais votado foi o ODS 4 – Educação de Qualidade, seguido do ODS 7 – Energia Acessível, do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. No total, a cidade registrou 331 participações.
A prioridade em Frederico Westphalen é Água Potável e Saneamento
Em Frederico Westphalen, foram registrados 602 votos, dos quais a maioria elegeu como prioridade o ODS 6 – Água Potável e Saneamento. Em segundo lugar, aparece o ODS 4 – Educação de Qualidade, seguido pelos ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS – 13 Ação contra a Mudança Global do Clima.
O objetivo mais votado em Palmeira das Missões é Saúde e Bem-Estar
A segunda maior votação registrada na plataforma foi no campus de Palmeira das Missões, que contou com 836 participações. No campus, o objetivo mais votado foi o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, seguido pelos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
Redação: Cleusa Jung | PRE UFSM
Revisão: Camila Steinhorst | PRE UFSM