A Campanha do Agasalho da UFSM, realizada através do Observatório de Direitos Humanos (ODH), arrecadou, na edição de 2020, aproximadamente 4 mil peças de roupas e cobertores. A campanha, sensível ao momento que vivenciamos, contou com três dias de atividades, para que as pessoas pudessem participar, em segurança, da ação. Nos dias 19 e 26 de maio, voluntários estiveram na Polifeira do Agricultor e na Antiga Reitoria para receber as peças dos doadores que preferiram levar até os locais fixos de coleta.
Além do recebimento de roupas e cobertores nestes pontos, a campanha deste ano também contou com o recolhimento, no dia 27 de maio, das peças nos domicílios dos doadores que optaram por não sair de casa. Em função da pandemia de Covid-19, as doações foram armazenadas no Centro de Convenções da UFSM, por cerca de cinco dias, até que a triagem acontecesse de forma segura pelos voluntários da ação.
As peças foram encaminhadas aos estudantes da Casa do Estudante da UFSM — em Camobi e no centro de Santa Maria —; às aldeias indígenas Guarani e Kaingang; à Casa de Passagem; à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN); ao Lar de Mirian; à comunidade ao entorno da Escola de Samba Vila Brasil; à Ala Pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM); ao brechó do Projeto Zelo UFSM; e à Associação Ará Dudu.
Redação: Wellington Felipe Hack/ Pró-Reitoria de Extensão
Revisão: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão
Fotos: Observatório de Direitos Humanos UFSM